Barato e sustentável: 10 brechós gaúchos incríveis para conhecer já

Foto: Conexão 51/Divulgação
Foto: Conexão 51/Divulgação

Bora garimpar? Os brechós são a solução ideal para quem quer combinar consumo sustentável e preços camaradas e vêm conquistando visibilidade e corações nas redes sociais e nos bazares itinerantes, como o já tradicional Brick de Desapegos, da entusiasta Natalia Guasso. Confira 10 iniciativas que merecem sua visita – ao vivo e pela internet.

CONEXÃO 51 (foto acima)

Vintage e atemporal: assim se define o brechó que tem curadoria precisa de Carime Graziadei, com destaque para garimpos dos anos 1970, 80 e 90. Além da venda pelo Instagram e em feiras itinerantes, você pode marcar hora para ver as peças no acervo (Rua General Couto de Magalhães, 620) com atendimento personalizado.

• @conexao51

HIGH VOLTAGE

Completando um ano neste final de semana, o brechó tem um diferencial: a curadora Mariana Penz não apenas é súper seletiva ao garimpar suas peças. Ela também customiza jaquetas jeans, calças e camisetas, com recortes, pinturas e o que mais agradar suas clientes. Você vê o bom gosto desde as fotos produzidas para o Instagram.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

• @highhvoltage

SACODE A POEIRA

Tudo começou há três anos com desapegos de Daniela Mendes e sua filha. Mas a ideia cresceu e se profissionalizou, com foco em garimpos principalmente dos anos 1980 e 90 e no público entre 15 e 25 anos. Alfaiataria, jeans e malha são algumas das apostas do brechó.

Foto: Divulgação

Foto: Enzo Hofmann, Divulgação

• @sacodeapoeirabrecho

MOSTARDA BRECHÓ

Para as sócias Larissa Ely e Carol Liczbinski, comprar roupa usada é um ato político: não há nada mais sustentável do que uma roupa que já existe. Elas buscam seus achados entre doações a instituições de caridade e peças que seriam descartadas de confecções – e tudo passa por uma triagem refinada. E o ponto de venda é uma atração à parte: a Casa Musgo, que reúne cursos e exposições de arte em um casarão todo decorado com belas ilustrações.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

• Casa Musgo
(Rua Vieira de Castro, 80)
• www.mostarda.co
• @mostarda.co

BORN VINTAGE

Você se encanta só de olhar o capricho das fotos e produções postadas no Instagram do Born Vintage. Criado pelas irmãs Marília e Carol Feuer Born – a primeira formada em moda, a segunda, fotógrafa –, o brechó traz peças garimpadas no Interior, especialmente nos arredores de Santa Cruz, cidade-natal das garotas, e também mundo afora. A última coleção veio direto de Las Vegas.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

• www.bornvintage.com.br
• @born.vintage

CHAMAQUITAS

Com muitos garimpos dos anos 1990, o brechó tem como carro-chefe o mom jeans e peças mais diferentes. Criada há três anos por Alana Muccillo, em parceria com a mãe, Nádia Valéria, e a irmã, Carol, a Chamaquitas virou também marca autoral, que combina tendências do momento com pegada atemporal – sempre privilegiando tecidos nacionais e fibras naturais e com a possibilidade de fazer sob medida para a cliente (na foto à esquerda).

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

• www.chamaquitas.com.br
• @chamaquitas

GARIMPO STYLE

Tudo começou como um blog de moda sustentável, mas acabou virando um negócio, com lançamento do e-commerce nesta semana. Criação de Ingrid D´Ávila, que assina a curadoria com Virgínia Trindade, o brechó virtual e itinerante aposta em peças dos anos 1970, 80 e 90, de jeans a vestidos de festa. Tudo garimpado em Porto Alegre, São Paulo e, em breve, no Uruguai.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

• www.garimpostyle.com.br
• @garimpo.style

BRECHÓ DA CASA

Com curadoria esperta da produtora de moda Ana Ávila, o Brechó da Casa é a chance de fazer uma compra bacana e também uma boa ação. Lá você encontra peças cuidadosamente selecionadas, cuja venda é destinada à manutenção da Casa Camaleão, sede da ONG Projeto Camaleão que reforça a autoestima e promove a reinserção social de pessoas diagnosticadas com câncer – a própria Ana já foi paciente.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

• Casa Camaleão (Giordano Bruno, 82)
• @brecho_dacasa

BENDITA TRAÇA

Para passar pelo crivo de Gabriela Pandolfo Soster, os garimpos têm que ter pelo menos 20 anos e muita qualidade. Ela também customiza peças, como jaquetas, calças e camisetas – inclusive sob encomenda. Mais: produz peças autorais, apostando em modelos básicos, como a pantacourt que fez sucesso no verão.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

• www.benditatraca.com.br
• @bendita.traca

THE VINTAGE CLOSET

Paula Silberfarb garimpa peças Brasil afora e também por Estados Unidos e Europa, especialmente dos anos 1980 e 90. Você encontrará muitas peças em jeans, incluindo jaquetas oversized e calças mom.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

• www.thevintagecloset.com.br
• @tvintagecloset

DICA BÔNUS

Quer ver muitos desses brechós todos juntos reunidos em um só lugar? Então, acompanhe a agenda dos bazares e feiras itinerantes, que já entraram para a programação de Porto Alegre:

@brickdedesapegos_
@mercadovintagepoa
@feiramegusta
@feiradoaeromovel

Leia mais:
:: Brechós beneficentes: looks completos por menos de R$ 150 em Porto Alegre
:: Estilo vintage: inspire-se em editorial com peças de brechó
:: Consumo consciente: 4 dicas para comprar em brechós

Leia mais
Comente

Hot no Donna