5 frases que as plus size não aguentam mais ouvir

Mesmo que com a melhor das intenções, frases como "falo para emagrecer por causa da sua saúde" são verdadeiros clichês para os ouvidos das gordinhas

Preta Gil, Queen Latifah e Fabiana Karla: top três musas plus size
Preta Gil, Queen Latifah e Fabiana Karla: top três musas plus size Foto: Banco de Dados ZH

Peço licença do mundo da cultura pop hoje para falar sobre um tema que já foi quase tabu, mas que ganha mais e mais espaço a cada dia: o universo das – e dos! – plus size. Já havia abordado o assunto no blog da Gabi Chanas há algum tempo (clique aqui para ver), mas o comentário inocente de uma senhora no shopping me fez ter vontade de falar novamente sobre o dia-a-dia das gordas. Pausa (sem drama!): pode usar o termo gorda sem medo, tá? Não é um xingamento, apenas uma característica.

Quer ler outras colunas da Thamires no Donna?
:: 10 motivos para (ainda) amar as Spice Girls
:: Por que vale a pena baixar o Snapchat
:: 10 anos do Orkut: 5 motivos que tornaram a rede social inesquecível
:: De Valesca a Breaking Bad: 10 personagens para incorporar no Carnaval

Ok, voltando para a tia fofa que me abordou com a melhor das intenções. Enquanto eu fazia careta para a arara da loja por não achar minha numeração (que vai além do 42, como vocês podem imaginar), ela veio saber que mal me afligia.

? O que houve, moça?

? Não encontro esse blazer pink do meu tamanho. A grade só vai até o 40, pelo visto. Gordinha sofre! ? brinquei.

? Ah, mas não se preocupa, você tem um rosto tão bonito! – disse ela, tentando melhorar minha cara de poucos amigos.

Aqui, a intenção foi só ser simpática, mas não é sempre assim. Puxei na memória as frases que mais ouvi durante os 23 anos que vivo com quilinhos a mais. Quem se identifica também?

? Você tem um rosto tão bonito!
É quase um eufemismo para lhe chamar de gorda. Considere um elogio de compensação, já que a pessoa “não pode” falar bem do seu corpo – e dá aquele jeitinho para dizer algo agradável. Só para avisar: está permitido elogiar o cabelo, a maquiagem ou o brinco, e não precisa se intimidar para elogiar nosso vestido também. Mas, por favor, nada de “esse pretinho básico te emagreceu, tem que usar sempre”. Não é porque somos gordas que queremos parecer mais magras, ok? Prefiro deixar os truques visuais – que, afinal, não diminuem minha circunferência – de lado e usar aquela saia de poá que me deixa redondinha, mas é exatamente o tipo de peça que me agrada.


Melissa McCarthy, uma das minhas musas plus size desde que vivia a personagem Sookie, de Gilmore Girls (aka melhor série do mundo). Deve ter ouvido tantas vezes sobre o rostinho bonito, não é?

? Não quer um tamanho maior?
Não, querida vendedora, eu convivo com essas dobrinhas há bastante tempo e sei que número de calça preciso usar. Se estiver justinha e eu me sentir bem assim, por que não? Gordas não precisam usar somente legging e camisetão.

? Tem certeza que vai comer sobremesa?
Pode ser inconsciente, eu sei – ou tento acreditar -, mas as pessoas têm uma mania irritante de prestar atenção a tudo que os gordos comem. Se a prima magra pediu pizza – ainda que quatro pedaços – e você escolheu massa naquele jantar de família, pode apostar que só você será alvo de olhares incriminadores da tia que está sentada na ponta da mesa. É como se as plus size (fofinhas jamais será sinônimo para gordo aqui) precisassem se sentir culpadas por não estar comendo salada enquanto se chibatam por não vestir 36 também. Keep calm e cuide só do seu próprio prato!


Broke Elliott, que interpreta a advogada gordinha mais bem-vestida ever no seriado Drop Dead Diva
? Não é por mal que digo para você emagrecer, é por causa da sua saúde!
Abre alas para o maior mito sobre as pessoas com um pouquinho mais de gordura abdominal: não é porque você não tem corpo de modelo que não é saudável! A maioria das gordinhas que eu conheço fazem academia ou caminham, adoram salada e grelhados, mas também comem chocolate e não dispensam uma cerveja com os amigos. E por que não emagrecem? Posso enumerar mil razões: genética do mal, não quer se privar dos pequenos prazeres culinários ou simplesmente está feliz com o corpo que tem. Simples assim.


Lily Allen não é plus size, mas conhece o efeito sanfona como ninguém. A gente sabe que você já deve ter ouvido várias das frases dessa lista também, gata!

? Já tentou alguma dieta?
Tenho certeza que a resposta é quase unânime: JÁ! Mas aqui entra mais uma invasão de privacidade insconciente que as gordas sofrem – ou alguém pergunta para uma magrinha por que ela não engorda? Provavelmente a pessoa já tentou não uma, mas as mais variadas e malucas dietas que você pode imaginar. Já deve ter passado uma semana comendo só sopa, dispensado carboidratos, ingerido somente ovos e todos aqueles truques que enchem as páginas de revistas de emagrecimento. Deu certo? Talvez por um tempo, mas se tem alguém fazendo a perguntinha cretina, o efeito milagroso acabou.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna