Primeira atriz negra a ganhar um Oscar, Halle Berry fala sobre a falta de diversidade em Hollywood

A eterna Mulher-Gato Halle Berry falou nesta semana sobre ser a primeira e única mulher negra a levar para casa o Oscar de Melhor Atriz. A norte-americana disse que a falta de diversidade em Hollywood era “de partir o coração”. As informações são da revista Glamour.

:: #DonnaRetrô: as famosas que deram um tapa na cara do racismo em 2015
:: Depois de boneco do Star Wars, crianças negras fazem campanha: “Não me vejo, não compro”

Halle, que completa 50 anos em agosto, venceu na categoria Melhor Atriz por Monster’s Ball em 2002. Ela esteve no The Makers Conferece, conferência, cujo tema são as mulheres neste ano, e que está acontecendo nos Estados Unidos. Já passaram por lá Caitlyn Jenner e America Ferrera e nesta terça-feira, foi a vez do painel com Halle, que abordou um dos temas que voltou à tona depois do anúncio dos indicados ao Oscar deste ano: a falta de elenco negro na premiação. Para ela, é desolador nenhum outro ator ou atriz negra ter levado o Oscar para a casa depois dela.

— Foi importante para mim, mas eu sabia na época que era algo maior do que eu. Eu acreditava que, naquele momento,  quando eu disse ‘A porta foi aberta hoje à noite’, que esta barreira havia sido quebrada. E me sentar aqui, quase 15 anos mais tarde, sabendo que nenhuma outra mulher negra tem andado por aquela porta é desolador. É de partir o coração — disse a atriz na conferência.

fhd001BLM_Halle_Berry_006

Em Monster’s Ball, a atriz vive a viúva de um presidiário que se envolve sexualmente com um homem racista

Este é o segundo ano consecutivo que a Academia, responsável pela entrega do Oscar, não teve indicados negros. Berry se junta a muitas outras atores e atrizes que têm criticado a organização do evento pela falta de diversidade. Lupita Nyong’o, George Clooney e Whoopi Goldberg também manifestaram suas insatisfações.

:: “A única coisa que separa as mulheres negras de qualquer outra pessoa é oportunidade”, diz Viola Davis em discurso no Emmy

Para Halle, os filmes hollywoodianos não têm sido verdadeiros por não mostrar a importância e envolvimento das pessoas negras na cultura americana.

— Como cineastas e atores, temos a responsabilidade de dizer a verdade — concluiu a atriz.

Leia mais
Comente

Hot no Donna