Conheça Rolene Strauss, a sul-africana eleita Miss Mundo 2014

Ela acabou de derrotar outras 120 das mais belas mulheres no talvez mais tradicional concurso de beleza do mundo. Mas Rolene Strauss, a sul-africana eleita Miss Mundo 2014, talvez tenha conquistado a coroa por ser bem mais do que apenas um rostinho bonito.

Sim, ela tem longos cabelos castanhos, olhos claros, belos traços e exibe aquele andar característico e toda a simpatia das misses, como a gente pode imaginar. Mas o que faz da morena de 1,77 mais do que um rostinho bonito?

BRITAIN-LIFESTYLE-MISS WORLD

1. Ela é estudante de medicina

Filha de um médico e uma enfermeira, a bela seguiu como os pais na área da saúde. Rolene cursa o quarto ano de medicina na University of the Free State em Bloemfontein, cidade que é uma das três capitais da África do Sul. Desde pequena, a medicina, sua principal paixão, estava presente em seu dia a dia.

– Todo mundo na minha cidade me chamava de Pequena Dr Strauss – relembra.

– Porque eu era sempre a menina de cabelos encaracolados correndo atrás de meu pai no hospital.

 

Aliás, mais do que outros nenéns, Rolene dependeu dos avanços da profissão para vir ao mundo.

– Eu sou um bebê de proveta e acredito que minha paixão pela saúde nasceu comigo – disse.

 

2. Defende temas de saúde pública

Falar sobre temas que atingem a população não é exclusividade da nova mulher mais bela do globo. No Miss Mundo, todas as candidatas apresentam projetos sociais como parte dos requisitos para participar da competição. Julia Gama, a candidata brasileira que ficou entre as 10 finalistas, por exemplo, apresentou o tema “Todos Contra a Hanseníase”, para erradicar a doença do país, a partir de movimentos de conscientização ligados à ONG Morhan.

Talvez por sua futura profissão, Rolene foi além. No dia 1º de dezembro, por exemplo, a então candidata compartilhou com seus 57 mil seguidores no Instagram uma mensagem que alertava sobre a prevenção da Aids no dia de combate à doença.

– No mundo todo, estima-se que 35 milhões de pessoas viviam com o vírus HIV em 2013 e, destas, 3,2 milhões eram crianças. Você pode se prevenir da AIDS, e educação leva à saúde. Espalhe a mensagem, salve vidas – escreveu.

 

Na rede social, Rolene também lembrou às mulheres a importância da prevenção ao câncer de mama durante o Outubro Rosa. Porque nem só de selfie vive o Instagram, não é?

 

3. Sonha alto

Não é novidade que, desde pequenas, muitas meninas são condicionadas a idolatrar concursos de beleza. Com Rolene, não foi muito diferente. Ela participou de competições como o Elite Model Look em 2007, antes de vencer o Miss África do Sul 2014. Mas, além de ganhar a coroa e acenar para a plateia, a sul-africana também sempre quis ser médica. Rolene contou que eram seus dois “sonhos de infãncia” em uma entrevista pré-gravada para o concurso.

BRITAIN-LIFESTYLE-MISS WORLD

4. Quer usar sua influência para incentivar a educação

Parece mais um belo discurso de quem recém recebeu a coroa, mas o papo de miss de Rolene pode inspirar outras meninas. Em entrevista à AFP, ela afirmou que quer ajudar a propagar a educação em sua terra natal e, assim, ajudar outras pessoas a realizarem seus sonhos.

– Eu sou o que sou hoje por causa das oportunidades que recebi e eu gostaria de dar aos outros as mesmas oportunidades. Que todos tenham a oportunidade de ser educados, a fazer escolhas saudáveis ​​e também para viver seus sonhos.

BRITAIN-LIFESTYLE-MISS WORLD

O concurso

Rolene Strauss ganhou o título durante uma cerimônia neste domingo, em Londres. O concurso foi marcado pelo assassinato de uma das candidatas, a Miss Honduras.

A segunda colocada foi a húngara Edina Kulcsar, e a terceira, a Miss Estados Unidos, Elizabeth Safrit.

Rolene recebeu a coroa das mãos da vencedora de 2013, a filipina Megan Young. Ela dedicou o título a seu país, e disse estar “preparada para o que virá. É uma grande responsabilidade”.

Julia Gama, 21 anos, a gaúcha eleita Miss Brasil (na foto abaixo), ficou entre as 10 primeiras colocadas.

BRITAIN-LIFESTYLE-MISS WORLD

No total, 121 mulheres participaram do concurso, que ficou sem a representante de Honduras, por causa do assassinato de María José Alvarado, baleada no dia em que viajaria para Londres.

 

:: GALERIA! os melhores momentos de Rolene no Miss Mundo 2014

* Com fotos e informações da AFP

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna