Dolce vita! Relações-públicas indica os seus favoritos em Capri, na Itália

*Por Diego Lehmkuhl, especial

Há quem nas férias busque agito e festas sem hora para acabar. Porém há aqueles que buscam o dolce far niente, ou simplesmente relaxar. Para estes, a ilha italiana com cerca de 20 mil habitantes é o destino ideal.

Se existe um local desejado na Itália entre junho e setembro este lugar é Capri. Rodeada pelo atrativo verde esmeralda do Mediterrâneo, a ilha ferve de gente bonita e elegante, lojas de luxo, restaurantes badalados e paisagens de tirar o fôlego.

Pouco mais de 40 minutos de barco separam Nápoles de Capri. A cidade ao sul da Itália é o ponto de partida principal para a travessia pelo mar Tirreno. O colorido do casario quebra o domínio monocromático dos paredões de rocha. Capri se ergue diante do porto, mais conhecida como Marina Grande, como se ‘escalasse’ o rochedo acidentado. Na parte alta, casinhas, casarões, palácios, restaurantes e hotéis se acomodam em meio à vegetação.

O perfume de sfogliatelli, típico doce italiano, toma conta das ruelas e ladeiras e dá boas vindas a todos. Bandos de turistas puxam malas sem pressa de um lado para o outro, em meio a poucos carros, antigos ônibus amarelos e scooters, que sobem e descem a ilha.

O relações-públicas Diego Lehmkuhl passou dias de dolce far niente no litoral italiano e divide os seus favoritos!

O relações-públicas Diego Lehmkuhl, de Floripa, passou dias de dolce far niente no litoral italiano e divide os seus favoritos!

Além do mar transparente e das praias privadas, o melhor em Capri é a noite. Ao cair do sol, grande parte dos turistas deixa a ilha e as vielas se enchem de jovens casais e solteiros bem-vestidos caminhando em busca de algum lugar para jantar ou apenas para tomar um gelato ou beber um Spritz.

Aliás, o gostoso por lá é andar e apreciar a vista. O ponto de encontro é a Piazza Humberto 1, mais conhecida como Piazzetta, a principal praça de Capri, repleta de cafés e restaurantes, com direito a outro panorama maravilhoso do lugar.

00a5df7b

00a5df5d

Restaurantes

Para o dia

Uma dica importante é que este endereço possa combinar serviço de praia com restaurante. Mas lembre-se que em se tratando de Capri praia não é sinônimo de areia e curtir um dia lagarteando ao sol pode custar caro: a maioria dos espaços à beira-mar são privados e cobram pelo serviço.

La Fontelina
Um dos endereços mais exclusivos da ilha italiana, e que serviu como cenário para o último desfile couture da grife Dolce & Gabbana, La Fontelina é parada obrigatória para quem quer curtir um dia de sol e mar seguido de almoço com menu mediterrâneo repleto de massas e frutos do mar frescos. A lagosta é imperdível! Um pequeno barco saindo da Marina Picolé leva os clientes até o restaurante. Programa imperdível, porém prepare o bolso: trajeto de ida e volta e serviço de praia podem sair por quase 50 euros.

00a5dfa5

Il Riccio
O mais novo detentor de uma estrela do temido Guia Michelin de gastronomia, Il Riccio faz parte do luxuoso hotel Capri Palace e conta com décor todo em estilo mediterrâneo, além de vista de tirar o fôlego. O menu variado traz pratos a base de frutos do mar seguindo as melhores receitas locais, como o espaguete ale vongole. A melhor surpresa fica após a refeição, uma sala chamada de Stanza delle Tentazioni ou Sala da Tentação, repleta dos mais típicos doces italianos.

Para jantar

Com o grande fluxo de turistas na alta temporada cruzando as vielas de Capri, reservar uma mesa para o jantar é imprescindível. Com o sol se pondo por volta das 20 horas, o ideal é começar com um drink na Piazzetta ou no Quisi Bar e comer lá pelas 23h.

Aurora
Com mais de 100 anos de paixão pela boa mesa, o Aurora é reduto de celebridades e descolados que frequentam a ilha italiana. A adega abastecida com mais de 300 rótulos de vinhos italianos é um dos grandes atrativos do restaurante, que tem cardápio assinado pela família d’Alesso há mais de três gerações. Elegante na medida, sofisticado sem exageros, poucos passos a partir da Piazzetta te levam até lá. Não deixe de experimentar as pizzas de entrada com massa bem fininha e crocante.

00a5caed

Da Paolino
Um céu de limoeiros é o cenário de um dos mais conhecidos restaurantes de Capri. Não é a toa que parte do cardápio traz uma variedade de receitas a base de limão siciliano e frutos do mar que passam de geração em geração familiar. Capazes de surpreender até os mais exigentes paladares, comer bem é lei no Da Paolino, as porções são generosas, servem facilmente duas pessoas. As entradas com verduras, salames e mozzarellas e os pratos de carne, peixe fresco e massas garantem um jantar inesquecível.

Hotéis

00a5dfd5

Caeser Augustus
Antiga residência de verão do imperador romano, o hotel localizado em Anacapri, a 300 metros de altura do mar, tem uma das mais privilegiadas vistas da ilha. O Caeser Augustus é membro do seleto grupo Relais Chateaux, entidade francesa que elege os melhores hotéis de luxo e restaurantes gourmets do mundo. Sua piscina panorâmica virada para o Vesúveo é um atrativo à parte. O hotel conta ainda com serviço de transfer in e out do porto, carregadores de malas, praia privativa – o Bagni di Tiberio -, minibar incluído na diária e amenidades à base do mais puro azeite de oliva no quarto.

Grand Hotel Quisisana
Enormes lustres de cristal, tapetes vermelhos e empregados impecavelmente vestidos, assim é a recepção de um dos mais tradicionais hotéis de Capri. Ao lado da tradicional Via Camerelle com suas boutiques de luxo, o Quisisana é um vanguardista da elegância na ilha com mais de 150 anos. Mesmo que você não esteja hospedado por lá, vale uma parada para um drinque em alguma de suas mesinhas no terraço do Quisi Bar para sentir a atmosfera do lugar.

A mala para Capri

Na hora de fazer as malas para Capri é importante pensar em looks casuais e chiques. Para o dia roupas comuns para qualquer cidade de praia. Para a noite pense em looks de linho ou algodão fininho, alpargatas, mocassins, vestidos longos e leves e saltos Anabela – mais fáceis para caminhar pelas ladeiras do centrinho – e uma pashmina para proteger do vento levemente frio que sopra do mar.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna