Entrevista! Giovanna Antonelli chega aos 40 anos lançando moda dentro e fora da TV

Foto: Fernando Lozza, divulgação
Foto: Fernando Lozza, divulgação

Tudo o que ela usa vira objeto de desejo, seja um detalhe de cor na unha, seja o figurino completo ou o tom do cabelo. Giovanna Antonelli é assim dentro e fora da TV. Desde o primeiro capítulo de A Regra do Jogo até a despedida da trama, encerrada nesta sexta-feira (11 de março), o furacão Atena deu a Giovanna a chance de explorar diferentes nuances de atuação e, como de hábito na carreira da atriz, dominou as listas de produtos mais pedidos pelas telespectadoras da TV Globo.

– Atena me tirou da zona de conforto. É uma mulher com um caráter meio torto, amoral, com muito humor. Essas tintas todas em um personagem são uma delícia – afirmou a atriz em entrevista a Donna.

O público também acompanha a vida de Giovanna além das telas: são quase 4 milhões de seguidores nas redes sociais. Lá, ganha espaço a celebridade que não se importa em aparecer de cara limpa, a mãe de três filhos, a adepta do crossfit e da vida saudável e a empresária que se desdobra em diferentes empreendimentos. E, na próxima sexta, não faltarão os desejos de feliz aniversário: no dia 18, Giovanna completa 40 anos. Dramas pela proximidade da chamada “idade da loba”? Nenhum, obrigada. O momento, diz ela, é de celebrar a maturidade e a experiência:

– Acho que a vida te transforma de várias maneiras. Acontecimentos, dores, alegrias: tudo faz parte. O ideal é aprender a tirar o melhor e escrever sua história. Tento viver assim: em transformação sempre.

Leia também
:: 7 celebridades que comemoram a entrada nos “enta” – e em ótima fase

gioT1T8712Como empresária, Giovanna aposta nos setores de beleza, moda e bem-estar, que incluem desde clínica de depilação a produtos com seu nome (leia a seguir). Administrar tantos projetos enquanto encara a rotina de segunda a segunda gravando novela exige mais do que disciplina, como ela conta:

– Me viro nos 30. Aproveito muito quando estou de férias com a família e aproveito muito meu trabalho nos momentos mais intensos. Vou curtindo cada momento.

Um exemplo do que significa curtir cada momento: responsável pelo megahair da atriz desde 2012, a especialista Nelma Véo costuma ir à casa da global para fazer a manutenção dos fios mais cobiçados da TV. Gio marca compromissos como este sempre para o primeiríssimo horário da manhã, para fazer o dia render. Se é domingo e está cansada, diz para a cabeleireira que vai aproveitar para tirar um cochilo. Não raro, porém, Nelma entrega que a criançada demanda a atenção da mãe.

– Aí, já era o sono, chegam as filhas e ela vai lá e brinca muito – relata Nelma. – É do tipo mãezona mesmo, amável, transparente, bem como a gente imagina que ela é fora da TV.

Giovanna é descrita pelos colegas e amigos como uma pessoa extremamente agregadora, do tipo que gosta de estar sempre rodeada. O jornalista Bruno Astuto recorda uma ocasião em que a artista teria ouvido a previsão de que uma onda atingiria o Brasil e que somente os moradores da Serra sobreviveriam. À época, a atriz estava construindo uma casa na região serrana do Rio e…

– Ela mandou fazer mais quartos de hóspedes! Só para que todos nós pudéssemos caber ali! Ela dizia tudo em tom sério, mas acho que era uma maneira de fazer troça para dizer o quanto éramos importantes para ela – conta Astuto, que no suposto fim do mundo iria dividir o quarto de visitas com Glória Maria. – Todos ríamos muito dessa história.

A atriz não adiantou os planos para comemorar o aniversário nesta sexta. Mas Gio é muitíssimo afeita a festas. E das grandes. Aos 33 anos, chamou a bateria da Beija-Flor e Sidney Magal para a função. No ano passado, o parabéns foi no Universal Studios, em Orlando, onde Giovanna tem uma mansão de cinco suítes. Motivos para celebrar não faltam.

Mulher de negócios

esmaltegioantInquieta, Giovanna Antonelli tem uma pegada empreendedora que surpreende pelo número de projetos em que está envolvida. Desde que os salões de beleza passaram a receber pedidos pelo “esmalte azul da Clara”, referência à romântica personagem de Em Família (2014, foto ao lado), percebeu-se que havia ali um nicho a ser explorado.

A associação do nome de Giovanna com lançamentos de esmaltes se tornou constante a cada trabalho. Marcas como Specialittà e Colorama já levaram às mãos das brasileiras as cores preferidas de Gio (que se envolve até no batismo dos criativos nomes dos frascos).

A atriz também já assinou várias coleções de joias em parceria com a marca Rommanel, uma linha de óculos escuros junto à Triton Eyewear e bolsas para a Le Postiche. Conta ainda com sua própria coleção de fast fashion, feita para a Leader, inclusive com looks infantis (Sofia e Antônia, as gêmeas, posaram junto com a mãe, veja nas fotos abaixo).

leadercollage_1

A inspiração para os projetos vem do jeito Giovanna de consumir: isto é, avaliando o custo-benefício.

– Como toda mulher brasileira, procuro peças com bom gosto e bom preço – conta.

A preocupação com bem-estar deu origem ao restaurante Pomar, no Rio, em sociedade com o grande amigo Reynaldo Giannechini. O espaço apresenta apenas comida orgânica no cardápio e oferece uma mercearia com produtos sem glúten e sem lactose. Mas o xodó de Gio como empreendedora é a rede de clínicas de depilação a laser, a GioLaser, com 13 unidades em diferentes Estados. Em sistema de franquias, tem previsão de mais cinco pontos em 2016 somente em São Paulo.

giolaser

O tino para negócios não surgiu de uma hora para outra: esses investimentos estão sendo planejados há mais de uma década.

– Sempre tive vontade de dar novos voos. As ideias foram surgindo, fui correndo atrás e, graças a Deus, encontrei parceiros que puderam tornar meu sonho realidade. Aprendi e aprendo no dia a dia, com os erros e acertos.

Inspiração em todos os momentos

Não só os looks são copiados: até o sobrenome da atriz virou tendência no Brasil. No já tradicional cadastro anual de nomes de bebês, o BabyCenter apontou o uso de Antonelli ou Antonelly como o segundo nome mais popular entre os recém-nascidos de 2015.

Bombou na TV

Lançar moda não é novidade na carreira de Giovanna Antonelli. Sua primeira protagonista, a muçulmana Jade em O Clone (2001), teve os figurinos replicados à exaustão em vitrines, especialmente a pulseira-anel da personagem.

No mesmo ano, participou da minissérie A Casa das Sete Mulheres (2001). Os cabelos longos e lisos da heroína Anita Garibaldi também figuraram entre os mais pedidos da Globo.

giovanna-antonelli-anita-garibaldi-a-casa-das-sete-mulheres

helodelegatahelomateriaTambém deu o que falar com a “delegata” Helô, de Salve Jorge (2012), com suas camisas de seda estampadas inspirando fashionistas, e depois com Clara, sua primeira personagem homossexual, na trama de Em Família (2014). Os bodies usados em estilo casual viraram hit.

AOS 20 ANOS…
Em Laços de Família (2000), viveu a prostituta Capitu. A personagem exibia longos cabelos e brincos de argola como marca registrada

AOS 30…
Em 2008, interpretou uma das Três Irmãs. O estilo da ginecologista Alma era discreto, mas os tops com saia longa e os vestidos de malha fizeram bonito

AOS 40…
Giovanna estrelou em 2015 a continuação do filme brasileiro S.O.S. Mulheres ao Mar

 

O CABELO MAIS PEDIDO DA TV

O termômetro da popularidade de Giovanna Antonelli são as ligações feitas para a Central de Atendimento ao Telespectador (CAT) da Globo. Ela é uma das celebridades mais influentes sempre que está no ar. Além das roupas, as fãs querem saber tudo sobre os sapatos, as unhas, a maquiagem e, principalmente, o cabelo da atriz. Este item específico tem seus segredinhos revelados a Donna por dois dos muitos profissionais que trabalham com Gio.

giovannajoamigueljr

COR

Foi do caracterizador da Globo, Alê de Souza, a ideia de transformar a atriz em uma loira poderosa para viver Atena em A Regra do Jogo. O hair stylist Anderson Couto pôs em prática a mudança. O look é líder no CAT desde maio, e um dos mais pedidos também do Salão Majestic, onde Anderson trabalha, no Rio. A raiz é em loiro escuro (cor original de Giovanna), com a franja mais iluminada: o loiro dourado se espalha pelos fios em estilo ombré.
– Geralmente as pessoas têm medo de loiro dourado, mas, dependendo da cor da pele, funciona muito bem. Para a pele da Giovanna ficou lindo. Com peles mais morenas, recomendo copiar o estilo usando tom mel. Muitas gaúchas vêm aí do Sul pedindo para ter esse look – diz Anderson.

CORTE
O cabelo de Giovanna é cortado reto, e não repicado como pode parecer. O ondulado é feito com babyliss (uma hora diária de preparação antes de gravar as cenas). O retoque no comprimento e na cor se dá a cada três meses.

MEGAHAIR
Por ter o cabelo muito liso e leve, a atriz recorre ao uso de megahair para dar volume. A especialista em megahair Nelma Véo é a responsável por incrementar, mecha a mecha, os fios naturais da artista. Com nomes como Bruna Marquezine e Agatha Moreira entre a clientela, Nelma recebe desde 2012, à época de Salve Jorge, dezenas de mulheres toda semana em busca de cabelos inspirados no da atriz. A procura aumenta quando Gio está na TV ou em cartaz no cinema, como nos filmes S.O.S. Mulheres ao Mar 1 e 2. Com valores entre R$ 6 mil e R$ 8 mil, a colocação do megahair para criar volume é feita toda com fios naturais, colados mecha por mecha com cola de queratina, em um processo que leva até 10 horas. Por que tão caro? Nelma explica:
– O cabelo natural vem todo aí do Sul – revela a profissional. – Há muitos cabelos claros por aí, até em Santa Catarina e Curitiba também.
Nelma conta que Giovanna ficou tão apaixonada pelo look de Atena que não sabe ainda até quando seguirá loiríssima. Mas, camaleoa e trend-setter que é, não duvide-se de que em breve já apareça com outro corte e cor igualmente aspiracionais.

crossfit_instagram

NO INSTAGRAM

Não raro, a atriz aparece no Instagram fazendo as unhas, praticando crossfit, exibindo o cabelo em diferentes maneiras ou compartilhando os bastidores de idas ao salão ou no camarim do Projac. Recentemente, publicous fotos de close sem maquiagem, geralmente em casa ou em momentos de folga com as filhas. Fãs e haters dividiram-se entre elogiar a beleza natural da atriz ou questionar a falta de produção. Mas Giovanna garante não perder tempo com repercussões depreciativas.
– Internet é terra de ninguém, pessoas felizes e pessoas infelizes. Foco no bom, no que se parece comigo. O resto passa batido – afirma.

semmaquiagem_instagram

FASHIONISTA DESAPEGADA

O que se faz com um closet lotado de roupas? Doar ou trocar peças com as amigas é um hábito comum também para as famosas. Foi durante uma sessão de desapego, em 2013, que Giovanna teve a ideia de criar um evento para dar um destino a itens sem uso. Organizado pela Piny Montoro Assessoria, o bazar que leva o nome da atriz já teve edições em Rio e em São Paulo.

bazar_divulgacao_Giovanna-Antonelli

A renda é voltada para entidades sociais. O projeto beneficente arrecada doações de amigas de Gio, como Fernanda Paes Leme e Cleo Pires, e itens usados pela própria atriz. Roupas e acessórios de segunda mão são vendidos a preços acessíveis (vestidos de festa a R$ 15, por exemplo). São mais de 2 mil peças por cada bazar. Para Giovanna, esta é uma oportunidade não só de ajudar outras pessoas e também de liberar espaço para seguir em dia com os lançamentos fashion que tanto ama.
– Sou uma grande espectadora da moda. Sou ligada, gosto, acompanho tudo e tenho fases de estilo ao longo da vida. Adoro mudar e ver as novidades e possibilidades que a moda traz hoje pro mundo – afirma.

AMORES & FAMÍLIA

O público acompanhou de perto o desenrolar de um romance da ficção para a vida real durante os meses em que a novela O Clone (2001-2002) esteve no ar. Par romântico na trama de Glória Perez, Giovanna e o ator Murilo Benício iniciaram um relacionamento. Em 2005, nasceu Pietro, primeiro filho da atriz e o segundo de Murilo. Separaram-se no mesmo ano.

COLONEmurilo

À época da novela Sete Pecados (2007-2008), Gio teve um casamento-relâmpago com o empresário Robert Locascio, com a união celebrada na Itália. Seu atual companheiro é o diretor de televisão Leonardo Nogueira (foto acima), com quem tem duas filhas, as gêmeas Antônia e Sofia. A festa de cinco anos das meninas, realizada em outubro, teve como tema o desenho Monster High. Entre as amiguinhas convidadas, estavam Eva, filha dos apresentadores Angélica e Luciano Huck, e Minna, filha de Guilhermina Guinle e de Leonardo Antonelli, irmão de Gio.

Agnews

Agnews

OS AMIGOS FALAM SOBRE GIO:

Minha relação com Giovanna é ótima. Eu a considero uma das atrizes mais talentosas de sua geração. Sou muito fã. Além de talentosa, é supercarismática e estabelece uma empatia imediata com o público. É uma pena que a gente tenha contracenado pouco (na novela A Regra do Jogo), mas quero trabalhar com ela em breve de novo.
CAUÃ REYMOND, ator

Giovanna é a mais popular atriz brasileira; não no sentido de popularesca, mas de saber ser um espelho para o que as mulheres, de quaisquer faixas de idade ou financeira, querem, sonham, desejam. Não é à toa que o que ela veste se esgota imediatamente. Atriz completa, de múltiplos recursos, estrela de primeira grandeza, não se isolou lá em cima, nos altos degraus da fama.
BRUNO ASTUTO, jornalista

Giovanna é um ser iluminado. Luta por tudo o que deseja, excelente profissional e mãe sem igual. Brinco com ela que, se fosse um bicho, seria um polvo, pois tem vários braços. Trabalhar com ela é delicioso. Sempre disposta a fazer acontecer. Me sinto lisonjeada. É minha grande parceira e amiga.
PINY MONTORO, assessora de imprensa de Giovanna há cinco anos

Giovanna é encantadora. Trabalhamos juntos em Laços de Família (2000), onde interpretou a polêmica Capitu, e em A Casa das Sete Mulheres (2003) quando encantou com a linda interpretação da vigorosa Anita Garibaldi. Em ambos os trabalhos, a convivência sempre foi cordial e carinhosa. Além de ser uma grande atriz, é um enorme ser humano.
ZÉ VICTOR CASTIEL, ator

Leia mais
Comente

Hot no Donna