Bella Falconi: musa do fitness revela segredos para conquistar o abdômen trincado

Modelo vem a Porto Alegre no dia 22 de agosto para a palestra "Diga-me Sobre o Sucesso", na Casa Vetro

Quem olha a foto ao lado não imagina que, há quatro anos, Bella Falconi passava à base de pizza e, às vezes, um fast food no meio do noite. E nunca resistia a apenas um bombom depois do almoço. Academia? Só quando a jornada de trabalho sem hora para acabar em um banco nos Estados Unidos permitia – a mineira mudou-se para lá aos 21 anos.

Mas, um dia, a rotina sem regras da jovem mudou. Não é que o problema estivesse apenas no peso. Típica falsa magra, ela nunca via o ponteiro da balança ultrapassar os 50 quilos. Mas depois de um check-up, o susto:  pedras rins e com o colesterol alto. Nada fora do normal para quem tem Mc Donalds a disposição em cada esquina, como no país norte-americano, para o qual ela se mudou aos 21 anos. Voltou para a academia em 2011, mas não hesitava em se apropriar de uma daquelas desculpas que todas nós damos para faltar ao treino naquele dia de preguiça. O corpo começava a melhorar, só que ainda não estava nem perto do que a bancária queria. Até que um dia, ao hospedar uma atleta fitness esposa de um amigo em comum em casa, veio a curiosidade.

– Como você conquistou esse abdômen trincado? Malho, mas nunca consegui.

– Você tem prestado atenção a sua alimentação?

©Aurelie Cassin-9763

Foi então que caiu a ficha. No dia seguinte, Bella Falconi acordou às 5h e encarou o treino na academia mais a sério. Depois do trabalho, foi para a cozinha e preparou todas as refeições do dia seguinte. E nunca mais parou. Para incentivar a si mesma, começou a postar no Instagram cliques do dia a dia na academia e das refeições. No começo, eram apenas amigos e conhecidos, mas o público foi crescendo. Hoje, o perfil @bella.falconi acumula mais de 1 milhão de seguidores que acompanham a vida da modelo fitness, conhecida como “musa do abdômen trincado”. Com tantos gominhos assim, alguém tem coragem de questionar o título?

– As pessoas me pedem muitas dicas e querem saber como eu consegui mudar meu estilo de vida. Fui autodidata, aprendi tudo o que precisava para dar o start nesta jornada sozinha. Mas, como a responsabilidade de ajudar os meus seguidores a também conquistarem seus objetivos é enorme, comecei a investir em formação. No ano que vem, termino minha graduação na Kaplan University em Nutrição – conta.

Uma das representantes da geração fitness que tomou conta das redes sociais – e que conta com nomes como Gabriela Pugliesi e Carol Buffara -, Bella acredita que os perfis das fitmaníacas incentivam quem quer largar o sedentarismo, mas precisa de um exemplo real.

– Essa onda fitness chegou como uma tendência. Hoje em dia, a moda é correr, se exercitar e comer bem. As pessoas realmente enxergaram os benefícios da coisa, e isso se tornou o lema de vida de muitos. Por isso os blogs e instagrams fitness dão tão certo. Quem não quer dicas para ser saudável e viver de bem com a vida, não é?

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Marmita lifestyle

Para conquistar o corpão, Bella garante que seu investimento é muito mais em boa alimentação do que em horas a fio na academia. Para não escapulir e seguir à risca a dieta que inclui seis refeições diárias, a saída é preparar os pratos com antecedência e separar em pequenos potinhos.

– Pode até não ser glamoroso, mas foi fundamental para que eu atingisse minha meta – explica.

Sem comer carne vermelha há dois anos, a modelo escolhe principalmente proteínas magras, como frango, peixe e clara de ovo. O cardápio ainda inclui carboidratos complexos, como quinua, arroz integral, batata doce e grão de bico. Gordura? Só as vegetais e consideradas “boas”, como as castanhas, azeite de oliva e abacate.

– O fato de fazer seis refeições ao dia foi crucial para acelerar meu metabolismo e também vale para aqueles que querem emagrecer: a dica é comer mais vezes ao dia e em porções menores. Passar fome é a pior coisa para o nosso corpo, independente do objetivo – ensina.

Bella também aboliu o sal como tempero nas refeições. O único sódio que entra na dieta é o natural, obtido de alimentos. Enlatados, frituras e refrigerante também não têm vez na lancheira da atleta. Mas também dá para escapar de vez em quando. Duas vezes por semana, Bella se deu carta branca para ter refeição livre, com o que estiver com vontade de comer. E o que ela prefere?

– Cheesecake e vinho! É a única bebida de álcool que tomo, pelos menos duas taças por semana – revela.

Nada de projeto verão!

Para quem quer conquistar o abdômen definido de Bella, a regra é clara: não é com alguns meses só de malhação que as curvas se definem. Mesmo com a rotina atribulada, que inclui trabalho, tarefas de casa e vida social, com foco é possível se adaptar. Mas nada de projetos a curto prazo: o que funciona mesmo é uma mudança de hábitos permanente.

– É perfeitamente possível ver resultados dentro de apenas alguns meses, porém, mediante duas condições essenciais: a não desistência e a consistência. Começar sem parar no meio do caminho, e fazê-lo de forma constante, sem “férias”. O que funciona, na minha opinião, é a mudança: da pessoa que você é para aquela na qual você quer se tornar. E isso não é um projeto, mas sim uma meta –  aconselha a modelo.

Quer conhecer mais sobre o cardápio de Bella? 

A musa fitness nos contou como é o cardápio básico de um dia. Vem ver:

Café da manhã
2 fatias pão Ezekiel com peanut butter
Omelete de 4 claras e 2 gemas

Lanche da manhã
Frango
Arroz integral
Aspargos

Almoço
Salmão
Batata doce
Brócolis

Lanche da tarde
Frango
Vagem
Quinoa

Lanche da noite
Panqueca de whey
Aveia

Janta
Frango
Salada

:: Receitas da Bella: aprenda a fazer suco detox e brigadeiro de whey protein

Na academia: os exercícios preferidos de Bella

– Oblíquo, em pé, no cabo (3×15 cada lado)

– Abdominal pullover na bola com halter (3×15)

– Knee tuck sentado no banco (3×20)

– Prancha na bola (3 séries de 1 minuto cada)

– Cable montain climber (3X15)

“Esses exercícios são importantes para o ganho de força. Quanto mais forte seu abdômen for, um melhor suporte é adquirido para a execução de outros exercícios. Mas a alimentação é a peça-chave para que essa definição seja aparente. Cada organismo reage de um jeito, por isso é  importante consultar um médico ou especialista antes de começar qualquer dieta ou exercício físico”

Encontro com a musa fitness

Bella vem a Porto Alegre no dia 22 de agosto para a palestra Diga-me Sobre o Sucesso, em que desfaz mitos sobre dietas, fala da importância dos exercícios físicos e da alimentação balanceada.

Onde? Casa Vetro (Rua Veríssimo do Amaral, 150. Porto Alegre)
Horário: 20h
Ingressos: R$ 100 (1º lote)
Pontos de venda: Live Moinhos (Rua Florêncio Ygartua, 181, loja 3); Live Bela Vista (Avenida Nilópolis, 545, loja 10), De Conto e Flex Nutrition

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