Confira os melhores destinos para viajar em cada mês do ano

Para muita gente, cada ano novo representa novas possibilidades de viagem. O ano (e os planejamentos) começa só depois do Carnaval.  Há quem tire férias em períodos tradicionais – entre janeiro e fevereiro ou julho – e há também aqueles que conseguem se planejar para fazer viagens em outros meses do ano – o que, muitas vezes, garante um preço mais baixos na hospedagem e nas passagens aéreas.

Você já pensou que seria uma boa ideia organizar o cronograma anual sabendo quais destinos são indicados a cada mês? Primeiro, você escolhe o mês em que vai viajar. Depois, opta pelo lugar, dependendo do clima e do valor do destino no período em que você estará disponível. Nós te ajudamos com esse planejamento a partir de agora! Veja para onde viajar em cada mês do ano.

Janeiro

peru-machu-picchu-3-1525020-1279x852

Uma boa pedida para iniciar o ano viajando é o Peru. Para os brasileiros, costuma ser um destino mais em conta que Europa ou Estados Unidos e até Brasil. Além disso, janeiro é período de pouquíssima chuva e clima ameno, com temperaturas na faixa dos 20ºC durante o dia.

A situação do clima nessa época do ano é parecida no Vietnã, pois o mês de janeiro, geralmente, garante o fim da época chuvosa. O mesmo ocorre nas paradisíacas ilhas Maldivas. Por estarem localizadas próximas da Linha do Equador o calor está presente o ano todo. Uma das vantagens de viajar em janeiro é que a estação é seca, com praticamente nada de chuva e temperaturas em torno dos 30ºC.

Fevereiro

cancun-from-the-air-1410342-1279x852

México é um bom destino para  ser visitado em fevereiro, principalmente se você deseja curtir a Cidade do México e Cancún. Na capital mexicana (de clima temperado), fevereiro ainda é inverno, mas não tão rigoroso: as temperaturas ficam em torno de 23ºC. Já em Cancún (onde é quente e úmido durante todo o ano), fevereiro é um mês com menos chuvas e temperaturas excelentes para quem quer curtir dias ensolarados.

Se você quer curtir o inverno do hemisfério norte, procure viajar para estações de esqui do Canadá (como Banff) ou dos Estados Unidos (como Aspen). Fevereiro ainda é garantia de neve, mas muitas vezes apresenta queda nos preços de hospedagem.

Março

floripa-barra-da-lagoa-1255129

Março ainda é um mês quente no Brasil e já é considerado baixa temporada. Então, uma excelente escolha é viajar para as praias do nordeste ou de Santa Catarina: além do tempo maravilhoso, os preços são ainda mais incríveis e as areias muito mais vazias.

Uma boa pedida também é conhecer o Chile, principalmente para quem quer fugir do verão quente e seco. De março a abril ainda faz calor, mas o clima é muito mais ameno, sem a sensação de abafamento.

Outro destino ideal para o mês de março é o Japão. Ao contrário do que ocorre no Brasil e no Chile, no Japão março é período de transição entre o inverno e a primavera. Além das temperaturas agradáveis, essa época do ano é a melhor para ver as flores de cerejeiras, principalmente na cidade de Kyoto.

Abril

new-york-sunset-1529351-1280x960

Por ser considerado período de baixa temporada, o mês de abril geralmente apresenta boas alternativas de valores para praticamente qualquer destino.

Uma boa pedida é conhecer Nova York, devido à primavera e ao clima mais ameno (nem tão quente e nem tão frio). Outro destinos americanos indicados nesse período é o Nappa Valley, na Califórnia. Apesar de o clima por lá ser ameno durante todo o ano, em abril os valores de hospedagens e passagens aéreas costumam ser mais baixos.

Maio

huaine-1-1374617-1279x886

O mês de maio é o primeiro do ano a ser indicado para quem quer conhecer a Polinésia Francesa. O conjunto de ilhas fica perto da Linha do Equador, então é sempre quente por lá. Mas entre maio e outubro ocorre a época mais amena e seca.

As Filipinas também são um bom destino para visitar em maio. É o mês de transição entre a estação quente e a fria e é possível que ocorram algumas pancadas de chuva.

Junho

villa-rufulo-ravello-1364443-1279x1771

O mês de junho é a transição entre a primavera e o verão no Hemisfério Norte. Uma boa alternativa de viagem é a Costa Amalfitana, na Itália. Segundo pesquisas, as hospedagens por lá são mais baratas no mês de junho, que, para muita gente, ainda não é considerado alta temporada. Junho é garantia de tempo seco e quente por lá, e as praias podem estar um pouco mais vazias.

Islândia também é uma boa opção para junho. Como a terra é muito fria (porque fica próximo do Polo Norte), esse mês é uma alternativa para fugir de todo o frio. O verão por lá não é muito quente, mas proporciona uma experiência incrível, que é o Sol da meia noite – quando o astro brilha no céu durante 24 horas por dia.

Julho

santorini-06-1570666-1280x960

O auge do verão europeu é uma boa pedida para conhecer a Grécia e suas belas ilhas – garantia de tempo quente e seco. Mesmo que seja alta temporada, o país é, muitas vezes, um destino mais acessível quando comparado a outros paraísos europeus.

Que tal conhecer o paraíso em que o Príncipe William e sua esposa Kate escolheram como destino para a lua de mel? As ilhas Seicheles também são uma boa pedida para julho. O conjunto de 115 ilhas localizado no oceano Índico faz parte do território da África. Apesar de o clima ser tropical e quente o ano todo, o mês de julho é bom para quem quer evitar chuvas e e aproveitar um clima mais fresco. A temperatura varia entre 22ºC e 27ºC no período.

Agosto

menton-france-cote-d-azur-1210378-1278x876

É o último mês do verão na Europa e, como as férias escolares e universitárias do Brasil e outros países chegam ao fim, é uma boa opção para conseguir preços um pouco mais baratos no continente. Uma boa alternativa de viagem é conhecer as praias da Côte d’Azur, na França. Agosto é o mês mais quente por lá.

O mês também é uma excelente época para conhecer a Indonésia, já que é o mês mais seco, com precipitação média de apenas 25 milímetros. Faz calor durante o ano todo no país, mas agosto é considerado como um dos períodos mais frescos. A temperatura média da água do mar gira em torno de 26ºC no período.

Setembro

argentina-2-1556656-1279x852

Setembro é o começo de outono no Hemisfério Norte e da primavera no Hemisfério Sul e já representa momento de baixa temporada de viagens. A capital chinesa, Pequim, é uma boa alternativa de viagem nessa época do ano, pois o outono chinês tem temperaturas amenas, diferente dos extremos de frio e calor vistos no inverno e verão. Mas atenção: evite o Sul da China nesse período, pois lá é época de monções.

A capital argentina, Buenos Aires, também é uma ótima opção para setembro. Por ter clima parecido com o do sul do Brasil, setembro é um mês de temperatura mais amena, geralmente com média entre 10ºC e 20ºC. O grande atrativo de viajar para Buenos Aires nessa época é que é o mês de menos chuvas. Junte isso com a baixa temporada e você certamente encontrará hospedagem e passagens aéreas mais acessíveis.

Outubro

amazing-thailand-4-1534384-1280x960

É uma boa época para conhecer a Tailândia, porque outubro é período de clima seco por lá – fato que pode encarecer um pouco sua viagem, já que ninguém quer viajar na estação chuvosa.

Roma também é uma boa pedida em outubro. Nessa época do ano você vai encontrar menos turistas e um clima super ameno por lá (diferente do calor intenso que faz entre junho e agosto).

Novembro

london-eye-4-1515539-1280x960

É uma das melhores épocas do ano para  conhecer a Europa, porque as passagens aéreas costumam ser bem mais baratas. Outro atrativo é o clima de outono: o frio é um pouco mais intenso (mas nada comparado ao inverno) e as paisagens ficam belíssimas com as folhas no chão. Concentre seus passeios em países como Grã BretanhaFrançaSuíça e Alemanha (onde não há tantos atrativos de verão, como praias).

Uma dica: fique atento aos aplicativos de viagem no seu celular, pois no início do ano há muitas promoções para o continente europeu justamente para viajar em novembro.

Novembro também é um bom período para conhecer a Nova Zelândia e garantir uma variedade incrível de aventuras. Durante o mês, é possível que você curta neve e estações de esqui na ilha do Sul e aproveite praias e trilhas na ilha do Norte.

Dezembro

cambodia-1225821-1279x850

Camboja é um dos melhores destinos de serem visitados em dezembro, principalmente porque é o mês com maior horas de Sol por dia no país e com menos dias de chuva: a média aponta que há precipitação em apenas quatro dias em todo o mês. As temperaturas  médias em dezembro variam entre 23ºC e 31ºC.

Dezembro também é período de seca – e de “inverno” – nas ilhas St. Barths, no Caribe. Em dezembro, apesar de inverno, a temperatura gira em torno dos 26ºC e as chuvas são praticamente escassas. Se esse for o destino escolhido, procure viajar na primeira quinzena do mês para garantir preços menores. St. Barths é um destino popular e costuma lotar de turistas principalmente devido às festas de fim de ano.

Confira outras colunas de Fernanda Costa Gama
:: Viagem ao paraíso: conheça as 5 ilhas mais desejadas da Polinésia
:: Moda, música e arte: os eventos que rolam pelo mundo no primeiro semestre de 2017
:: Shelly, Curl Curl, Dee Why: as 7 praias mais lindas de Sidney, na Austrália

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna