Crônica! Trocar a fralda é o básico, por Marcos Piangers

Faz algum tempo que Marcos Piangers deixou de ser só aquele cara do Pretinho Básico, da Rede Atlântida, que entende de comunicação jovem e acumula mais de 30 milhões de visualizações no YouTube. Hoje, Piangers também é pai e, por meio de seu olhar bem-humorado, vem revelando em crônicas deliciosas as descobertas desta nova faceta. No livro O Papai é Pop (que estreou em 10º lugar na lista dos mais vendidos da revista Veja na semana passada), Piangers conta, de forma inteligente, divertida e emocionante, seu dia a dia com Anita e Aurora, as duas filhas. Apostando no livro como um instrumento para compartilhar histórias sobre famílias e incentivar os homens a serem pais de verdade, o autor vai reverter toda a renda obtida com as vendas para instituições de caridade.

Dia dos Pais
:: As mulheres que encontraram nos pais o melhor companheiro para curtir a vida
:: Coluna: o pai que queremos ser – e ter!

Para pais e filhos da revista Donna, Marcos Piangers escreveu um texto inédito para celebrar este domingo especial.

“Dou essas histórias para as pessoas. Essas pessoas que estão lendo o livro me devolvem histórias lindas, emocionantes. Se tudo isso puder virar dinheiro, que seja para quem precisa. Dinheiro é só papel. Tenho meu emprego e consigo pagar minhas contas. Dou palestras em várias empresas falando de criatividade e inovação. Isso me ajuda a ter conforto. O dinheiro do livro vai todo para ajudar quem não tem o conforto que eu tenho. Enquanto houver uma criança passando necessidades básicas, não posso ser plenamente feliz.”

00b0d87e

 

Trocar a fralda é o básico

Marcos Piangers

Pai que é pai troca fralda. Óbvio. Me aborrecem essas pessoas que me perguntam: “Mas você é pai de verdade? Troca a fralda dos filhos e tudo?”. Me sinto em 1955. Só de existir essa pergunta a gente já vê que está tudo errado. Trocar a fralda é o básico. Dar banho é o básico. Colocar para dormir é o básico. Acordar de madrugada é o básico. Dar comida de colher fazendo aviãozinho é o básico. É o básico do básico. Do básico.

Quero ver pai faltar ao trabalho pra ficar com os filhos. Sair mais cedo do trabalho pra pegar os filhos na creche. Faltar à cerveja com os amigos. Não comparecer ao amigo-secreto do escritório porque o filho está com dor de garganta. Levar os filhos para o trabalho em um dia de reunião importante. Dizer não a uma promoção porque precisa ficar mais tempo com os filhos. Trocar a fralda é fácil.

Quero ver abrir mão da sua vida por causa de outra pessoa. Quero ver dar dinheiro, tempo, sonho, amigos, juventude, todos os seus preciosos dias para uma outra pessoa, para que ela seja melhor. Para que o mundo seja melhor com ela. Para que a sua vida seja melhor, mesmo com todas as renúncias. Mães fazem esse tipo de coisa o tempo todo.

00b0d87b

Quero ver falar sobre sexo com sua filha. Conversar sobre homossexualidade com seu filho. Quero ver esperar pacientemente seu filho de três anos tentar ler uma frase completa enquanto você atende um telefonema importante. Quero ver largar o celular por um sábado inteiro. E um domingo. Quero ver pedir demissão. Quero ver ensinar seu filho a ler, a escrever, a fazer contas, a andar de skate, a andar de bicicleta, a passar no vestibular, a dirigir, a tratar bem a namorada, a fazer intercâmbio, a se casar, a cuidar bem do filho. Quero ver ensinar o seu filho a ser pai.

Quero ver você orgulhoso no Dia dos Pais, daqui a 20 anos. Quero ver você orgulhoso de ter sido pai de verdade. Quero ver você feliz, com seu neto no colo. Quero ver você trocando fralda do seu neto.

Vô que é vô troca fralda. Isso é o básico do básico.

 

00b0e854

  O Papai É Pop
  De Marcos Piangers 
  Editora Belas Letras, 112 páginas, R$ 29,90 (em média)

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna