Mansplaining: Galvão Bueno provoca polêmica nas redes sociais após atitude machista em conversa ao vivo com Sandra Annenberg

Foto: Reprodução/Instagram
Foto: Reprodução/Instagram

Após a partida entre Brasil e México, nessa segunda-feira, 20, Sandra Annenberg viveu um episódio conhecido como mansplaining ao vivo no Jornal Hoje. A jornalista, que está na Rússia cobrindo a Copa do Mundo, mostrou-se emocionada por receber a visita da taça da Copa no estúdio da Globo.

Sandra estava falando sobre o fato de não poder tocar o objeto, e Galvão Bueno a interrompe para explicar justamente o tópico sobre o qual a jornalista estava falando. Mansplaining é um termo em inglês que designa situações em que um homem explica algo a uma mulher, de forma didática, como se ela não fosse capaz de entender ou não soubesse nada sobre o que está falando. Nessas situações, o homem dá a entender que sabe mais sobre um assunto do que a mulher.

No momento em que Sandra está dizendo por que não poderia tocar na taça, Galvão a interrompe e diz:

– Sandra, você já foi campeã do mundo jogando futebol?

– Infelizmente, não.

– Você é presidente da Fifa?

– Também não.

– Você só pode tocar na taça se colocar luvas, hein? É do protocolo.

– Eu sei disso tudo, Galvão.

Assim que o episódio acaba, Sandra ri da situação, e, logo em seguida, nas redes sociais, aparecem comentários sobre a atitude de Galvão.

“Galvão sendo desnecessário com a Sandra como se ela não soubesse das coisas”, escreveu uma usuária do Twitter. “Combo manterrupting + mansplaining ao vivaço: Galvão Bueno não só interrompeu a fala da Sandra Annenberg agora, como o fez para explicar aquilo que ela já sabia e estava justamente falando”, apontou mais um usuário.

“Homem sempre parte do pressuposto que mulher não entende nada de futebol né? O Galvão falando para Sandra que ela não podia tocar na taça porque ela não é presidente da fifa e nem ganhou jogos pelo Brasil. É evidente que ela sabia disso porque ELA FALOU NO COMEÇO Q NÃO PODIA TOCAR”, comentou outro usuário.

Leia mais:
:: Aplicativo calcula quantas vezes as mulheres são interrompidas por homens ao longo do dia
:: J. K. Rowling sai em defesa de escritora após episódio de “mansplaining” no Twitter
:: Fernanda Gentil fala sobre machismo nos estádios de futebol: “Se perdem, te chamam de piranha”

Leia mais
Comente

Hot no Donna