Dia do Sorvete! 10 sorveterias que você precisa conhecer em Porto Alegre, Florianópolis e São Paulo

* Colaboraram Cristiano Santos e Laura Coutinho

Geladinho, cremoso e, por que não, crocante? Estamos, claro, falando do sorvete, delícia que ganhou um dia próprio, comemorado nesta terça-feira, 23 de setembro. A data coincide com a chegada da primavera, quando o calor começa, aos pouquinhos, a dar as caras.

Coincidência ou não, é o convite perfeito para experimentar um novo sabor. Para te ajudar nesta “difícil” missão, Donna elencou as 10 sorveterias que você precisa conhecer em Porto Alegre, Florianópolis e São Paulo. Bom apetite!

 Para matar a fome!
:: 15 pizzarias que você precisa conhecer em PoA, SP e Floripa
:: Vai um café? Escolhemos as melhores cafeterias de SP, Porto Alegre e Floripa

:: Porto Alegre

Bellona Sorvetes Artesanais

É fã de sorvetes de frutas? Encontrou o lugar certo. No cardápio da Bellona, o destaque é a linha com frutas encontradas no Brasil, como o maracujá – além de outros 60 sabores. Sob encomenda, também é possível degustar sorvetes exóticos como os de manjericão e wasabi. A casa, que também serve outros quitutes como milk shake, petit gateau e salgados, ainda conta com opções veganas.

Bellona
Av. José Bonifácio, 593. Bairro Farroupilha
(51) 8525-2585
www.bellona.com.br
Os melhores sabores: Maracujá, pistache e menta com chocolate.

bellona

Cronk’s

É no coração do bairro Bom Fim que fica a Cronk’s, sorveteria com quase 30 anos de tradição. No cardápio, mais de 30 opções de gelados, vendidos por quilo no buffet. Vale provar também o Ice Cronks, feita com expresso, licor, sorvete, leite condensado e chantilly.

Cronk’s
Rua Felipe Camarão, 611. Bairro Bom Fim.
(51) 3311-2515
www.facebook.com/cronks.sorvetes
Os melhores sabores: Morango com banana e cappuccino.

cronks

Helados Chungo

Não é por acaso que Porto Alegre recebeu a primeira filial fora da Argentina da rede Chungo, no Bourbon Wallig. A expansão deu tão certo que a empresa hermana abriu mais duas lojas, uma no BarraShopping  e outra no Praia de Belas. No cardápio, além dos 30 sabores de creme gelado que fazem sucesso há anos no país vizinho, há também cafés, sanduíches como o de miga e as tradicionais medialunas.

Chungo
BarraShoppingSul
Av. Diário de Notícias, 300. Bairro Cristal
(51) 3026-0005

Shopping Bourbon Wallig
Av. Assis Brasil, 2611
Avenida Francisco Trein, 173. Bairro Cristo Redentar
(51) 3084-6600

Praia de Belas
Av. Praia de Belas, 1181. Bairro Praia de Belas
www.chungo.com.br
Os melhores sabores: O clássico doce de leite e o de framboesa. Vale experimentar também os charutos de sorvete.

chungo2

Sorveteria Joia

É em um estabelecimento sem muita frescura na boêmia Cidade Baixa que fica uma das sorveterias mais tradicionais da Capital. São 28 sabores de sorvete servidos em porções generosas, produzidos pela equipe do proprietário João Klein Selau no próprio local. Pedida ideal para um domingo de sol com passeio na Redenção, a poucas quadras do estabelecimento.

Sorveteria Joia
Rua da República, 441. Bairro Cidade Baixa
(51) 3414-8974
www.facebook.com/SorveteriaJoia
Os melhores sabores: Menta, pistache e banana com canela

sorveteriajoia

 

:: Florianópolis

Monte Pelmo

Na região Norte da Ilha de Santa Catarina é uma das prediletas de turistas e moradores. Nesta temporada, abre as portas no próximo sábado, dia 27, e até dezembro só funciona aos sábados, domingos e feriados, das 11h às 21h. Os mais de 30 sabores, de fabricação própria, são inspirados naqueles produzidos na região do Vêneto, na Itália.

Monte Pelmo
Rua Brisamar, 360, Ingleses
Telefone: (48) 3369-3049
www.sorveteriamontepelmo.com.br
Os melhores sabores: chocolate amargo, abacate e tapioca (com leite); abacate, limão com manjericão e pitanga (sem leite)

montepelmo

Bianco Nero

Café, chocolate e sorvete. Esta é uma tríade de sucesso do espaço instalado numa movimentada esquina do Beiramar Shopping. Os sorvetes (e sorbets) são produzidos com matéria-prima importada e frutas frescas, sem corantes, conservantes ou aromatizantes. Também possui 50 a 60% menos de gordura que um sorvete industrial, além de menos açúcar, que atua no balanceamento como anticongelante. Ele também é mantido em uma temperatura mais alta que os sorvetes industriais, o que dá maior cremosidade e suavidade e a impressão de “menos frio” no céu da boca.

Bianco Nero
Beiramar Shopping – Rua Bocaiúva, 2468, loja 102, Piso L1
(48) 3037-2447
www.bianconeroweb.com.br
Os melhores sabores: nocciola gentile (avelã), baunilha e rocher (chocolate e avelã) (com leite); limão, maracujá e morango (sem leite)

biancanero

Max Gelateria

Do italiano Max Fornaciari, a Gelateria Max é uma das queridinhas de Floripa – e já foi premiada duas vezes como a melhor sorveteria da cidade pela Veja Santa Catarina Comer e Beber. Os sorvetes, que levam ingredientes italianos, exceto pelo leite, a nata do leite e algumas frutas tropicais, se destacam principalmente pela cremosidade e sabor natural – todos são isentos de corante artificial e gordura hidrogenada.

Max Gelateria
Travessa Carreirão, 104, Av. Beira Mar Norte – Florianópolis – SC
Telefone: (48) 4004-2431.

Av. Afonso Delambert Neto, 619, Florianópolis – SC.
(48) 3207-9110

Rua Lauro Linhares, 2123, Trindade Shopping – Trindade – Florianópolis – SC
(48) 4009-2130

Ed. Pátio das Flores, Loja 13 – Cidade Pedra Branca – Palhoça – SC.
(48) 3283-0060
gelateriamax.com.br e www.facebook.com/gelateriamax
Os melhores sabores: frutas vermelhas (morango silvestre, framboesa, amora e mirtilo), chocolate fondente (à base de água e 70% de cacau), e pinguim, com nata, chocolate ao leite e pasta de avelã.

max

 

:: São Paulo

 Bacio di Latte

Quer provar um autêntico sorvete italiano, mas sem pisar na Itália? Você provavelmente terá de enfrentar fila em uma das 12 unidades da Bacio de Leite, que ainda conta com 4 carrinhos espalhados por outros pontos da capital paulista. Cremoso e fresquinho, o gelato está disponível em quase 60 sabores.

Bacio di Latte
Rua Oscar Freire, 136.
(11) 3062-0819
www.baciodilatte.com.br
*Confira os endereços dos demais pontos de venda no site
Os melhores sabores: Cioccolato belga, limone siciliano e Nutellina, com o tradicional creme de avelãs.

bacio

Alaska Sorveteria

Quer provar uma tradicional banana split? O prato é uma das delícias da centenária Alaska Sorveteria, que se orgulha de fazer sorvete com a massa mais firme, à moda antiga. Quem visita a casa, localizada no bairro Paraíso, pode provar uma das 32 delícias do cardápio,

Alaska Sorveteria
Rua Doutor Rafael De Barros, 70. Bairro Paraíso – São Paulo
(11) 3889-8676
Os melhores sabores: Amendoim, nozes e pistache.

sorvete-alaska

Vipiteno Gelato e Caffe

Chef francês fazendo sorvete italiano pode dar certo? A Vipiteno prova que sim. Seguindo a tendência das gelaterias com inspiração nos famosos cremes gelados da Itália, a casa já foi eleita a melhor sorveteria da cidade pela edição Veja Comer & Beber. Além dos 24 sabores de sorvete, a Vipiteno ainda oferece doces desenvolvidos pelo chef Laurent Suaudeau, como o bolinho moelleux de chocolate.

Vipiteno
Rua Manuel Guedes, 85 – Itaim Bibi
(11) 3476-1881
www.vipiteno.com.br
Os melhores sabores: Chocolate trufado e bem-casado.

3973065053_dd97c63e35_o

Leia mais
Comente

Hot no Donna