Como organizar as estantes: dos objetos de decoração aos livros

Estantes são ótimas contadoras de histórias em uma casa. Ali sabemos se tem um bom leitor, uma pessoa que curte registrar os momentos em porta-retratos e até um colecionador. Mas tem alguma regra na hora de escolher um modelo?

A arquiteta Liana de Lamare Robe projetou a estante totalmente simétrica da foto acima em um solarium. O efeito da luz natural dispensa comentários, mas como se pode pensar na distribuição dos objetos?

– O ideal é começar pelos maiores. E no caso de nichos todos iguais, é interessante criar um balanço jogando com as alturas dos livros ou colocando um vaso, por exemplo – explica Liana.

Leia mais:
:: Foco na organização da casa: móveis aramados têm uso versátil e preços acessíveis
:: Cabeceiras da cama fazem toda a diferença: veja dicas de tamanhos e materiais

Fernanda Paim quis criar um contraste em seu novo escritório de arquitetura, todo clean e neutro. Aproveitou a estante e investiu na laca amarela.

– Acho que tanto a estante quanto os objetos que são colocados nela trazem muita energia para o ambiente – destaca.

A questão dos materiais também pode gerar dúvidas. A melamina, segundo Liana, é a mais prática para limpeza e a que mantém o resultado por mais tempo:

– Para optar pela laca, é preciso que seja um perfil de morador que gosta de atualizar a casa e retocar pinturas de tempos em tempos nos móveis.

As profissionais compartilham ideias para ajudar você a escolher ou até mesmo a reciclar uma peça que tem em casa.
PARA COMPRAR OU REFORMAR

• Sempre observe se os nichos têm entre 35cm e 45cm de profundidade. A altura para livros em pé deve ficar por volta de 50cm.
• Quando as estantes são com nichos assimétricos (diferentes entre si nas medidas), valorize os verticais usando objetos esguios, como vasos.
• Uma boa dica para dar movimento é mesclar livros em pé com outros deitados.
• Para reciclar uma peça que já tem em casa, é possível prever fitas de Leds e até mesmo um fundo de espelhos para as prateleiras.
• Em caso de estantes com prateleiras longas (mais de 1metro) é preciso que as chapas de madeira sejam mais espessas. Também é importante prever alguns reforços: quem gosta do estilo industrial pode tirar partido de mãos-francesas metálicas.
• Avalie suas necessidades. Em alguns casos, vale – e muito – fazer alguns nichos fechados.
O perfil no Instagram @historiasdecasa apresenta ideias despojadas, como a estante com prateleiras alongadas do apartamento do arquiteto Danilo Hideki (@hhddkk) e da fotógrafa Juliana Knobel (@juknobel)

Instagram
Os nichos desencontrados se destacam no modelo da Lebes (por R$ 334). Já a Quero-Quero apostou nos traços mais contemporâneos e em uma das cores do ano, o verde (por R$ 259,99)

Lebes

 

QueroQuero

Leia também:
:: Como pendurar os quadros e ter uma parede de foto de revista
:: Escadas na decoração! Veja dicas de como usar dentro de casa ou no jardim

As últimas do Donna
Comente

Hot no Donna