10 lugares na América do Sul, América Central e no Brasil para viajar com crianças | Vanessa Martini

Piscamos e o ano está quase acabando. daqui a pouco as crianças vão entrar em férias e você precisa organizar as férias da família. Com o dólar e o euro nas alturas, a dica é aproveitar destinos que são mais amigos do bolso – e é pensando nisso que a Claudia Bins, autora do blog Mezzomondo e As Passeadeiras listou algumas sugestões para quem não abre mão de viajar com os filhos.

Mais dicas da Vanessa?
:: Newborn: o que você precisa saber para fazer um ensaio de fotos do bebê
:: Conheça os oito erros mais comuns das mães de primeira viagem
:: E agora? Meu filho não quer comer

Mas primeiro, cinco dicas gerais que servem para qualquer destino:

• Verifique toda a documentação necessária bem antes da viagem. Não deixe para a última hora pois problemas sempre podem acontecer. Lembre-se que crianças desacompanhadas dos pais (mesmo que de um deles somente) precisam do formulário de autorização.

• Consulte o pediatra antes da viagem e pergunte quais remédios deve levar e quais vacinas deve tomar, se for o caso. Pegue as receitas e prepare a farmacinha. Também aqui existem várias listas prontas na internet, com sugestões.

• Quem viaja com crianças pequenas precisa respeitar o ritmo delas. É importante parar e descansar a cada 2 ou 3 horas, beber bastante líquido e levar um lanchinho na bolsa, para alguma emergência.

• Conheça bem sua família e preste atenção nos sinais de cansaço ou stress das crianças (do marido também!). Aja rápido para evitar que a situação desenvolva e, na medida do possível, evite situações que você já sabe que trarão problemas.

• Tenha paciência. Normalmente as crianças respondem ao estado de espírito dos pais. Pais tranquilos passam tranquilidade aos filhos.

5 destinos na América do Sul e América Central:

Bariloche:

No verão? Sim, porque não? A cidade é gracinha, tem ótimos restaurantes e passeios que são ótimos de fazer no verão, tais como: fazer a Rota dos 7 Lagos, conhecer o Parque Nacional Nahuel Hualpi, fazer o Cruce de Lagos, tour ao Parque Nacional Lanin e passear de barco no lago Huechulafquen), visitar a cascata Los Alerces e os tradicionais Cerros Campanário, Catedral, Otto, Bayo e Tronador.

Bariloche

• Peru:

Sim, visitar o Peru é possível com crianças. Eu acredito que a partir dos cinco anos elas aproveitam melhor. É preciso algumas precauções por conta da altitude, que servem para os adultos também, mas li vários relatos de viajantes experientes contando que as crianças se adaptaram melhor que os adultos.

Peru

• Panamá:

O Panamá é um país que está, cada vez mais, em evidência como destino para os brasileiros. Apesar de estar longe de ser excelente em termos de infraestrutura, oferece muitas opções bacanas para famílias tais como uma visita ao Canal do Panamá, San Blas, Bocas del Toro, etc. A Cidade do Panamá tem vários restaurantes excelentes e a parte antiga, conhecida como Casco Viejo é muito bacana de visitar.

• Colômbia:

Outro destino que vem ganhando força entre os brasileiros. Aqui também é preciso entender que a Colômbia ainda está em desenvolvimento turístico, portanto a infraestrutura pode deixar a desejar. Por outro lado, é rica em história e tem as ilhas no Caribe Colombiano que são bastante atraentes. Informe-se antes sobre os períodos de ocupação pois em determinadas épocas podem ficar bem lotadas

• Patagônia chilena:

O pequeno país oferece um sem número de opções para quem quer férias em família. Algumas, inclusive, bem pouco convencionais, que podem incluir a Patagônia Chilena, para aquelas famílias mais aventureiras, assim como a região do deserto do Atacama. O Parque Torres del Paine é um destino incrivelmente belo, propício a trekkings, passeio em geleiras, cavalgadas, pescarias e com direito a visitar pinguineras, ver guanacos, raposas e, quem sabe, até pumas pelo caminho.

Torres del Paine

 

5 destinos para visitar com os pequenos no Brasil:

Que tal experimentar fazer roteiros que combinem descanso, diversão e cultura? Muitos dos destinos aqui são melhor aproveitados se feitos de carro, o que dá bastante flexibilidade para a família viajante:

• Serra Gaúcha além de Gramado e Canela:

Eu adoro Gramado e Canela, mas a Serra  oferece muitas outras atrações em cidades próximas que irão encantar os visitantes no inverno ou no verão. Passeio na Maria Fumaça, Picnic em vinícolas, passeio nos Caminhos de Pedra e gastronomia de primeira em Bento Gonçalves, para começar. Uma visita ao Templo Budista em Três Coroas, seguido do Parque das Cachoeiras e um passeio ao redor do Lago São Bernardo em São Francisco de Paula. Para finalizar, que tal uma aventura pelos cânions com direito a paisagens deslumbrantes? Um roteiro para uma semana de muitas delícias.

• Paraty, RJ:

Excelente alternativa no litoral fluminense, a 245 km da cidade do Rio de Janeiro, Paraty é linda e uma das mais bem preservadas cidades do período colonial brasileiro. Passeios de barco, de carruagem, banho de cachoeira e visita à encantadora cidadezinha são algumas das dicas.

• Petrópolis, RJ:

Qual criança não fica encantada em saber sobre reis e rainhas? Petrópolis é a chance de contar sobre o passado imperial brasileiro. Visitas ao Museu Imperial, Palácio de Cristal e à Casa Encantada (Santos Dumont) são alguns dos passeios imperdíveis.

• Ouro Preto, MG:

Outro passeio encantador que reúne natureza, história, arte e gastronomia excelentes é visitar as cidades históricas mineiras. Ouro Preto, Mariana, Tiradentes são algumas das opções que podem ser visitadas durante as férias. Uma parada estratégica em Brumadinho, para conhecer o Instituto Inhotim, cachoeiras, passeios de trem, visitas a minas de ouro e, para descansar, uma fazenda do período colonial tudo regado a excelente culinária mineira. Não são férias perfeitas?

• Bonito, MS:

Destino mais que perfeito para os amantes da natureza, muitas vezes injustamente pensado como um destino para adolescentes e adultos somente, Bonito oferece, sim, muitas opções para crianças menores que curtem natureza. Oportunidade única para visitar o Pantanal, mergulhar em águas límpidas, ver inúmeros bichinhos em seu habitat natural, Bonito é lindo demais.

Leia mais
Comente

Hot no Donna