Bem-estar, fitness e autoconhecimento: coach Carla Lubisco lança projetos na Capital

Foto: André Ávila
Foto: André Ávila

Camila Maccari, especial

Não existe beleza sem saúde: com esta premissa, uma das personal trainers mais conhecidas de Porto Alegre guiou centenas de alunos nos últimos 40 anos. Carla Lubisco é categórica: estimula que as pessoas não tenham como objetivo apenas um corpo esculpido, e sim uma compreensão mais orgânica do resultado final:

– Tudo está integrado e parte de uma qualidade de vida, interior e exterior.

Fiel a esses preceitos, a coach de bem-estar – que se divide entre Rio de Janeiro e Porto Alegre – acaba de inaugurar dois novos serviços na capital gaúcha: o Mulher 40+ e o Treino Consciência Corporal Mindfulness by Carla Lubisco. Carla, 53 anos, é conhecida por assessorar empresários e socialites, como Narcisa Tamborindeguy, que a procuram em busca de um plano de qualidade de vida. Com o Mulher 40+, o público fica mais específico: o limite da idade está relacionado às mudanças significativas desta fase de vida. No entanto, por mais que seja voltado para um nicho, a palavra-chave segue a mesma: hábito.

–  Querer emagrecer, voltar a trabalhar, praticar exercícios físicos, ficar mais bonita: tudo leva tempo e demanda a inserção de um novo hábito na rotina – explica Carla.

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E é do hábito que vem o método de trabalho. Por um período que varia entre três e seis meses, ela acompanha semanalmente o cliente. Nos encontros, ajuda a estabelecer metas e plano de ação – tudo, segundo ela, com uma boa dose de autoconhecimento.

– A estrutura é a mesma que uso com executivos, por exemplo: nas consultas presenciais, provoco a pessoa para que ela se contemple, se perceba. E é neste espaço que, muitas vezes, as mulheres acabam se dando conta sobre outras coisas. Meu trabalho é promover um ambiente interno que seja propício às mudanças buscadas – conta.

Um dos objetivos é vencer o chamado “sistema de prazer imediato” ao qual a maioria das pessoas está condicionada. É aquele fator que faz muita gente boicotar a dieta já na segunda-feira de noite trocando por um pedaço de pizza, por exemplo. Por isso que a duração pode chegar a meio ano: é o tempo necessário para transformar uma ação em hábito. Todos sabemos como isso é difícil, mas não impossível. O projeto inclui elaborar rotinas, preparar recompensas e identificar gatilhos.

– A pessoa precisa ter a liberdade de escolher o que quer fazer. Qualquer deslize fora do plano não deve ser encarado como o fim do mundo. Buscar um corpo e uma mente saudáveis é algo prazeroso e deve ir além das séries exaustivas em aparelhos de musculação – explica.

Foto: André Ávila

Foto: André Ávila

Aliás, nada contra a prática: ela também “puxa ferro” e faz aulas de yoga. Esta, inclusive, é uma das bases do outro programa, o seu treino Consciência Corporal Mindfulness, que une movimentos da prática, alongamento e meditação a técnicas de respiração

– É uma atividade tanto para o corpo quanto para a mente. Quem está fazendo precisa estar consciente de cada movimento, não é uma repetição automática. São sessões que vão de 40 a 90 minutos e que permitem a pessoa desacelerar e conectar consigo mesma – explica.

Como o Mulher 40+ e o Treino Consciência Corporal Mindfulness são personalizados, cada pessoa recebe uma aula diferente e evolui no seu ritmo. E, muitas vezes, a evolução não é do jeito que a pessoa quer.

– Às vezes o exercício é difícil, você tenta e não consegue. Essa falha também é importante, pois você fica mais humilde e conhece suas limitações.

PRIMEIROS PASSOS

GERENCIE UM NOVO HÁBITO

Carla trabalha com um sistema de gestão das metas – segunda ela, resultado do programa de bem viver voltado para executivos, “tinha que falar a língua deles”, conta. A coach de bem-viver explica que é importante escrever seus objetivos – ver todos os dias aquelas frases vai fazer com que você as internalize mais rápido.

– Escreva primeiro o seu objetivo, o que você quer. Depois a execução: o que você vai fazer para atingir aquilo a que se propôs. Em terceiro, avalie, semanalmente, se o que você está fazendo está dando resultados. É por aí? E, por fim, depois de sentir que a ação já faz parte da sua rotina, refaça seu objetivo. Qual a próxima coisa que você quer?

DESACELERE

Carla Lubisco é entusiasta do contato com a natureza para ficar em paz consigo mesma e sugere isso para todo mundo mas, se não der, não tem problema – ela afirma que dá para ficar tranquila em qualquer lugar.

– Fique uns minutos consigo mesma, sem telefone, sem conexão, perceba-se, use a respiração profunda. Cinco minutos, duas vezes por semana, já é o suficiente. Reveja seus valores, busque harmonia e equilíbrio. Isso vai ajudar a criar um ambiente interno propício e ajudar a saber o que você quer e a arcar com suas escolhas.

MEXA-SE!

Uma vida saudável vem de um corpo em movimento, destaca a personal, que diz que é urgente que pessoas incorporem atividades físicas na rotina.

– Qualquer coisa, qualquer movimento que tenha gasto calórico, seja optar pelas escadas e não o elevador, caminhar um pouco mais e até exercícios. Escolha algo que você goste, seja uma aula de dança, seja musculação, yoga, alie pelo menos duas práticas que você goste, mas seja ativo.

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