Dia do Rock: relembre as roqueiras que fizeram história na música

Foto: Beti Niemeyer
Foto: Beti Niemeyer

No Dia Mundial do Rock, selecionamos 9 mulheres que marcaram a história da música por suas vozes, seu estilo e sua atitude.

Janis Joplin

Janis Joplin é uma precursora: com sua voz inconfundível, a cantora entrou para história por sua apresentação em Woodstock, por seus hits atemporais, como Cry Baby e Me and Bobby McGee, pela atitude roqueira e pelo o visual até hoje copiado… Como outros roqueiros igualmente icônicos, morreu prematuramente aos 27 anos.

:: Donna Indica: 5 produtos para quem é fã de Janis Joplin

:: Dia Mundial do Rock: como o estilo inspirou a moda década a década, de Elvis ao grunge

Debbie Harry

Eternizada como a vocalista do Blondie nos anos 1970, Debbie também tem no currículo passagens como coelhinha da Playboy e atriz. Uma das figuras mais marcantes do punk rock e da moda, é fonte de inspiração para fashionistas até hoje.

Patti Smith

Poeta, cantora, escritora, feminista. Patti Smith tem mais de 40 anos de carreira e muitos títulos. No embalo de seu álbum de estreia, Horses, ela se tornou uma grande figura do movimento punk, nos Estados Unidos. Hoje, segue em evidência com os livros Só Garotos e Linha M.

Joan Jett

The Runaways durou apenas quatro anos: o suficiente para a banda formada apenas por mulheres fazer história – que virou filme no início dos anos 2000. A fundadora e vocalista Joan Jett  é uma das grandes figuras do rock e a voz da versão definitiva do clássico I Love Rock’n’Roll, considerado pela Billboard como uma das maiores músicas de todos os tempos. Nada mal para uma mulher cujo álbum foi rejeitado por 23 gravadoras antes de ela resolver lançar o próprio selo.

Shirley Manson

A vocalista do Garbage (e ex-modelo da Calvin Klein) chama atenção pelos clássicos cabelos vermelhos (agora pintados de rosa, em homenagem ao lançamento do último álbum da banda), pela voz e pelo engajamento com diferentes causas sociais.

:: Menos pele, mais conteúdo: Calendário Pirelli troca modelos por “mulheres notáveis por suas conquistas”

Courtney Love

Pelo papel de frontwoman da Hole, como ex-mulher de Kurt Cobain ou mais recentemente pela episódio com o avião da Malaysia Airlines, é bem difícil ficarmos sem ouvir falar de Courtney Love. A vocalista, compositora e guitarrista chama atenção tanto pela voz marcante quanto pelas polêmicas.

:: Marc Jacobs lança coleção com campanha em homenagem às vítimas do atentado em Orlando

E as brasileiras? Sim, nossas roqueiras também fazem bonito.

Rita Lee

Rita Lee é um ícone do rock brasileiro, esbanjando atitude dentro e fora do palcos. Como vocalista d’Os Mutantes ou em sua longeva carreira solo, marcou gerações com sua música e opiniões marcantes. Autora de hits como Ovelha negra, Agora só falta você e Doce vampiro, é conhecida pela ironia e como uma porta-voz da independência feminina.

Cássia Eller

Dona de uma voz rascante, Cássia (1962-2001) se apropriava das músicas que cantava, lançando versões emocionantes e explosivas para hits como Malandragem e Por enquanto. Experimentou diferentes ritmos, da balada ao samba, mas sua atitude sempre foi totalmente roqueira.

Pitty

A baiana surgiu no início dos anos 2000, dominando as rádios e conquistando fãs por onde passava, cantando sobre ter personalidade e ser quem você é. Ao longo dos anos, Pitty foi experimentando com som e temáticas, hoje a cantora está à frente da dupla Agridoce e é uma voz ativa dos direitos das mulheres no Brasil.

:: Pitty e Paolla Oliveira aderem à campanha que denuncia a violência contra a mulher

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna