Entrevista! Shakira conta que está vivendo seu maior e melhor momento – como artista e como mulher

Quando surgiu no mercado fonográfico colombiano, em 1990, Shakira tinha 13 anos de idade e nenhuma ideia do que estava por vir. A inconfundível calça de couro, os pies descalzos e a atitude rock’n’roll que fizeram sua voz repercutir em todas as rádios e discmans de 1995 com hits como Estoy Aqui e ¿Dónde Estás Corazón?, apenas para citar alguns mostravam uma jovem energética, autêntica e pronta para conquistar a música mundial. Dos Estados Unidos à Europa, todos queriam Shakira.

Assim nascia um dos maiores fenômenos da música pop latina e mundial, com mais de 60 milhões de álbuns vendidos e uma coleção de conquistas na bagagem. Hoje, a estrela afirma estar vivendo o momento mais importante de sua carreira – mãe do pequeno Milan e à espera de seu segundo filho (ambos frutos do relacionamento com o jogador de futebol espanhol Gerard Piqué, um dos astros da seleção de seu país e do Barcelona), está a pleno vapor com suas mil empreitadas. A personalidade livre, forte e comportada ajudou a mantê-la no topo por tanto tempo: atualmente, Shakira é a celebridade mais popular no Facebook, contabilizando mais de 105 milhões de fãs em sua página. Embaixadora da Unicef e fundadora da ONG Pies Descalzos – que constrói escolas e luta pela educação para crianças carentes na América Latina -, além da recorrente associação a marcas e produtos que levam seu nome e sua assinatura, Shakira possui um lado filantrópico e empreendedor que vai muito além do show business.

Foi durante o lançamento oficial de seu novo perfume, Rock! By Shakira – o quinto de sua linha de produtos de beleza -, que Donna conversou com a multifacetada artista. Diretamente de Barcelona, ela falou sobre seu trabalho como cantora, empreendedora, filantropa – e mãe.

00895fafGrávida ao lado do marido, o jogador de futebol espanhol Piqué: “Tenho sorte de ter a ajuda do Gerard”

Rotina de beleza

“Não tenho muito tempo para muitas rotinas de beleza. A única coisa que repito diariamente é me olhar no espelho para ver como vou encarar o dia. Tiro a maquiagem antes de dormir, uso vitamina E, vitamina C, protetor solar, creme hidratante… Diariamente, uso pouca maquiagem e tento ser o mais natural possível.”

Segredo de beauté: batata

“Para remover as manchas do sol, batata! E agora, com a gravidez, que a minha pele está mais sensível, funciona como um ótimo produto natural. É bem simples: descasque uma batata crua e passe na pele. Pronto!”

Boa forma sem neuras

“Para mim é fundamental ter uma boa alimentação e manter o equilíbrio, através de exercícios físicos. Tenho uma rotina de exercícios, mas, às vezes, é difícil mantê-la com tantas viagens. Eu ando um pouco cansada das academias – agora gosto de praticar esportes, como o tênis. Esqueço de tudo quando estou jogando – além de ser um ótimo exercício. Também gosto de dançar. Sou uma mulher latina, tenho curvas, formas e gosto delas. Nunca quis ser muito, muito magra. Tento ser saudável, me cuidar, viver uma vida equilibrada, e sinto que é muito preocupante essa ditadura da magreza que existe sobre as mulheres hoje em dia. Gostaria de ver isso mudar um pouco. ”

Uma mãe como todas as outras

“Ser mãe tem me mostrado outra dimensão do amor. Sinto que meu filho me quer de uma maneira diferente do que a qualquer outra pessoa no mundo, e eu a ele. Esse amor entre mãe e filho forma uma união e um sentido de felicidade e plenitude que é insubstituível. Acredito que não sou tão diferente das outras mães no que diz respeito ao esforço que requer manter um equilíbrio entre todos os diferentes papéis que desempenhamos. Não digo que é fácil, porque acredito que é um talento inato das mulheres lidar com muitas coisas de uma só vez. Com o nascimento do meu filho, me tornei uma mulher mais eficiente, que sabe bem quais são suas prioridades. Tenho a sorte de ter a ajuda do Gerard e das nossas famílias.”

008fca3e
Uma das primeiras imagens de Milan, hoje com dois anos: “Somos pais muito carinhosos e acreditamos que amor nunca é demais”

Filho de peixe, peixinho é

“No momento, estou me dedicando totalmente aos meu filhos – Milan e o bebê que está a caminho. Mas, quando o bebê estiver aqui com a gente, eu vou começar a fazer um novo álbum. Já estou com muitas ideias do que quero fazer. Por enquanto, coloco rock para o Milan ouvir e estou ensinando-o a tocar bateria. Ele adora bateria – adora futebol também (risos), mas adora música, rock’n’roll.”

Shakira e Piqué: pais amorosos

“Somos pais muito carinhosos e acreditamos que amor nunca é demais. Também somos muito comunicativos, tanto entre nós como com Milan. Conversamos com ele todos os dias, explicamos as coisas e, entre isso e o carinho que lhe damos, acreditamos que crescerá se sentindo valorizado e livre para se expressar.”

O lado empreendedor

“Atualmente estou associada a quatro marcas, e a escolha dessas marcas depende muito da filosofia de cada empresa. Para mim é muito importante que elas tenham uma responsabilidade social, que façam a diferença para as pessoas que precisam. Nos contratos, sempre tento deixar muito claro que eu preciso de uma associação não somente comercial, mas também filantrópica. Isso é vital para mim. Essas marcas também precisam ser positivas, não podem gerar situações inapropriadas para as crianças e para os fãs. Estou consciente do impacto que é ser uma figura pública, então qualquer coisa, qualquer ação da minha parte tem impacto direto sobre os outros.”

00a6ce89
Pose na gravação da campanha de sua nova fragrância, Rock! By Shakira

Lidando com a fortuna

“Para cuidar dos meus bens, tento não gastar muito (risos). Não, brincadeira. Tenho muitos gastos, tenho uma grande equipe que trabalha para mim, muitas pessoas que dependem de mim também… Duas fundações voltadas para a educação das crianças na Colômbia e na América Latina… É bastante coisa.”

Lado filantrópico

“Em 1997, estabeleci minha fundação, Pies Descalzos, na Colômbia, para construir escolas e ajudar crianças que não têm acesso à educação. Crianças que moram em condições de pobreza extrema e vulnerabilidade, que vivem com famílias destruídas pela violência, sem dinheiro nem comida para oferecer aos seus filhos. Atualmente, ajudamos 7 mil crianças na Colômbia e temos sete escolas muito grandes construídas. A última escola que a gente construiu fica em Cartagena, e tem 1,8 mil estudantes. A gente oferece uma educação integral, alimentação, esportes, música… Estas escolas funcionam também como centros comunitários, então transformam as vidas não somente das crianças, mas de famílias inteiras. No fim das contas, acabamos impactando a vida de 30 mil pessoas na Colômbia. Temos também um enfoque especial na educação primária, para crianças de até cinco anos. Já temos três centros na Colômbia, dois no México, três na Argentina e queremos construir mais 24 até 2016. Queremos continuar lutando pela educação.”

Paixão pela educação

“Trabalhar pela educação foi uma das coisas mais incríveis que eu fiz na minha vida. Quando você investe na educação, você vê resultados quase imediatamente, porque as crianças crescem muito rápido. Acompanhamos a maioria das crianças que a gente ajuda, do ensino primário até o ensino médio, e agora muitos meninos e meninas que poderiam ter tido uma vida no caminho da criminalidade estão em vez disso caminhando para a universidade. Estão estudando biologia, administração de empresas… É incrível a transformação que a educação causa não somente nas vidas das crianças, mas também nas vidas de famílias e comunidades inteiras. Por isso tenho essa paixão pela educação, não consigo parar de falar isso.”

00a6ce39Na Argentina, a cantora participa do início da construção de mais uma escola de sua fundação

Planos para o futuro

“Eu tenho tantos, tantos sonhos… Acho que Deus está até cansado de mim. Ele deve pensar: “Lá vem ela me pedir tudo de novo”, porque eu peço tantas coisas… Saúde, sobretudo. Peço saúde para as minhas pessoas mais queridas, e muitas coisas mais que não posso compartilhar. Tenho muitos desejos. E agora, com um novo bebê a caminho, imagine a quantidade de sonhos que tenho para ele.”

Mulher real

“Estou num momento especial na minha vida, agora como mãe, mas ainda sinto aquela paixão pela música, e sinto que isso me faz moderna também. Ter uma paixão, um desejo de continuar fazendo, realizando meus sonhos – essa é a essência da mulher moderna. Ter sonhos, ter medos, ter objetivos na vida e tentar realizá-los. Divido meu tempo do mesmo jeito que todas as mulheres o fazem. Nós temos um talento especial que os homens não têm, pois a gente consegue se concentrar em várias coisas, fazer de tudo um pouco. Nós, mulheres, podemos ser mães, profissionais, namoradas, esportistas – e fazer de tudo com uma competência e responsabilidade incríveis.”

0065f97cAinda morena, a colombiana faz graça durante a primeira passagem por Porto Alegre, em 1997

0068a31dJá exibindo a longa cabeleira loira, mas ainda com a indefectível calça de couro, Shakira voltou à Capital em 2011

 

Volta como pássaro

Na Inglaterra vitoriana, um divertimento de salão incitava os participantes a responderem perguntas pessoais. Em homenagem ao autor de Em Busca do Tempo Perdido, que gostava do jogo, a brincadeira é conhecida hoje como Questionário Proust e são essas as perguntas que Shakira responde a seguir.

1. Qual sua ideia de felicidade?

Estar em paz, em harmonia comigo mesma e com o mundo, cercada pelas pessoas que amo, compartilhando e desfrutando de tudo que amo com elas.

2. Qual o seu maior medo?

Da indiferença.

3. Qual a sua maior realização?

O fato que eu fui capaz de viver os meus sonhos de infância é uma das minhas maiores conquistas. Mas ainda tenho muito a realizar.

00a2c423
Após a performance na cerimônia de encerramento da Copa do Mundo 2014, no Rio, Shakira beija o pequeno Milan à beira do gramado do Maracanã

4. Qual a sua principal característica?

A persistência.

5. Qual a sua característica mais deplorável?

Esse é meu segredinho!

6. Qual a qualidade que mais admira nas mulheres?

Eu acho que as mulheres têm uma sensibilidade incrível, e isso nos ajuda a compreender melhor o que acontece no resto do mundo ao nosso redor.

7. E nos homens?

Força e talento.

00a6ce96Como embaixadora da Unicef, a colombiana tem atuação engajada em prol dos direitos da criança

8. Quem é a pessoa que você mais admira no mundo?

Meu pai e minha mãe.

9. Qual a sua maior extravagância?

Algumas vezes eu fiz em sessões de fotos temáticas que foram realmente divertidas e poderiam ser vistas como extravagantes… Mas não me considero uma pessoa extravagante.

10. Se pudesse voltar à vida como outra coisa ou pessoa?

Voltaria como um pássaro.

11. Se pudesse mudar algo em você, o que seria?

Aos meus vinte e poucos anos, eu teria respondido esta pergunta com, pelo menos, 10 coisas. Mas hoje eu não mudaria nada. Com o tempo, você aprende a aceitar a si mesma do jeito que você é.

12. Qual o maior amor da sua vida?

O amor da minha vida é a paixão com que vivo. Eu amo meus pais e o homem que está ao meu lado, meu filho, meus amigos.

00a6ce8aCom o presidente dos EUA, Barack Obama, Shakira defende políticas públicas para a primeira infância

15. Com qual figura histórica você mais se identifica?

Eu adoro a mitologia grega. Eu gostaria de ter nascido na Grécia antiga para que eu pudesse ir na Acrópole debater sobre democracia, me meter em algumas confusões (risos).

13. Quais os seus heróis da ficção?

Harry Potter.

14. Quais os seus heróis da vida real?

Meus heróis são as muitas pessoas anônimas que conheci e que fizeram, de fato, alguma diferença no mundo.

18. Qual é a sua posse mais preciosa?

Minha voz. Não só para cantar, mas também para falar por todas as crianças como parte da minha luta por educação para todos.

21. O que te faz rir?

Filmes ruins, Seinfeld e meus amigos.

22. O que te faz chorar?

Um dia ruim.

25. Qual é o seu lema?

Meu lema é “nunca tenha um lema”, porque todos os dias eu mudo minha opinião e minhas ideias.

 

Leia mais
Comente

Hot no Donna