Donna Indica: 3 achados para conhecer a moda independente e o design de Buenos Aires

Sabe aquele tempo em que a gente ia a Buenos Aires e se esbaldava nas compras? Pois os preços por lá, em lojas e restaurantes, não estão mais tão convidativos. Mas, entre as muitas atrações para ver, ouvir e curtir na capital portenha, há, sim, opções interessantes para comprar que não pesam no bolso. Passei por lá no mês passado e garimpei alguns lugares bacanas para conhecer novos estilistas em Palermo e San Telmo e um shopping para quem ama design. De quebra, vão também duas opções para tomar uma bebida (una copa de vino de la casa, por favor!) e comer uns petiscos nas redondezas.

Veja também
:: Donna Indica: 3 lugares charmosos para conhecer em Porto Alegre
:: Donna Indica: bijus, camisetas, almofadas e outros produtos para quem gosta de arte

TIENDA DE IDEAS + AUDIA VALDEZ

Não tem como ir a Buenos Aires sem conferir a feira de designers independentes realizada aos finais de semana na Praça Serrano, em Palermo, quando os bares e as ruas cedem espaço para estandes de roupa e acessórios. Mas vai aí uma dica, especialmente se você não estará na cidade em um fíndi: há lojas que reúnem uma boa amostra dos novos nomes da moda argentina. E há muito a esperar de uma cidade que tem até uma instituição pública dedicada a assessorar, desenvolver e divulgar novos designers – o Centro Metropolitano de Diseño.

Uma das boas surpresas descobri por acaso. O plano inicial era percorrer as quadras da Avenida Córdoba famosas pelos outlets e depois seguir até a Praça Serrano. Entre uma loja e outra, quando já havia desistido de fazer compras em função dos preços, esbarrei na Tienda de Ideas ( Malabia, 1.179, quase esquina Córdoba). Lá você encontra uma seleção de produtos de moda e design de artistas independentes, como os vestidos e saias moderninhos com pegada vintage de Audia Valdez, mochilas, bolsas e mimos divertidos para casa e escritório.

tiendadeideasweb.com.ar

E por falar em Audia Valdez, vale conhecer o trabalho dessa criadora multitalentos que, além de assinar a própria linha de roupas, faz carreira também na música. No site que leva seu nome, você conhece as coleções e pode fazer encomendas – entregam fora da Argentina. Em Buenos Aires, você encontra suas peças em diferentes lojas e até entre os estandes espalhados na muvuca em torno da Praça Serrano.

www.audiavaldeztienda.com

Audia Valdez, reprodução

Audia Valdez, reprodução

PIPI CUCU + SAGARDI

Sempre que vou a Buenos Aires, bato ponto na Pipi Cucu La Tiendita. Fica no número 919 da Rua Defensa, que conduz a San Telmo, meu bairro preferido da cidade, onde você encontra outras lojinhas bacanas. Pois a Pipi aposta em designers independentes, como Audia Valdez (ela de novo!), e outras marcas como Hebra Madre e Filositas. Tem de tudo um pouco, incluindo bolsas, alpargatas e roupas para os pequenos. Mais: um dos melhores preços que você vai encontrar.

pipicuculatiendita.com.ar

Audia Valdez, reprodução

Pausa para uma bebida e um tira-gosto? Então, siga em frente na Rua Defensa, onde aos domingos já começa a função da tradicional feira de antiguidades no entorno da Praça Dorrego. À direita na Humberto 1 º , você vai encontrar o Sagardi, bar especializado em pintxos, tapas com inspiração basca.
Aberto tanto para um almoço tardio quanto para o happy hour, tem mesas para sentar com os amigos e outras para compartilhar com os demais – e bater um papo com turistas como você. O esquema é simples: no balcão, você vai se servindo dos deliciosos pintxos e depois paga de acordo com o número de palitos que restarem em seu prato.

sagardi.com

Foto Patrícia Rocha

Foto: Patrícia Rocha

BUENOS AIRES DESIGN

Aqui o grande atrativo não é o preço. Mas, se você ama design, vai gostar de percorrer os corredores de um shopping dedicado ao décor, com muitos ambientes montados (adorei os da Michael Thonet) para se inspirar e lojas com objetos e mimos que também cabem na mala. Localizado na Recoleta, é uma boa pedida para quem foi visitar o tradicional cemitério do bairro, com suas obras de arte a céu aberto e o túmulo de Evita Perón, o Museu de Belas Artes ou a Floralis Genérica, aquela bela escultura em metal que floresce toda manhã e se fecha ao anoitecer – todas essas atrações ficam a uma breve caminhada de distância.

Programe- se para estar no shopping ao entardecer para brindar por lá a noite portenha. Tem um Hard Rock Café com tudo o que a franquia oferece mundo afora. Mas, acredite em mim, você vai preferir muito mais curtir a noite com os locais no terraço, onde diferentes barzinhos convidam a sentar ao ar livre, curtir o som ao vivo e a bela vista.

designrecoleta.com.ar

indica 6

Leia mais
:: Em livro sobre viagem, Martha Medeiros revela seu espírito aventureiro e seus destinos favoritos
:: Vai sair de férias? Confira 8 dicas para organizar as finanças da próxima viagem

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna