Rolling Stones e suas musas inspiradoras década a década

De Anita Pallemberg a Luciana Gimenez, veja quem são as mulheres que marcaram a história do grupo

Anita Pallemberg e Mick Jagger | Foto: AFP
Anita Pallemberg e Mick Jagger | Foto: AFP

Um slogan na década de 1960 provocava: “ Você deixaria sua filha se casar com um Rolling Stone?”. A frase criada pelo empresário Andrew Loog Oldham traduzia a fama de rebeldes e pegadores no início da carreira.

Com ou sem campanha publicitária, o fato é que, o longo de 50 anos no show business, a banda realmente acumulou incontáveis e icônicas conquistas.  Enquanto muitas passaram anônimas, outros nomes são indissociáveis da história do grupo.

Apenas o baterista Charlie Watts, o mais discreto, está casado desde 1964 com a mesma mulher, a britânica Shirley Ann Shepherd. Mick Jagger e Keith Richards, por outro lado, rendem manchetes desde sempre por conta de seus amores.  Tanto agito rendeu até a criação da controversa Some Girls, canção do disco homônimo da banda lançado em 1978. A letra descreve experiências sexuais de Jagger com mulheres (especialmente tietes) de todos os cantos do planeta.

Os Stones se apresentam em Porto Alegre nesta quarta no Beira-Rio. Para entrar no clima, relembramos algumas garotas que foram suas musas inspiradoras.

ANOS 60

Marianne Faithfull marcou de forma particular o início da carreira dos Stones: ficou com quase todos os integrantes do grupo até decidir namorar Mick Jagger. A bela foi um dos ícones da Swinging London, período marcado por grande efervescência na música, no comportamento e na moda, entre outras manifestações artísticas em Londres. Lançou-se como cantora com As Tears Go By, dos Stones, e ajudou a compor Sister Morphine.

marianne Selfridges Campaign 1966

Veja também:

:: “Mick Jagger pensava ser maior do que os Stones”, diz Keith Richards
:: Rolling Stones cancelam show na Austrália após morte da namorada de Mick Jagger

Anita Pallenberg, modelo italiana e designer que circulou pela cena do rock, foi responsável por muitas reviravoltas amorosas: namorou Brian Jones, guitarrista que foi um dos fundadores dos Stones, e o trocou por Keith Richards. Este ficou com Anita de 1967 a 1979 e com ela teve seus três primeiros filhos. Foi a inspiração para músicas como You Got The Silver, cantada por Richards. Compartilharam uma trajetória de puladas de cerca mútuas e prisões por uso de drogas. Anita contracenou com Jagger no filme Performance (1970, foto abaixo), ocasião em que se envolveram além da ficção. É frequentemente referida como “a garota que quase quebrou os Stones” por conta dos bafos da época.

anita performance-01-g

Anita e Mick Jagger Foto: Divulgação

Na virada para os anos 70, Jagger conheceu a atriz e modelo americana Marsha Hunt, por quem era apaixonado: uma coleção de cartas de amor do músico para ela, escritas em 1969 e na qual o rock star citava o relacionamento simultâneo com Marianne, foi leiloada em milhares de dólares. Marsha teria inspirado a música Brown Sugar.

ANOS 70

O estilo de vida dos rapazes continuava intenso, mas neste período Jagger teve um longo relacionamento
com a nicaraguense Bianca Peres Moreno de Macías. O casamento, em 1971 (foto abaixo), a alçou rapidamente ao posto de jet-setter da década. Bianca Jagger inspirou as músicas Luxury e Respectable. Em 1978, ela pediu o divórcio por ter sido traída (Jagger já estava ficando com a modelo Jerry Hall).

Casamento de Mick e Bianca | Foto: AFP

Casamento de Mick e Bianca | Foto: AFP

O primeiro casamento de Ron Wood também durou de 1971 a 1978. O guitarrista se casou com uma groupie profissional, a inglesa Krissy Findlay (que teve histórias com Eric Clapton, George Harrison, John Lennon e Jimmy Page). Wood, por sua vez, durante a união com Krissy, se envolveu com a ex-mulher do beatle George Harrison, a modelo Pattie Boyd, que mais tarde se casou com Eric Clapton.

ANOS 80

Jerry Hall namorava o cantor Bryan Ferry e já era uma top de sucesso, tendo estampado dezenas de capas de revista, quando conheceu Mick Jagger. A sex symbol oitentista foi a homenageada da música
Miss You. Entre muitas turbulências públicas, tiveram quatro filhos e ficaram juntos até 1998. A modelo texana disse em sua biografia que foi a responsável por trocar o vício de Jagger em heroína pelo vício em sexo.

Jerry Hall em campanha da Chanel | Foto: Divulgação

Jerry Hall em campanha da Chanel | Foto: Divulgação

O casamento de Mick e Jerry foi anulado em 1999 (Jerry alegou que a cerimônia hindu não tinha validade), quando nasceu o filho do cantor com a brasileira Luciana Gimenez. Hoje, Lucas (foto abaixo) está com 16 anos. Em sua passagem pelo Brasil, Mick deu uma entrevista para Luciana que vai ao ar na noite desta quarta-feira.

Foto: arquivo pessoal

Foto: arquivo pessoal

Ron Wood, em 1985, casou-se com a modelo Jo Karslake, com quem ficou por 23 anos.
Em 1983, Keith Richards se aquietou ao lado da modelo Patti Hansen (foto abaixo), com quem está casado até hoje.

Foto: AFP

Keith Richards e Pattie Boyd | Foto: AFP

ANOS 90

Enquanto os outros andavam mais sossegados, Mick Jagger seguiu com suas conquistas famosas. Em 1990, no camarim de um show em Paris, ele encontrou seu amigo Eric Clapton namorando uma
modelo de 23 anos: Carla Bruni. A cantora francesa era enlouquecida pelo líder dos Stones desde adolescente e teria realizado seu “sonho de consumo” ao ficar com o rock star. A história é narrada
na obra Carla – Uma Vida Secreta, de Besma Lahouri.

afpcarla
Também Angelina Jolie teria feito parte do harém depois da gravação do clipe Anybody Seen My Baby? (1997). Duas biografias não autorizadas indicam o fato. Angelina era casada na época com o ator Jonny Lee Miller, e Jagger teria ficado obcecado pela atriz.

Veja o clipe com Angelina Jolie:

Logicamente, estas não são as únicas “pedradas” dos Stones ao longo dos anos, mas certamente estão entre as mais famosas. E você, homenagearia que outras musas vinculadas à história da banda ? Deixe seu comentário.

Leia mais sobre a passagem dos Stones pela Capital gaúcha
:: Tudo que você precisa saber sobre o show dos Rolling Stones em Porto Alegre
:: FOTO: os Rolling Stones já estão em Porto Alegre
:: Especial: todos os passos para chegar ao show dos Stones em Porto Alegre

Leia mais
Comente

Hot no Donna