Donna - ir para home

Desafio de libertação: você consegue passar um dia sem maquiagem?

A colunista Thamires Tancredi apresenta a iniciativa #TerçaSemMake, criada pelas meninas do blog Girls With Style

As musas Demi Lovato e Beyoncé em cliques free make-up
As musas Demi Lovato e Beyoncé em cliques free make-up Foto: Instagram, Reprodução

Eu sei que a terça-feira já passou – ou ainda faltam alguns dias para chegar, dependendo do ponto de vista -, mas para aderir a projetos bacanas como este, vale até burlar o calendário. Já ouviu falar na Terça-Feira Sem Make? Criada pelas meninas do blog Girls With Style, a iniciativa incentiva que a gente passe um dia da semana sem cobrir o rosto com primer, base, pó compacto e derivados. Encarar o outro sem se preocupar se vão notar a manchinha de acne no queixo, as olheiras daquela noite mal-dormida porque você ficou vendo seu seriado preferido até as 3h da manhã ou as sardinhas que teimam em aparecer no nariz. Se libertar da necessidade de só estar segura só depois de usar mil produtos que, às vezes sim, melhoram nossa aparência, mas não podem definir quem a gente é.

Quer ler outras colunas da Thamires no Donna?
:: 5 frases que as plus size não aguentam mais ouvir
:: 10 motivos para (ainda) amar as Spice Girls
:: Por que vale a pena baixar o Snapchat
:: 10 anos do Orkut: 5 motivos que tornaram a rede social inesquecível

E sabemos que é difícil. Não que eu seja uma mestra dos pincéis – aliás, estou bem longe disso. Demorei um pouco até acertar a quantidade certa de base a usar, empelotava a máscara de cílios e, quando comecei a usar delineador, foi um Deus nos acuda. Só com muito demaquilante e meses de treino consegui acertar o risco para ficar com olho gatinho. Com o tempo, fui gostando da brincadeira, até que deu o estalo: não ia mais até o mercado sem parar uns minutinhos para jogar um pó e, pelo menos, um lápis de olho. Será que é normal?


Kim Kardashian, Rihanna e Lady Gaga: sem um pingo de maquiagem e nem por isso menos musas. Foto: Instagram, Reprodução

Na primeira vez que burlei os mandamentos da Nossa Senhora da Pele Perfeita, confesso que me senti meio observada. Foi em um domingo à tarde, quando dá aquela vontade de comer besteirinhas, a geladeira está vazia e a gente precisa correr até a padaria para saciar a vontade. Achei que não seria condizente com a minha calça de moletom tacar um delineado de Amy Winehouse, então fui assim mesmo. Na primeira olhada “estranha” (na minha cabeça, óbvio), já saquei o óculos na bolsa – e tentei ignorar minha aversão a quem usa o acessório em ambientes fechados e dias nublados. E aí meu Grilo Falante falou mais alto: por que eu estava com vergonha mesmo?


Olha só as garotas que já participaram da campanha! Elas mandaram as fotos para as meninas do GWS com a hashtag pelo Instagram. Foto: Girls With Style, Reprodução
Claro que ainda não fui a uma festa sem aquele batom vermelho esperto, mas comecei a tentar me permitir sair de vez em quando com a cara limpa. Além de não me atrasar porque o risco do delineado ficou grosso demais e tive de começar do zero, ouvi vários comentários positivos. “Que diferente que você está hoje! Gostei” ou “acho que nunca tinha te visto assim” dão ainda mais coragem para sair sem a necessáire na bolsa. E, please, não me entendam mal. Não é futilidade aguda ou ataque de peruísmo, eu juro. É uma forma de lidar melhor com as imperfeições que, sim, todos nós temos, e driblar a insegurança. Só não podemos nos tornar reféns do pó compacto.

16315369

Produtos de gala são novidade no mercado de acessórios para cães

Matéria anterior
Chris Martin e Gwyneth Paltrow anunciaram a separação nesta semana

Tipo Gwyneth e Chris Martin: é possível manter a amizade após a separação?

Próxima Matéria