Donna - ir para home

Cientistas dizem que fofocar é positivo para a vida social

Estudo polêmico mostra que a troca de informações alheias é importante e traz benefícios à sociedade

16123123
Foto: Stock Images

Um estudo muito curioso e com resultados surpreendentes foi publicado recentemente no Psychological Science Journal. Conscientes de que fofoca é algo considerado errado e de mau gosto há muitas décadas, cientistas querem mudar a nossa visão. Eles comprovaram que o compartilhamento de boatos é um instrumento de encorajamento pessoal e funciona na proteção contra o bullying, além de favorecer a convivência em grupo. 

O teste foi feito com 216 pessoas, homens e mulheres divididos em quartetos. A cada rodada, um jogador mudava de grupo. Percebeu-se que os grupos que aceitavam ouvir as fofocas do recém-chegado podiam definir melhor quem entraria ou não. Ou seja, a fofoca funciona como uma tática de proteção ao conjunto e permite que a pessoa em foco perceba quais atitudes deve mudar, isso inclui quem exerce o bullying. Tornando-se a vítima, o indivíduo passa a repensar seus atos. 

As pessoas que ficam sabendo do comportamento de outros através de fofocas conseguem delimitar de forma mais consistente a intimidade que terão com estes. Segundo Matthew Feinberg, da universidade de Standford, funcionamos muito melhor quando podemos fofocar.

- É preciso saber quem deixar de lado e quem tem o perfil condizente ao que procuramos para nos relacionarmos. – diz Feinberg.

E então, eles te convenceram? Ou fofoca continua sendo ruim e deselegante?

16122853

Ioga na prancha: conheça o esporte que é a cara do verão

Matéria anterior
16123375

Prato de mãe: o cardápio para quem está esperando bebê

Próxima Matéria