Como é passar uma noite no deserto do Saara | Spice Up The Road

O deserto do Saara é grandioso, curioso, silencioso. Vivi uma das experiências mais interessantes da minha vida e resumir todos os sentimentos, emoções, percepções é uma tarefa muito difícil, mas posso garantir que uma noite no deserto do Saara é uma história que precisa ser vivida!

O Saara é conhecido como o maior e mais quente deserto do mundo. Localizado no norte da África, possui uma área de 9 065 000 km² (o Brasil tem uma área em torno de 8 500 000 km²). Alguns hotéis possuem acampamentos fixos no deserto, que vão desde grandes cabanas a acomodações mais simples. O Hotel Dar Ahlam possui uma estrutura fixa no deserto (El Khiam Ahlam), com cinco cabanas que funcionam entre os meses de setembro a junho (durante a grande temporada de verão eles fecham em função do calor e dos animais perigosos, como escorpiões). É uma ótima opção para quem quer viver uma experiência no deserto, sem medo e desconforto (mas claro, não espere um super quarto, estamos falando de cabanas no meio do deserto do Saara).

Mais dicas de Spice Up The Road?
::  5 destinos românticos para diferentes tipos de casais
:: O que visitar em Marrakech, a Red City do Marrocos
:: Conheça as belas praias do Algarve

IMG_8454

Este acampamento faz parte do Relais Châteaux Dar Ahlam em Skoura e são eles que organizam toda sua viagem para o deserto. Do hotel em Skoura até o acampamento do deserto você viaja por sete horas em caminhonetes 4×4 acompanhado de um guia/motorista. As primeiras três horas de viagem acontecem em uma estrada sinuosa pelas lindas montanhas da região. A primeira parada é um picnic em um oásis para o almoço (sim, um oásis natural, uma área isolada de vegetação no meio do deserto). Após o almoço, a viagem segue por mais umas duas horas até um vilarejo local para um último banheiro e contato com a população. Após esse último pit stop, você viaja por duas horas em uma estrada com pedregulhos, pedras, árvores e nada de vida humana. Depois de algumas horas de viagem você começa a avistar as verdadeiras e famosas dunas do deserto (ali pertinho da Argélia).

O momento em que você chega no deserto é muito emocionante! Um mistura de curiosidade e surpresa tomam conta da recepção ao Saara. Para tranquilizar essa mistura de sentimentos e fazer a sua experiência ainda mais completa, o pessoal do hotel te espera com o famoso chá do Marrocos e alguns aperitivos em um pequeno ambiente montado em cima de uma duna com uma vista linda das milhões de dunas de areia na volta. Você, a imensidão do deserto e o infinito. A paisagem é uma loucura! A cor, textura, formato e densidade das dunas de areia são inacreditáveis.

IMG_2393

Após o warm welcome, você atravessa as dunas caminhando até chegar nas cabanas. Essas ficam espalhadas entre as grandes dunas em pequenas partes planas. Nenhuma cabana fica junto a outra, para que os hóspedes tenham privacidade. As cabanas são iguais as do filme do Indiana Jones (sim de tecido bege) e tem uma estrutura muito superior do que se imagina. Cama ótima, mesa, pia com uma reserva de água, uma privada, quadros na parede e muitos lampiões… só não tem banho (não esqueça de tomar seu banho antes de sair para o passeio).

O pôr do sol no Saara é famoso por sua beleza e esse é o momento mais importante do passeio. O hotel organiza um special spot no topo de uma duna, com champanhe, aperitivos e cobertores (nesse caso, no inverno) na melhor posição para dar adeus ao sol. Lindíssimo! Mas prepare-se, no inverno o Deserto do Saara é muito frio.

Ao final do espetáculo, hora do jantar! Um lindo caminho de lampiões é formado levando os hóspedes até uma cabana com uma fogueira e uma mesa toda decorada para o jantar. A refeição acontece ali, em um formato privado, tranquilo, romântico e especial. Após o jantar, nada melhor do que sentar em frente a fogueira e contar as milhões de estrelas brilhando no céu. Um sonho!

IMG_2374

Na cabana, velas iluminam o quarto, trazendo aconchego e charme. A cama aquecida para uma boa noite de sono e uma linda lembrança de uma noite inesquecível. No outro dia o café da manhã acontece ao ar livre, também montado em uma mesa super linda nas dunas com tudo o que você tem direito, fechando a sua noite no deserto com chave de ouro!

O Saara é mágico, não apenas porque o sol parece brilhar mais, ou porque o céu parece trazer mais estrelas para enfeitar a noite, mas porque te faz refletir o quão imensa e poderosa é a natureza e como nós podemos ser tão pequenos nessa imensidão chamada mundo!

Veja mais fotos da experiência pelo Saara

Leia mais
Comente

Hot no Donna