Cozinha além do branco: confira dicas para deixar o ambiente mais colorido e alegre

Foto: Carlos Edler, divulgação
Foto: Carlos Edler, divulgação

Já faz tempo que a cozinha ganhou status de ambiente de estar, onde os donos da casa se aventuram nas panelas e recebem os amigos. Antes 100% voltadas para funcionalidade, agora esse espaço faz bonito no conjunto final da casa. Entre as novidades que mais chamam a atenção, estão as cores: a hegemonia do branco deu lugar a tons mais ousados, dos móveis aos utensílios.

A arquiteta Andrea Mu credita esta maior aceitação da cor ao desenho do mobiliário, que há anos ganha traços retos e poucos adornos. Em meio a tanta neutralidade, adicionar um tom diferente é bem-vindo:

– Além de um maior acesso a imagens de referência, o design clean dos armários deixa as pessoas mais seguras a respeito do resultado final. Todos têm a certeza de que não ficará pesado.

Outra proposta que dá um toque de cor são os próprios revestimentos, que, em muitos casos, surgem como ponto de partida de todas as demais escolhas de decoração de um dos cômodos mais queridos do lar.

Foto: Silvia Tonon, divulgação

Foto: Silvia Tonon, divulgação

É uma típica cozinha da vovó. A Coleção Ser, da Todeschini, aposta no old fashioned, com tecnologia atual para pintura, corrediças e outras estruturas.

Foto: Carlos Edler, divulgação

Foto: Carlos Edler, divulgação

Os azulejos com estampas em vermelho, laranja e amarelo – escolhidos pelo estilo e pela paleta que estimula o apetite – foram o ponto de partida nesta cozinha, que ainda tem nichos de laca vermelha. O cinza neutro do silestone da bancada complementa o projeto do escritório LR Arquitetura.

Foto: Henrique Queiroga, divulgação

Foto: Henrique Queiroga, divulgação

A linda composição da arquiteta mineira Isabela Bethônico mostra como os meios-tons tornam-se neutros em composições bem-dosadas, deixando a cargo dos revestimentos o impacto maior. Quem imaginaria que uma cozinha com armários na paleta dos corais seria tão suave?

O perfil no instagram Histórias de Casa tem ideias inspiradoras para quem quer ousar – e é uma referência para muitos profissionais, inclusive. Este projeto do escritório 2L Arquitetura fez sucesso em sites especializados devido à cor, às portas de vidro e aos puxadores com referência retrô.

Foto: Camila Vedolim, divulgação

Foto: Camila Vedolim, divulgação

O móvel antigo do apartamento foi mantido, valorizado pela fórmica original, preservando a essência vintage. A arquiteta Andrea Mu projetou algumas alterações que atualizaram a estrutura, como a área central com prateleiras e gavetas pretas, onde está o micro-ondas. A geladeira foi envelopada, também de preto

Além do branco

♦ As madeiras claras formam lindas combinações com cores também suaves, como o coral, o verde-água e o amarelo-mostarda.

♦ Para as bancadas, a tendência é de pedras com visual liso total ou a volta triunfal dos grandes rajados – que também fazem bonito no piso.

Cozinha além do branco

♦ Mais neutros, os meios-tons da moda, que levam um toque de cinza, são ótimos para quem tem medo de enjoar de enjoar da cor escolhida. E permitem cores intensas nos acessórios, como estes ao lado: forno de pizza da Camicado, batedeira da Arno, panelas da Multiflon e suporte para facas de acrílico Hometeka.

Leia mais
:: #DonnaIndica: quatro sugestões estilosas para deixar seu recado na decoração
:: Ideias que podem transformar a decoração e a forma de uso da sala
:: Decoração feita em casa: veja três ideias artesanais simples e lindas

As últimas do Donna
Comente

Hot no Donna