Quem é Priscilla Chan, a mulher que desperta o lado sensível de Zuckerberg

Por Caue Fonseca, Especial

Retratado por obras como o filme A Rede Social como um sujeito visionário, mas ambicioso, traiçoeiro e de poucos amigos, o bilionário Mark Zuckerberg surpreendeu o mundo na noite de terça-feira ao anunciar em seu perfil no Facebook que doaria 99% de sua fortuna – estimada em US$ 45 bilhões – em razão do nascimento da sua primeira filha, Maxima, com a esposa Priscilla Chan. O objetivo é “fazer do mundo um lugar melhor”.

Muito do lado sensível e filantropo do presidente do Facebook pode ser atribuído à convivência com Priscilla, com quem ele se casou em 2012 depois de 11 anos de namoro. A mulher de Mark contou um pouco da sua história e do casal em entrevista ao programa Today, do canal NBC, quando a mudança de status para “casado” na timeline de Mark chamou a atenção para a figura discreta de belos traços asiáticos ao seu lado.

:: Calendário Pirelli troca modelos por “mulheres notáveis por suas conquistas”
:: Família real divulga novas fotos da Princesa Charlotte, filha de Kate Middleton e Príncipe William

Os dois se conheceram quando ambos eram estudantes de Harvard, na fila do banheiro em uma festa da faculdade. Priscilla conta que, a princípio, não viu nada de muito genial em Mark. Pelo contrário, uma das suas cantadas levou a estudante a crer que não se tratava de um sujeito dos mais estudiosos:

– Ele me falou que preferia sair comigo em vez de ficar estudando para as provas do meio do semestre. Eu, que sou do tipo “estudante nota 10” mandei ele para casa estudar – contou Priscilla ao programa Today.

zuck2

(Reprodução)

Priscilla foi questionada ainda sobre outra característica de Mark: sua mania de usar casacos de abrigo em qualquer evento. Ela não se incomoda:

– Sou pró-casaquinhos. Ele usa um limpo todos os dias, então isso é o suficiente para mim. Mark recém descobriu um modelo mais bonito e mais confortável, e está muito contente. Ele só não pode usar em casamentos. Fora isso, usa onde quiser – brincou.

:: Tipo o beijo de Bruno Gagliasso e João Vicente: 5 vezes em que homens héteros deram um passo contra a homofobia

Filha de refugiados vietnamitas, Priscilla cresceu vendo a mãe trabalhar em dois empregos e servindo de intérprete para os avós, que não falavam inglês. O fato de ela ter chegado a Harvard fez com que a valorização da educação pública se tornasse uma bandeira pessoal. Em 2014, ela doou US$ 120 milhões para uma fundação de apoio à educação na região de Bay Area, em São Francisco.

zuck

(Reprodução)

Priscilla tem 30 anos, é pisciana e, depois de se formar em Educação na Universidade de Harvard, estudou medicina na Universidade da Califórnia. Hoje, ela é pediatra. Em 2012, os convidados da sua formatura foram surpreendidos com um casamento surpresa. À época, ela já manifestava vontade de ter filhos, embora declarasse “estar ocupada cuidando dos filhos dos outros.” Antes de Maxima, o casal enfrentou três abortos espontâneos.

O casal tem ainda um filhinho de quatro patas. Um pastor húngaro chamado Beast. E, sim, ele também tem um perfil próprio no Facebook, com 2,2 milhões de seguidores.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna