Fernanda Gentil, Samara Felippo e outras famosas compartilham experiências sobre amamentação

Foto: Reprodução/Instagram
Foto: Reprodução/Instagram

A hashtag #diamundialdaamamentacao está sendo uma celebração nas redes sociais pela Semana Mundial do Aleitamento Materno, comemorada do dia 1° e até a próxima terça-feira, 7 de agosto. Mães famosas se engajaram na causa e postaram fotos e compartilharam relatos sobre suas experiências pessoais.

Fernanda Gentil postou uma foto com o filho Gabriel e uma mamadeira. Em um texto cheio de emoção, a apresentadora desabafou:

“Chorei, me julguei e repassei a gravidez inteira na minha cabeça tentando descobrir onde errei; se foi o chocolate que comi, a noite que não dormi ou aquela longa escada que subi. O meu sofrimento durou até eu dar a primeira mamadeira. Foi quando descobri que eles também olham no nosso olho e a mãozinha também segura o nosso dedo quando mamam na dedêra“.

Já que estamos na semana do aleitamento materno: Eu achei que amamentar fosse tão automático quanto ser mãe – se quando nasce um filho, nasce uma mãe, então essa mãe vai amamentar. Não necessariamente. Talvez não se tiver mamilos invertidos, prótese, redução de mama, se sentir muita dor, o leite não descer ou secar – e o meu secou. Para uma mãe que sempre sonhou em viver o momento mágico-de-filme do filho mamando no peito, do olho no olho, da mãozinha segurando o nosso dedo, a notícia da mamadeira cai como uma bomba. Chorei, me julguei e repassei a gravidez inteira na minha cabeça tentando descobrir onde errei; se foi o chocolate que comi, a noite que não dormi ou aquela longa escada que subi. O meu sofrimento durou até eu dar a primeira mamadeira. Foi quando descobri que eles também olham no nosso olho e a mãozinha também segura o nosso dedo quando mamam na “dedêra”. Descobri também que esse é um assunto polêmico e não estou aqui para polemizar. Até porque o melhor cenário é o leite materno! Claro! Mas o pior é não ter leite; nem do peito da mãe, nem de outro peito, nem da lata. Então nessa semana tão importante, vamos valorizar o aleitamento materno, o alheio, ou apenas o ato de alimentar. E de amar. Porque se eu posso usar minha imagem para ajudar principalmente tantas mulheres na mesma situação que eu vivi, meu recado é esse: amamentar é fundamental. Mas quem não consegue não é menos mãe. E essa foi a minha melhor descoberta: o amor que bate no peito, bate também na mamadeira.

Uma publicação compartilhada por Fernanda Gentil – Oficial (@gentilfernanda) em

Samara Felippo também compartilhou sua vivência no Instagram: “Não foi nada fácil pra mim, nenhuma das duas, mas foi de grande aprendizado e muito amor”, disse a atriz no texto.

Débora Nascimento postou uma foto com a filha Bella e escreveu: “Minha natureza”.

Minha natureza. 🤱🏻 #DiaMundialDaAmamentação #InternationalBreastFeedingWeek 📸@joseloreto

Uma publicação compartilhada por Débora Nascimento (@debranascimento) em

Rafa Brites lembrou as dificuldades que teve ao amamentar o filho Rocco. “Não, não acho que nascemos sabendo e essa ideia que deve ser algo natural me assombrou, me sentia incompetente por não conseguir achar a posição certa, a tal da pega… ué, achei que era só dar o peito e o bebê se virava, mas não, tinha que segurar certo”.

Como foi difícil aprender a amamentar. Essa foi uma das primeiras,ainda estava exausta depois de 20 horas de parto. Não, não acho que nascemos sabendo e essa ideia que deve ser algo natural me assombrou, me sentia incompetente por não conseguir achar a posição certa, a tal da pega… ué achei que era só dar o peito e o bebê se virava mas não, tinha que segurar certo. Segurei ate ter tendinite nos dois braços, feridas nos dois seios. Mastite, candidiase mamária… torrada de peito (quando coloquei a pomada (oleosa e fui para o sol), misturei as dicas kkkk. Colocava uma fralda de pano na minha cara pra ele não ver eu chorando enquanto amamentava. Pq eu sentia muita dor. Afff me arrepia lembrar. Quando a casquinha da ferida gruda no sutiã, e tiramos correndo pq o bebê tá chorando… 😫😫 Mas depois de uns 3 meses dessa foto. (Sim passei meses de perrengue). Aprendi. Aprendemos. Aí sim tenho fotos lindas amamentando. Aquelas do nosso imaginário, bucólicas. Amamentei 7 meses até que meu filho quando começou a comer frutinhas perdeu o interesse. Eu entendo mães que no meio do processo desistem. Mas É TÃO IMPORTANTE que digo que valeu a pena. Digo também que as campanhas de amamentação deveriam ter mais a pegada do não desista do que do amamentar é dar amor. (Pq essa frase acaba com a nossa cabeça também). PRECISAMOS DE CAMPANHAS REAIS. Hoje é o dia mundial da amamentação… foi uma experiência e tanto pra mim. E pra vc? Me conte aqui. MINHA MELHOR DICA que recebi esvazie o peito antes de dar. Eu tirava só gotas até descobrir que para o mamilo ficar lá no palato mole do bebê tem que tirar muiiito pra ficar bem molinho, caso contrário escorrega 🤗

Uma publicação compartilhada por Rafa Brites (@rafabrites) em

Tainá Muller demonstrou apoio às outras mães em sua publicação. “Força para todas as lactantes desse mundo que abdicam de todo o resto para estarem disponíveis para suas crias. Força para as mulheres que tentaram e não conseguiram. Respeito absoluto às que simplesmente não quiseram”.

Hoje é o dia mundial da amamentação. Nada foi tão desafiador. Nada foi tão mágico. Nutrir quem você mais ama com alimento do próprio corpo tem algo de sagrado. E nada de glamuroso. Força para todas as lactantes desse mundo que abdicam de todo o resto para estarem disponíveis para suas crias. Força para as mulheres que tentaram e não conseguiram. Respeito absoluto às que simplesmente não quiseram. E quanto a mim, às vezes ainda sonho que amamento e secretamente torço para que meu filho lembre alguma coisa do que vivemos durante esse 1 ano e 3 meses de ocitocina. E para quem quer muito amamentar, mas está prestes a desistir, busque apoio. Vale a pena. #diamundialdaamamentação #semanamundialdelalactanciamaterna 📸 @henriquesauer

Uma publicação compartilhada por Tainá Müller (@tainamuller) em

Ana Maria Braga foi mais uma mãe que compartilhou sua experiência com a hashtag:”Ver essa foto me deu uma saudade”, afirmou a apresentadora.

Leia mais:
:: Dói? O que a mãe come influencia no leite? Veja mitos e verdades sobre amamentação
:No Dia Mundial da Amamentação, onze mamães leitoras falam sobre as dores e as delícias da experiência

Leia mais
Comente

Hot no Donna