Rainha Marta: veja 5 curiosidades sobre a jogadora que é a maior artilheira da seleção

Foto: Reprodução/Instagram
Foto: Reprodução/Instagram

A jogadora Marta ganhou o Brasil e o mundo faz tempo. Na quinta-feira, ela foi anunciada pela ONU Mulheres como Embaixadora da Boa Vontade. Com o título, a atacante vai lutar (ainda mais) pela igualdade de gênero e empoderamento, inspirando mulheres e meninas a desafiar estereótipos, superar barreiras e seguir seus sonhos e ambições, inclusive no esporte.

Marta Vieira da Silva tem 32 anos e é a maior artilheira da história da Seleção Brasileira, superando o jogador Pelé. E essa não é a primeira participação de Marta em projetos da ONU. Ela já foi embaixadora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), cujo objetivo é trabalhar para erradicar a pobreza no mundo.

Conheça outras curiosidades sobre a vida da “Rainha Marta”:

Ela foi criada pela mãe

Marta nasceu no pequeno município de Dois Riachos, em Alagoas, em 1986. Cresceu em uma família humilde do cerrado do Nordeste. O pai abandonou a mulher e os quatro filhos quando Marta tinha apenas um ano de idade. A mãe, Dona Tereza Vieira de Sá, criou as crianças.

Ela jogava futebol descalça na rua e era evitada pelos meninos

Desde pequena jogava futebol de rua. Muitas vezes descalça, ela sofreu muito preconceito por gostar do esporte e era evitada pelos garotos.

Ela fez mais gols que Pelé

Marta entrou na Seleção Brasileira em 2003 e é a maior artilheira da história vestindo a camisa verde e amarela. Em 2015, a camisa 10 superou a marca de 95 gols de ninguém menos que Pelé.

Ela é a única a ter os pés gravados na Calçada da Fama do Maracanã

Marta foi a primeira (e até então única) mulher ater os pés gravados na calçada da fama do Maracanã. Pelé, Zico, Romário e Garrincha são alguns dos nomes que figuram ao lado dela no seleto grupo.

Cinco vezes a melhor do mundo

Marta ganhou 5 vezes Bola de Ouro pela Fifa. Cinco vezes consecutivas! É o mesmo número dos craques Cristiano Ronaldo e Lionel Messi.

 

 

Leia mais:

:: Queremos Marta! Torcedores pedem por camisa oficial da jogadora
:: Marta é eleita uma das 20 atletas mais dominantes do mundo ao lado de apenas outras quatro mulheres

 

Leia mais
Comente

Hot no Donna