HIIT Training: máxima queima de gordura em pouco tempo

O HIIT é o treino mais popular do momento. Nas revistas de fitness, ele já é considerado o melhor método para queima de gordura que existe. Mas você sabe que tipo de treinamento é este?

HIIT significa, em português, Treino Intervalado de Alta Intensidade. Ele é um tipo de treinamento funcional mais desenvolvido e feito em somente 30 minutos! Sim, meia hora é o bastante para você queimar calorias, queimar muita gordura definir o corpo. Como pode?

Esta é uma modalidade de explosão, que consiste em realizar cada exercício com a intensidade máxima durante séries curtas (no máximo 2 minutos) intercalando com o mesmo curto período de descanso, que pode ser ativo (exercícios de baixa intensidade) ou passivo – ficar um pouco parado para retomar o fôlego. Tudo vai depender da capacidade e evolução do aluno.

– O HIIT é a cara deste verão, pois pode ser feito ao ar livre, queima calorias, reduz o percentual de gordura e mantém o metabolismo acelerado por horas após o treino. Sem contar que você garante tudo isso em meia hora de treino, e ninguém quer perder tempo nessa época de final do ano – diz a educadora física Andressa Moraes, proprietária do Studio Metaforma.

Os movimentos do treino são embasados no treinamento funcional, ou seja, utilizam diversos grupos musculares ao mesmo tempo através do equilíbrio e peso do próprio corpo. Alguns exemplos são: pular corda, subir escadas, burpee, sprint, agachamentos com saltos, agitar cordas navais e bater em saco de boxe. Ufa!

– O HIIT é ótimo para mulheres que buscam um maior resultado. Nós usamos o treinamento como modalidade e também adaptado em treinos de funcional. Os resultados são incríveis e a aula é super motivadora. Ainda assim, é importante deixar claro que essa modalidade não substitui treinos de reforço muscular e que praticá-la sem orientação pode ser bem perigoso e causar graves lesões – diz Andressa.

Então, fique atenta: nada de sair copiando os exercícios das revistas em casa.