5 destinos para quem quer fugir da folia neste carnaval

Photo by Laureano Contreras on Unsplash
Photo by Laureano Contreras on Unsplash

E o mês de fevereiro já está aí e junto com ele, o carnaval! Para os foliões de plantão, esta é a época mais aguardada do ano. Agora para aqueles que querem curtir o feriado longe das multidões, elencamos cinco destinos para quem busca um carnaval tranquilo. Em todos eles, o período que compreende o Carnaval é justamente um dos mais propícios para a viagem, devido ao clima.

Tulum, México:

Photo by Spencer Watson on Unsplash

Foto: Spencer Watson on Unsplash

Na Riviera Maya, a cerca de duas horas de carro de Cancún, é um sítio arqueológico que antigamente era uma cidade da civilização maia. É o único sítio arqueológico do mundo situado na beira do mar. Além da história, o que mais encanta em Tulum é a beleza natural.  É um destino super astral, em clima praiano e ultra descontraído – há, inclusive, restrição de energia elétrica à noite – mas com ótimas opções de hospedagem. Foi eleito o “destino do ano” em 2015 pelo portal TripAdvisor e está cada vez mais popular.

O que fazer: a visita ao sítio arqueológico, pirâmides, praias e cenotes – espécies de cavernas embaixo d’água –  são as principais programações por lá.

Característica do clima em fevereiro: tempo seco, com temperaturas entre 20ºC e 28ºC.

Nassau, Bahamas:

Photo by Dan Gold on Unsplash

Foto: Dan Gold on Unsplash

A capital das Bahamas fica dentro da New Providence Island, o principal centro comercial do país da América Central. Com cerca de 250 mil habitantes, a cidade tem um porto atrativo, uma arquitetura que reflete a colonização européia e praias de areia branquinha e água azul cristalina. O clima é tropical, com temperaturas que variam de 20 a 33ºC ao longo do ano. É necessário ter certificação internacional de vacina contra a febre amarela para entrar nas Bahamas.

Característica do clima em fevereiro: tempo seco, até o mês de maio. Os meses de junho até outubro são chuvosos.

O que fazer: se hospedar em resorts all inclusive para curtir as praias são o principal atrativo da cidade. Além disso, Nassau possui três fortes (Fort Montague, Fort Charlotte e Fort Fincastle) para quem curte história. E uma visita à destilaria John Watling’s para acompanhar a produção de rum é uma boa pedida.

Amazônia:

Photo by Dan Roizer on Unsplash

Foto: Dan Roizer on Unsplash

Sessenta por cento  do território da maior floresta tropical do mundo fica no Brasil e o resto fica situado em outros oito países da América do Sul. A floresta amazônica tem cinco milhões de quilômetros quadrados de extensão e é considerada desde 2009 uma das novas Sete Maravilhas da Natureza. É o maior bioma terrestre do planeta. Uma boa alternativa para quem quer conhecer a região é ter como base a cidade de Manaus, no Amazonas, e incluir a visitação à floresta.

O que fazer: há dois parques nacionais para visitação – o Parque Nacional do Tapajós e o Parque Nacional do Pico da Neblina. Outras atividades geralmente organizadas por agências são  focagem (passeio de observação) de jacarés, caminhada pela mata, visita a uma comunidade indígena, pesca de piranha, ida ao encontro das águas e passeio para ver o boto cor-de-rosa.

Característica do clima em fevereiro: úmida e quente. Os barcos podem percorrer percursos maiores e é possível fazer passeios de canoa pelos igapós (floresta inundada).

Belize:

davy-steinhauer-533710

Foto: Davy Steinhauer on Unsplash

É um pequeno estado soberano pertencente à Comunidade das Caraíbas e situado na costa nordeste da América Central, na fronteira com o México e a Guatemala. Belize tem pouco mais de 22 km² de área e população de pouco mais de 300 mil habitantes, dividido em seis distritos. Apesar de toda a beleza do território  – com praias paradisíacas – ainda é pouco conhecido: recebe cerca e 300 mil turistas por ano.

O que fazer: as praias mais procuradas por turistas são Caye Caulker e San Pedro. Praticar snorkel ou mergulhar na Blue Hole (local que supostamente traz pistas sobre o colapso da civilização maia) é uma programação indispensável. Estenda a programação de snorkel também para a barreira de corais: é em Belize que fica a segunda maior do mundo (atrás apenas da Austrália). Também há dois sítios arqueológicos maia para quem curte história: Xunantunich e Caracol.

Característica do clima em fevereiro: estação seca e quente, até maio.

Punta del Diablo, Uruguai:

paz-arando-253490

Foto: arquivo pessoal

Uma das praias mais descoladas do Uruguai, Punta del Diablo fica no departamento de Rocha e é basicamente uma vila de pescadores, com população fixa de cerca de 650 pessoas. É um destino pitoresco, onde há pouca infraestrutura, estradas de chão e arquitetura antiga. Ideal para quem quer ficar em um lugar calmo, com estilo simples, mas muito charmoso,  e se “desconectar” da civilização. Punta del Diablo equilibra tranquilidade e agitação, já que está em crescimento constante e recebe muitos turistas brasileiros e argentinos no verão.

O que fazer: visitar as praias é a melhor programação. Procure estar de carro, para poder se deslocar. Playa de Los Pescadores, Playa de la Viuda e Playa del Rivero são as mais procuradas. Uma boa alteranita é conhecer também a região de La Pedrera (distante cerca de 100 km) e Cabo Polônio (a cerca de 60 km).

Característica do clima em fevereiro: verão, com precipitação média mensal de 103 mm.

Leia mais
Comente

Hot no Donna