Cozinhas com madeira: aparência natural deixa o espaço gourmet mais aconchegante

Foto: Meu Móvel de Madeira, divulgação
Foto: Meu Móvel de Madeira, divulgação

A busca por materiais naturais está em alta no design de mobiliário e na decoração. No topo dos quesitos versatilidade e visual coringa, estão as madeiras, muitas vezes usadas em lâminas ou até versões ecológicas, com cara de produto original.

Quando a proposta é uma cozinha que fuja do branco básico, as amadeiradas ganham outros pontos: são acolhedoras e lembram as casas de antigamente. Tanto que já foi a queridinha em diferentes épocas.

00c82808

Assinado por Daniel Bolson, este espaço é com madeira de lourofreijó e ficou lindo com a bancada de basalto e as cerâmicas que imitam os azulejos de metrô. Os aramados na parede reforçam a praticidade e deixam despojados | Foto: Cristiano Bauce, divulgação

– As madeiras já foram aplicadas de várias formas e estilos, com móveis de molduras mais clássicas, lâminas brilhosas nos anos 1970, e os tons bem escuros da década seguinte. Hoje, vemos desenhos retos e tonalidades mais naturais – afirma o arquiteto Daniel Bolson, do escritório Coletivo Par.

Outra vantagem, destaca Bolson, é a possibilidade de criar contraste com ferro, vidro e cerâmica. Para quem quer aderir ao visual, o arquiteto listou cinco dicas:

  1. Procure lâminas com acabamento o mais natural possível, para não pesar no visual.
  2. Se for utilizar lâmina de madeira natural, é importante que o material seja impermeabilizado para evitar manchas.

Da Meu Móvel de Madeira, esta cozinha mescla nichos abertos com portas de vidro nos armários aéreos. Pela foto, dá para ver como a madeira compõe com a proposta de ladrilhos hidráulicos – que também podem ser adesivos, uma boa opção para quem não quer gastar muito | Foto: Meu Móvel de Madeira, divulgação

3. Cuide o uso desse material próximo a lugares que produzam muito calor, como junto ao cooktop, por exemplo. Nesses espaços, opte por tampos de pedra.

4. Procure sempre armários com puxadores ou pinos para a abertura de portas e gavetas, evitando que as superfícies fiquem com manchas de gordura com o tempo.

5. Tanto na hora de escolher móveis prontos quanto ao fazer por meio de marcenaria, veja se os veios da madeira estão no no sentido horizontal, assim os volumes ficam mais longilíneos.

00c82809

Detalhe do ambiente do escritório Koule Design Afetivo. Veja como os veios da madeira colocados na horizontal deixam a proposta mais longilínea | Foto: Alessandro Guima, reprodução

 

00c8280a

Guilherme Bender criou esta cozinha para a Tok&Stok, com alças de ferro em detalhes de bancos, armários, paneleiro e carrinho de suporte | Foto: Cristiano Bauce, divulgação

Leia mais
:: Passo a passo: faça com fita adesiva a parede mais pop da internet
:: Borboletas na décor: da cortina à caneca, aposte na estampa que dá toque de primavera aos ambientes
:: Nem só na moda: o rosa millennial também é tendência na decoração

Leia mais
Comente

Hot no Donna