De viagem marcada para NY? 20 fatos que você precisa saber sobre a Estátua da Liberdade

Por dia, milhares de pessoas pegam a balsa que sai do Battery Park em Manhattan em direção à Liberty Island, onde fica a Estátua da Liberdade. Só em janeiro desse ano, foram aproximadamente 170 mil visitantes, representando um aumento em 18% se comparado com a mesma época no ano passado. Porém, muitas das pessoas que vão até o local não sabem sobre a história por trás de uma das 7 maravilhas do mundo, e das que sabem, poucas acabam se aprofundando mais no assunto.

Descubra algumas coisas interessantes que talvez você ainda não saiba sobre este monumento com mais de 130 anos.

1 – O nome completo da estátua é Liberty Enlightening the World (Liberdade Iluminando o Mundo)

2 – Ela foi um presente da França para os Estados Unidos em 1886.

3 – A figura feminina da estátua representa Libertas, a deusa romana da liberdade.

4 – Em uma mão a estátua segura uma tocha, na outra uma tábua com a data da Declaração de Independência dos Estados Unidos (4 de julho de 1776)

5 – Do chão até o topo da tocha, a estátua tem 93 metros e pesa 204 toneladas.

6 – Os visitantes precisam encarar uma subida de 354 degraus para chegar até a coroa.

StockSnap_JWJKQA3A0D

7 – Aproximadamente 4,5 milhões de pessoas visitaram a Estátua da Liberdade em 2016, enquanto aproximadamente 7 milhões visitam a Torre Eiffel por ano, e 3,75 milhões visitam The London Eye.

8 – Existem 25 janelas na coroa.

9 – As sete pontas na coroa da estátua representam os sete oceanos e os sete continentes do mundo, indicando um conceito universal de liberdade.

10 – A estátua possui uma estrutura de aço e o seu exterior é feito de cobre, que se tornou verde devido a oxidação. Mesmo sendo um sinal de “estrago”, a cobertura verde serve também como proteção contra deteriorações futuras.

11 – A idéia da estátua veio de Edouard de Laboulaye. Ele propôs que um grande monumento fosse dado de presente aos Estados Unidos pela França para celebrar a vitória da União na revolução americana e a abolição da escravidão. Laboulaye também esperava que o presente da estátua inspirasse os franceses a lutar pela sua própria democracia diante da monarquia repressiva de Napoleão III.

Mais dicas de viagem aqui no Spice Up The Road
:: Bem-vindo, 2018! Confira dicas de destinos para a virada do ano
:: Combinação perfeita! Confira algumas dicas de livros para suas próximas férias
:: Roteiro de um dia no Vale Colchagua, a 140 quilômetros de Santiago do Chile

12 – Embora você não possa ver os pés da Lady Liberty com clareza, ela está em pé entre um milhão de correntes quebradas, com o pé direito levantado, representando o avanço dela para longe da opressão e da escravidão.

13 – Apesar do significado positivo da estátua (independência americana e abolição da escravidão), os afro-americanos viram a estátua como uma imagem irônica da América; professando ser um país de liberdade e justiça para todos, independentemente da raça, apesar de o racismo e a discriminação continuarem a existir.

14 – A Estátua da Liberdade virou um símbolo da imigração durante a segunda metade do século 19. Quando mais de 9 milhões de imigrantes vieram aos Estados Unidos, a estátua geralmente era a primeira coisa que eles avistavam ao chegar de barco.

15 – A aparição cinematográfica mais famosa da estátua foi no filme Planeta dos Macacos, de 1968, quando ela aparece enterrada na areia. Ela também foi destruída nos filmes Independence Day e em O Dia Depois De Amanhã.

StockSnap_NE808NDD6Q

16 – Os custos da estátua foram cobertos pelos franceses e americanos. Em 1885, um jornal de Nova York chamado World anunciou que US$102,000 tinham sido arrecadados por doadores, e que 80% do total tinham sido doações inferiores a US$1.

17 – Quando a estátua foi colocada em pé pela primeira vez, em 1886, era a estrutura de aço mais alta já construída.

18 – Durante fortes ventos, de 80km ou mais, a estátua pode inclinar até 7cm, enquanto a tocha pode chegar a 12cm.

19 – É estimado que mais de 600 raios atinjam a estátua por ano desde sua construção. Um fotógrafo capturou o momento exato pela primeira vez em 2010.

20 – A poeta americana Emma Lazarus escreveu sobre a Estátua da Liberdade um soneto chamado “The New Colossus” (1883). Em 1903, o poema foi gravado em uma placa de bronze e colocado no nível inferior do pedestal na estátua.

 

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna