Dia do Professor: De Chaves a Sociedade dos Poetas Mortos, 10 mestres inesquecíveis da ficção

Quem aqui não tem um professor preferido? Há quem deteste Biologia, por exemplo, mas a matéria era uma das que tinha as aulas mais aguardadas somente por causa daquela educadora querida, que ensinava muito mais do que o Complexo de Golgi.

#DonnaLista
:: 10 momentos mais fofos de Príncipe George, o Royal Baby
:: Carminha e Nazaré: 7 amizades da ficção que deveriam ser reais
:: 10 motivos para (ainda!) amar as Spice Girls

Para homenagear os mestres no dia deles, comemorado neste 15 de outubro, Donna relembrou alguns dos mais queridos professores da ficção. Faltou alguém na nossa lista? Conte para nós nos comentários!

Arnold Schwarzenegger em “Um Tira no Jardim de Infância” (1991)

Será que um policial durão consegue se passar por um professor do jardim da infância? Essa foir a divertida missão de Arnold Schwarzenegger em um clássico da Sessão da Tarde que é garantia de boas risadas sempre. Ou vai dizer que você não lembra da cena em que o menininho faz a brilhante constatação: “meninos têm pênis, e meninas têm vagina!”. Altas doses de fofura!

giphy

Jack Black em “Escola de Rock” (2003)

Mais um professor que entra na profissão por pura e absoluta necessidade, MAS (alerta spoiler!). Cheio de referências para quem gosta do bom e velho rock and roll, como o próprio título denuncia, o longa mostra como o músico Dewey Finn, vivido pelo hilário Jack Black, consegue se passar por um professor da quinta série. Exato, se passar, porque ele usurpa o lugar de seu amigo Ned e acaba descobrindo que os adolescentes têm talento para a música.

school-of-rock-break-the-rules

 

Cameron Diaz em “Professora sem Classe” (2011)

Mais uma para a lista de professoras nada tradicionais. A diferença é que Elizabeth não queria dar aula para “mudar a vida dos jovens”, e sim para conseguir dinheiro e colocar silicone nos peitos. Mas, como boa comédia com final feliz, a loira descobre os prazeres da profissão. Quer mais? Ainda tem Justin Timberlake no elenco.

tumblr_mndh5jCDr61rj09xno1_500

 

Robin Williams em “Sociedade dos Poetas Mortos” (1989)

Sabe aqueles professores que marcam a vida e você lembra para sempre? Este é John Keating, o mestre de literatura que instiga alunos em uma tradicional escola de rapazes. Baseado em quatro grandes valores – tradição, honra, disciplina e excelência -, o professor ensina mais do que poesia e vira inspiração para os alunos em busca de conhecimento e liberdade. Quer filme melhor para saciar a saudade de Robin?

tumblr_mq46dvpQDl1sy6uhyo1_500

 

Michelle Pfeiffer em “Mentes Perigosas” (1995)

Ela tinha o sonho de se tornar professora, mas não imaginava que a missão fosse tão grande. Depois de deixar a Marinha, LouAnne Johnson começa a lecionar em uma escola da periferia e enfrenta problemas como o abuso de drogas e a falta de violência. E é com métodos nada convencionais que a professora consegue despertar o interesse dos jovens, como aulas de karatê e músicas de Bob Dylan.

 

Whoopi Goldberg em “Mudança de Hábito 2” (1993)

Depois de se tornar uma cantora famosa, Deloris volta ao convento para ajudar as amigas freiras a comandarem uma escola barra pesada em São Francisco, nos Estados Unidos. Para tentar acalmar os adolescentes, a irmã animadíssima encarna uma professora de música nada tradicional.

tumblr_n4f2fmb7pc1r60h6bo4_250

 

Rubén Aguirre, o Professor Girafales do Chaves (1973)

É difícil encontrar adulto ou criança que nunca tenha dado boas risadas com o seriado Chaves, clássico da programação mexicana e que conquistou o Brasil há algumas décadas. Quem coloca (ou tenta) ordem na turma de Chaves, Chiquinha e Quico é o Professor Girafales, vivido por Rubén Aguirre. Vale lembrar que, além de lecionar na escola, o “mestre Linguiça” já encarou até algumas aulinhas de violão para o filho de Dona Florinda. Relembre um dos mais engraçados episódios da série:
 

 

Gabriela Rivero, a professora Helena de Carrossel (1989)

Quem não lembra da doce professora Helena, sempre disponível a ajudar os pequenos alunos dentro e fora da sala de aula? Como somos nostálgicas, nossa preferida é a original, interpretada por Gabriela Rivera. Vale lembrar que a novela fez tanto sucesso há algumas gerações que, no ano passado, a novelinha infantil ganhou um remake, desta vez com Rosane Mullohand no papel da ensinadora.

 

Professores da saga Harry Potter (1997)

Se para qualquer profissão tradicional é preciso alguns bons anos na escola e na faculdade, imagina para ser bruxo? É por isso que Hogwarts conta com tantos nomes memoráveis, como o amado diretor Dumbledore, o sorridente mestre de Defesa contra as Artes das Trevas Gilderoy Lockhart e Minerva McGonagall, diretora de Grifinória.

world-without-harry-potter-gifs-dumbledore

Leia mais
Comente

Hot no Donna