Um tour pela rota dos vinhos do Vale do São Francisco, em Pernambuco

Fotos: Fernanda Costa Gama
Fotos: Fernanda Costa Gama

Estivemos em uma viagem da Rota dos Vinhos Mercure (da rede de hotéis Accor) para conhecer o melhor de Salvador e explorar a região dos vinhos do Vale do São Francisco, um local que não conhecíamos e que nos surpreendeu muito.

O Vale de São Francisco fica em Pernambuco, perto de Petrolina e é famoso por sua condição climática para produção de vinhos e frutas.

Em meio ao clima árido do sertão, a região é capaz de produzir até cinco safras a cada dois anos com vinhos jovens, leves e aromados. São cerca de 300 dias de sol forte durante o ano, aliado à irrigação com águas do rio São Francisco.

rio3

A região é a segunda do país no que se refere à produção de vinhos finos. O Vale do São Francisco é conhecido por ser a única região do mundo capaz de produzir vinhos durante todo o ano, e cerca de 15% da produção nacional provém da região.

Não é a toa que o lugar está cheio de fazendas, com frutas para exportação (principalmente manga, uva e melancia) e claro, vinícolas. Os vinhos produzidos na região são jovens e refrescantes, com acidez acentuada. Ao total são cinco vinícolas na região, sendo as mais famosas a Miolo e a Rio Sol (conhecida oficialmente como Vitivinícola Santa Maria). Esta segunda tivemos a oportunidade de conhecer e foi um passeio lindo. 

IMG_2299

A vinícola fica a cerca de 60 km de Petrolina, na cidade de Lagoa Grande. A fazenda produz de 15 a 20 tipos de vinhos e espumantes, entre eles: Rio Sol, Adega do Vale, Vinha Maria, Rendeiras e Paralelo 8. A Rio Sol está há 13 anos no mercado, utilizando o melhor campo experimental do mundo.

IMG_2300

A Rio Sol cobra R$170,00 para um passeio completo que inclui visita aos parreirais, almoço  e um passeio de catamarã pelo Rio São Francisco (esse infelizmente não tivemos tempo de fazer). No passeio, os turistas também conhecem de perto todas as etapas do processo de fabricação dos vinhos. Muito astral!

A sugestão? Aproveite para curtir o melhor de Salvador, ali pertinho, com as melhores acomodações – veja mais no Spice – e tire um dia para conhecer o Vale de São Francisco. Quer estender seu passeio e explorar mais a região? Você pode optar por incluir no roteiro um passeio às ilhas do São Francisco, como a Ilha do Fogo, fazer a trilha da Caatinga, visitar o Museu da Fauna, entre outras atrações.

rio12

Leia também
:: My Trip: o aplicativo que cria roteiros personalizados para sua viagem
:: O que uma mulher precisa saber na hora de viajar sozinha

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna