Dicas para ciclistas: o que (não) vestir na hora de pedalar

Foto: Félix Zucco
Foto: Félix Zucco

Fernanda Grabauska

No meio de uma mudança de casa, perdi meu capacete. Sem encontrar o que vestir, dada a bagunça, coloquei o primeiro conjunto que fez sentido e saí com a bicicleta em direção ao trabalho. Parei para calibrar os pneus e, ao terminar, estava com as mãos cobertas de sangue de (espero) algum animal atropelado já retirado da via. Mãos lavadas, consigo perder uma sapatilha em um cruzamento, daqueles bem movimentados. Chego ao trabalho e tranco minha Ceci cor-de-rosa pensando em como consegui realizar essa lista de proezas em um trajeto de menos de 20 minutos.

Embora seja ciclista há cinco anos, minha experiência serve muito mais para ensinar o que não se deve vestir do que aquilo que se deve. O básico: capacete é essencial, e luvas apropriadas servem tanto para os dias frios quanto para não sujar as mãos no guidão. A criatividade é bem- vinda na hora de montar o modelito cycle chic e sair pedalando, desde que algumas premissas sejam seguidas.

Veja Mais
:: #pedalecomoumaguria: mulheres aderem à bicicleta como meio de transporte
:: 
Looks confortáveis e estilosos para andar de bike por aí

Ponto 1: salto jamais – não adianta dizer que a forma do sapato encaixa no pedal. Já tomei tombo de rasgar os joelhos, parada, por causa de salto. Calce sapatilhas ou tênis e troque depois da pedalada – vale levar na cestinha. Cuidado também com cadarços: se você, como eu, tem pés pequenos, o cadarço sobra e o risco de enganchar na coroa da bicicleta é constante.

Ponto 2: pode usar saia, mas nada que restrinja os movimentos. Uma evasé, com ou sem shortinho por baixo, ou uma mais longa.

Ponto 3: qualquer coisa cujas pontas voem deve ser usada com cuidado. Cachecol, lenço, tudo o que puder ir para seu rosto tem que ser usado com as pontas bem presas.

Ponto 4 (e último): chuva fraca não impede que você pedale. Tem que ter cuidado e prestar ainda mais atenção. Uma boa parka impermeável ou uma capa de chuva como o Bikedrops resolve sua vida nestes momentos.

Sobre maquiagem, é bom investir em itens à prova d’água.
Meu segredo é usar delineador em gel. Os de potinhos – NARS e MAC são os que grudam mais, pela minha experiência – tendem a derreter menos, assim como um bom rímel à prova d’água. Feito o carão e decidido o look, pegue sua magrela: o meio- ambiente, a sua saúde e o trânsito agradecem.

 

VAMOS JUNTAS

VULP BICI CAFÉ
Tem BiciPonto e cardápio com opções vegetarianas e veganas. Serve almoço diariamente e jantar às quartas e quintas.
• Rua Bento Figueiredo, 78 ( 51) 3086- 0098
• facebook.com/vulpbicicafe

VILA VELÔ BICICLETARIA
Loja com oficina sustentável e espaço de convivência, tem acessórios artesanais e promove eventos relacionados ao ciclismo.
• Rua Sete de Abril, 291 ( 51) 3092- 0070
vilavelo.com

PEDAL DAS GURIAS
Pedalada de mulheres, ideal para quem deseja começar a andar de bike com regularidade ou perder o medo.
• Toda quinta, às 20h, com concentração na Rótula das Cuias
facebook.com/pedaldasgurias

BIKE ANJO
Ciclistas experientes oferecem ajuda para quem deseja aprender a andar de bicicleta, além de recomendações sobre rotas e trânsito.
• 30 de outubro, das 9h às 12h, na Av. Erico Verissimo, em frente ao Tesourinha.
facebook.com/bikeanjopoa

 

ACESSORIZE-SE

Por segurança, conforto ou beleza, alguns itens são úteis antes de pisar no pedal pra valer. Fizemos uma seleção dos mais procurados pelas ciclistas ou que ajudam a incrementar a bike. Lembre- se que os acessórios de segurança e proteção são os mais importante.

• CESTO REMOVÍVEL
Com alça e facilmente retirável, pode ser levado da feira ao piquenique.

SELIM COM NÉCESSAIRE
Confortável e com ar retrô, é ideal para guardar chaves ou objetos pequenos.

• CAPACETE
Indispensável para a proteção.

• LUZINHA DE SILICONE
Feitas com material flexível para ser preso na parte dianteira e traseira da bike e facilitar que o ciclista seja visto à noite.

• CADEADO RÍGIDO
De ferro, é o que mais oferece proteção para a bike se você precisar estacioná- -la na rua.

Leia mais
Comente

Hot no Donna