46º Festival de Cinema de Gramado começa neste final de semana

donnabrands (1)

Neste final de semana, começa o 46º Festival de Cinema de Gramado. Até dia 25, celebridades do cinema brasileiro e latino-americano passarão pelo tapete vermelho da Rua Coberta para prestigiar as 48 produções que disputam os Kikitos. São 14 longas-metragens divididos entre brasileiros e estrangeiros e 34 curtas, agrupados nas mostras gaúcha e nacional. Ao todo, foram inscritos 665 filmes para esta edição do festival de cinema mais tradicional do país.
O desafio dos curadores, Rubens Ewald Filho, Marcos Santuario e Eva Piwowarski, foi garantir o ineditismo e o padrão de qualidade da programação.

– Hoje o trabalho mais difícil é encontrar espaço para contemplar produções tão diversas e de qualidade. Não há dúvida de que os realizadores querem cada vez mais estar em Gramado porque sentem que estabelecemos um diálogo muito íntimo com a atual produção cinematográfica – comenta Ewald Filho.

As tradicionais homenagens do Festival de Gramado já têm destino na edição 2018. Distinção que destaca a trajetória e a contribuição de cineastas brasileiros, o Troféu Eduardo Abelin será entregue, neste sábado, ao animador Carlos Saldanha, diretor de títulos como Rio, Rio 2 e O Touro Ferdinando, indicado duas vezes ao Oscar. Na segunda-feira, o ator Edson Celulari recebe o prêmio Oscarito, por sua trajetória nas telas – seu mais recente filme, exibido neste ano, foi Teu Mundo Não Cabe nos Meus Olhos, do diretor gaúcho Paulo Nascimento. Já, no dia 24, o Troféu Cidade de Gramado vai homenagear o ator Ney Latorraca, que já soma mais de 20 longas-metragens no currículo. A atriz e cantora uruguaia Natália Oreiro recebe, no dia 22, o Kikito de Cristal, destaque para personalidades latinas.

Com objetivo de ampliar o intercâmbio cultural e as oportunidades comerciais na área do audiovisual entre países, o país convidado deste ano é a Itália. Para recepcionar os convidados e celebrar a parceria, a Eniti, órgão oficial de promoção turística da Itália, receberá convidados para um jantar veneziano com a presença do embaixador italiano no Brasil, Antonio Bernardini. Ao longo do festival, haverá exibições e debates para celebrar o cinema italiano.

Após a bem-sucedida estreia, em 2017, o Gramado Film Market chega à sua segunda edição com a programação focada para discutir o mercado audiovisual, a distribuição dos filmes e as parcerias nacionais e internacionais. Neste ano, a ação será nos dias 21 e 22 de agosto, centrada em três frentes de discussão: plataformas de exibição, internacionalização de conteúdos ibero-americanos e o futuro das salas de exibição.

O 46º Festival de Cinema de Gramado é promovido pela Prefeitura Municipal de Gramado, realizado pela Gramadotur , Ministério da Cultura, Governo Federal e conta com o financiamento do Pró Cultura RS, Secretaria do Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

• O 46º Festival de Cinema de Gramado segue até 25 de agosto
• Programação completa e venda de ingressos em festivaldegramado.net
• Facebook @festivaldecinemadegramado

Leia mais
Comente

Hot no Donna