Como Helena Bordon transformou a sua imagem em um negócio super rentável

Blogueira, influencer, empresária, herdeira, bonita? Não. Helena Bordon se denomina uma “faz tudo”. Tudo isso e muito mais. Criada no meio da moda desde pequena (Helena é filha de Donata Meirelles, diretora de estilo da Vogue), Heleninha é uma mulher inspiradora: jovem, antenada, focada nos negócios e gente como a gente. Devido ao seu poder de inspirar mulheres de todas as idades (mesmo amando andar desarrumada, sem maquiagem e vestindo jeans + camiseta), Helena vem assinando cada vez mais linhas para grandes marcas brasileiras (ela até criou a sua, a grife de óculos de sol chamada BY). Com a gaúcha Capodarte, Helena criou uma linha de calçados com a sua cara. Ela esteve em Porto Alegre na última semana e bateu um papo sobre moda, carreira, família e casamento, com exclusividade para a coluna.

Marina: A impressão que dá é que a moda pra você é leve, básica, divertida. E tudo o que veste fica chique, sem mistério. Qual o segredo?

Helena: Acho que o chic é estar confortável. Como fui “meio” que criada nesse mundo (minha mãe trabalha com moda desde os 18 anos), isso se tornou muito natural. Eu amo brincar com acessórios e me divertir com a moda mesmo. Fashion is fun! Quando você usa algo que faz você se sentir bem, as pessoas também vão ver isso.

Marina: Você já assinou linhas para diferentes marcas bacanas. Como funciona o processo de criação?

Helena: Normalmente faço a primeira reunião com o pessoal da equipe de estilo e mostro tudo que estou desejando para a próxima estação. Vivo salvando fotos e referências de tudo que eu acho na internet. Tenho milhões de pastas no computador e no celular com imagens que amo! Depois de apresentar o que eu acho, a equipe mostra o pensamento deles, e a partir daí vamos bolando algo com a minha cara, mas sem perder a identidade da marca. Sempre participo e aprovo tudo antes de mandar fazer. Gosto de ver se a peça realmente tem a ver comigo. Nunca faria algo que não me imaginaria usando…
20160119_SK_CAPODARTE_EDIT_41885

 

Marina: Fale um pouco sobre a sua ligação com a marca gaúcha Capodarte. O que você espera dessa parceria?

Helena: Eu me senti lisonjeada com o convite de criar as coleções para a marca. Eu acho a Capodarte uma marca superinspiradora e que sempre está em busca de novas tendências e criando peças-desejo. Não é a toa que a marca é um sucesso. Eu sou viciada em sapatos, então poder fazer algo realmente com a minha cara e dar meu toque na coleção de uma marca tão grande foi incrível. Espero que isso ainda seja o começo e que venham muitas coleções pela frente ainda.

20160119_SK_CAPODARTE_EDIT_41406

Marina: Qual produto da linha você superindica?

Helena: As sapatilhas são muuuito confortáveis. Não dá vontade de tirar do pé. Não é por nada não, mas a biker boot da minha coleção de inverno está um arraso (risos)!! Superindico, é cool e confortável.

Marina: Não posso chamar você de blogueira, pois sua carreira já seguiu outro rumo faz tempo. É a minha impressão: nenhuma blogueira brasileira segue a sua batida. “Influencer” também é pequeno demais para denominá-la. Como Heleninha se “apresenta”?

Helena: Olha, eu brinco que sou o famoso “faz tudo” (risos)! Gosto de me aventurar no mundo de modelo (mesmo com 1,66 de altura apenas, hehe), adoro uma foto, quando me tiram da minha zona de conforto e faço algo completamente inusitado, sabe? Tenho feito bastante colaborações como a com a Capodarte e também lancei a minha linha própria de óculos em dezembro do ano passado. Mas não posso esquecer do site, que foi onde tudo começou e divido todas minhas dicas, fotos, lifestyle… Acho que sou então empresária/blogueira/influencer? Pode ser? Hehehe…

Marina: A By Helena Bordon nasceu como uma marca de óculos de sol e terá vários outros produtos daqui pra frente, ou você continuará inventando moda e criando outras linhas, marcas e por aí vai?

Helena: Criei a empresa BY com o intuito de lançar novos produtos ao longo do tempo. Eu sempre tive muita vontade de ter algo meu! Pensei muito no produto que eu poderia lançar, e o óculos de sol foi uma coisa que me veio na cabeça assim, na hora. Sou apaixonada por óculos… Perdi a conta de quantos tenho…. Mas eu sempre sentia falta de uns modelos dos “sonhos”. Foi aí que resolvi lançar a BY. Nós vamos lançar vários modelos ao longo do ano, e não vão ser coleções fixas. O legal de ter uma marcar própria é que cada vez que eu tiver o desejo de alguma coisa, posso correr atrás e fazer acontecer. Pretendo mais para frente ampliar a empresa com o lançamento de mais um produto… Mas ainda não posso falar! Hehehe

óculos

Marina: O seu meio é um grande business de moda. As marcas, cada vez mais, querem estar ligadas à sua imagem. Como medir o que você usa e acredita e o que não combina tanto com o seu estilo mas, de repente, seria um bom negócio?

Helena: Olha, é super simples: eu só trabalho com marcas que realmente tem a minha cara. Às vezes o trabalho pode ser supertentador… Mas se não tem a ver comigo, eu não fecho. É uma honra poder inspirar tanta gente e não vender algo falso para eles. Sou o que eu sou e só vou fazer projetos em que eu realmente acredito.

Marina: E esse papo de imagem, imagem, imagem… Você vive dela, é uma realidade. Não tem dias que quer sair relax, de cara lavada, toda trabalhada no “look mendiga”, e não pode? Tem dias que pega bode?

Helena: Nossa, eu vivo relax ! Hahaha… Não tenho muito uma rotina, então tem semanas que tenho eventos e fotos todos os dias (e vivo maquiada), e tem semanas mais tranquilas só com reuniões ou fico no escritório. Nessas semanas tranquilas não passo nada de make e uso meu uniforme: calça jeans (agora tô viciada nas calcas com ar vintage), camiseta branca e sneaker. Gosto de poder deixar meu rosto e meu pé descansar! (risos)  Se você olhar meu Insta e site, não é todo dia que posto selfies, looks… É difícil estar montada sempre…

Marina: Donata é sua grande conselheira? Dá para roubar uns looks do closet dela?

Helena: Completamente. Sinto que temos o estilo muito parecido. Ela também ama um acessório incrível e é adepta ao jeans e camiseta. Adoramos o famoso Hi-Lo. Vivo roubando uns looks no armário dela… Ela tem uma coleção de bolsas e casacos incrível! Hahaha… Mas agora, quando ela viaja, ela tranca o closet para acabar com a minha festa!

DSCF0069-Helena-Bordon-e-Donata-Meirelles

Marina: Qual a grande vantagem de fazer um destination wedding?

Helena: Eu não falo muito sobre o casamento, pois é algo pessoal e não quero ficar me exibindo! Hehe! Mas sempre tive esse sonho de casar na praia, com a presença de só os realmente os grandes amigos. O destination wedding é isso… Só quem realmente me ama vai… Até porque é longe p caramba! Hehehe! Você consegue curtir e ficar com todo mundo, aproveitar cada segundo a comemoração. Acho também que quando é destination as pessoas aproveitam ainda mais. Chega todo mundo superinspirado no lugar!

Marina: Você está preparando algo especial para a sua grande musa no Dia das Mães?

Helena: Caso dia 7 de Maio em São Paulo, na igreja, então esse vai ser meu presente de dia das mães! Hahaha… Brincadeira… Estou preparando algo personalizado para minha mãe. Ela ama tudo personalizado. Vai ser superespecial, assim como ela!

Personagem que mais admiro no meio da moda: Minha mãe

O dia que eu estava a mais linda da vida: o dia do meu chá bar no Rio de Janeiro

helena_bordon_-2112

Segredinho de beleza: descobri um esfoliante chamado Earthen quando eu estava em NY e estou apaixonada. É incrível! Também nunca (nunca mesmo!) durmo com make e sempre passo um hidratante no rosto. Quando acordo, passo protetor 50.

Não falta no meu closet: calça jeans

Tendência que não me pega: não vou me arriscar nessa, porque da última vez que falei eu paguei a língua!

Marca brasileira favorita do momento: Capodarte : )

Grife que usaria todo dia: Gucci, hehe

Quero comprar: um biquíni incrível para usar em St. Barths

Não pode faltar em uma boa festa: música boa

Um drink: Veuve Clicquot Rich