Donna 25 anos: as capas e os temas mais marcantes da Revista desde 1993, ano a ano

Foto: Anderson Fetter
Foto: Anderson Fetter

Em 9 de maio de 1993, Zero Hora anunciava em sua edição dominical um novo produto com “reportagens, entrevistas e artigos voltados especialmente para as mulheres”. Passados 25 anos, Donna foi muito além de um caderno de jornal: tornou-se uma revista e uma das marcas com mais identificação e carinho da mulher gaúcha. Para comemorar a data, revisitamos nossas capas e principais reportagens para mostrar como a história de Donna se mistura com a da mulher contemporânea em suas conquistas e dilemas. Aqui, você acompanha duas linhas do tempo paralelas, a dos marcos da revista e outra das grandes questões femininas que passaram por nossas páginas. Que venham os próximos 25 anos!

Texto e pesquisa: Caue Fonseca

9/5/1993
Nasce Donna
A primeira edição de Donna é um especial sobre maternidade, incluindo um ensaio de moda com gestantes. Na primeira página, a modelo Ana Paula Sartori Mensak faz alusão à capa com a atriz Demi Moore para a revista Vanity Fair, de agosto de 1991.

 

1

1993 – 30/5/1993
A pílula na rotina
A pílula anticoncepcional se consolida na rotina das brasileiras. O início da reportagem é reflexo de seu tempo: “Comer e não engordar. Trabalhar sem precisar dormir. Ter relações sexuais e não engravidar. Desses três sonhos, apenas o último tornou-se realidade.”

capa aqui

24/6/1994
A camisinha no cotidiano
Reportagem de 1994 incentiva as mulheres a integrar o uso da camisinha à vida sexual. “Seja prática e moderna: se algum homem se nega a usar camisinha, ele certamente não serve para você.”

1994_2407_camisinha

1994- 9/1/1994
Sonho é ser boa profissional
Isso era novidade em 1994: “As brasileiras rejeitam os clássicos atributos femininos, como fragilidade, dependência, romantismo e meiguice, para realizar o sonho de serem profissionais bem-sucedidas”. A conclusão é resultado da pesquisa Sonhos de Mulher, que consultou 200 delas em um ano.

1994_0901_romantica

 
13/8/2000
Revista dois em um
Com uma foto histórica de Gisele Bündchen em trajes de debutante na capa, Zero Hora unifica as revistas dominicais em uma só. Revista ZH, voltada à cultura, Revista da TV e Donna se tornam a Revista ZH Donna.

5

16/9/2001
O maior acontecimento de moda
Donna realiza a primeira edição de um dos mais longevos e bem-sucedidos eventos da moda no sul do Brasil. O Donna Fashion Iguatemi começou com três mostras fotográficas e seis dias de desfile. Na passarela de estreia, ninguém menos do que Alexandre Herchovitch.

6

4/5/2003
De volta à velha identidade
Três anos depois da unificação, Donna volta a ser uma publicação exclusivamente dedicada às mulheres.

7

30/9/2007
O sonho desde o começo
Em uma de suas reportagens mais marcantes, Donna acompanhou uma adolescente gaúcha desde Sertão Santana, na Costa Doce do Estado, até seu desembarque como modelo profissional em Nova York. A saga de Luana Teifke, então com 16 anos, é contada ao longo de 18 páginas.

8
13/9/2009
Novo visual, novo logo
O logo de Donna como você conhece hoje estreou em 2009, com um novo projeto gráfico. A reportagem de capa, “Tudo sobre eles”, revelava mudanças de comportamento masculino segundo pesquisa realizada na Capital: 79,2% deles, por exemplo, achavam fundamental a companheira ser independente.

9

 

27/5/2012
Nasce uma revista
Donna como você conhece hoje começa aqui: com a capa em papel couchê e nova identidade visual, a publicação assume de vez a forma de revista. A primeira edição traz Ieda Maria Vargas na capa. Dezenove anos depois de sua primeira aparição em Donna, a Miss Universo retorna para contar como superou um acidente vascular cerebral. Um ano depois, Donna se tornaria uma plataforma de conteúdo e experiências para mulheres, com licenciamentos e eventos.

10

28/9/2014
Moda é a nossa “issue”
Como as grandes revistas de moda mundiais, Donna passa a publicar a sua September Issue: edição em que triplica de tamanho e dedica suas páginas a ensaios e mais ensaios de tendências da moda contemporânea. Juliana Paes foi a estrela a estampar a primeira September de Donna.

11

25/10/2015
Ensaio cheio de vida
Para marcar o Outubro Rosa, Donna realizou um dos seus ensaios mais belos e tocantes. A fotógrafa Andréa Graiz retratou mulheres depois de superarem um câncer de mama exibindo, cada uma a seu modo, suas cicatrizes. “Vou sofrer? Vou. Vai continuar doendo ainda por um tempo? É possível que sim. Mas é um novo ciclo na minha vida. Quero viver esse momento intensamente e quero dividi-lo com outras pessoas, para ajudá-las”, disse Carla Salim.

12

2/4/2016
Elas nos inspiram
A revista realiza pela primeira vez o Prêmio Donna Mulheres que Inspiram, um reconhecimento anual a mulheres cujo trabalho e trajetória de vida servem de exemplo a todas nós. Para divulgar as premiadas de 2016, Donna circulou pela primeira vez com cinco capas diferentes, em homenagem Ana Luiza Azevedo, Clara Averbuck, Maria Berenice Dias, Maria do Carmo Gonçalves e Mônica Santos.

21/1/2017
Celebre seu corpo
“Todo corpo é corpo de praia!” com esses dizeres, Donna fez da iniciativa Meu Corpo de Verão uma celebração à diversidade. Cinco leitoras de idades e biotipos completamente diferentes estamparam a capa e participaram de um ensaio para a revista reafirmando o direito de curtirem a praia confortáveis nos corpos que amam.

23
8/4/2017
Valentina faz história
Pela primeira vez uma transexual estampa uma capa de Donna. A modelo cearense Valentina Sampaio fala à revista: “Já fui rejeitada, mas isso não me derrubou. Segui em frente e procurei ser mais forte do que o preconceito”.

18

11/6/2017
Amor não tem gênero
Pela primeira vez uma capa de Dia dos Namorados de Donna exibe um casal homoafetivo. E mais: as então namoradas Luiza Gil e Thaís Hagemann posaram para um ensaio vestindo peças de moda sem gênero.

19

13/5/2017
Sou #donnademim, e você?
Para celebrar um novo posicionamento, Donna apresenta cinco mulheres marcantes para a história da revista contando em que momento de suas vidas elas se tornaram “donnas de si”. A ideia é convidar as leitoras de Donna a serem a melhor versão de si mesmas.

21

14/10/2017
De casa nova
Donna ganhou uma casa nova para receber as suas leitoras. No Espaço Unisinos, é inaugurado o Donna Beauty Pompéia. Além de redação da revista, o espaço conta com salão de beleza, estética, café, loja e um espaço para realizar eventos e programas ao vivo. Para celebrar a mudança, a revista estampou na capa as mulheres da equipe.

22

3/3/2018
Nós também
Às vésperas de mais um Dia Internacional da Mulher, Donna dedicou sua capa a uma pauta dolorosa, mas presente na vida de muitas de nós: trouxe relatos de mulheres que já foram assediadas nos ambientes mais diversos, do trabalho, na rua ou mesmo no seio da família.

24

Leia também
:: Donna 25 anos: saiba quem é a mulher que esteve na capa mais vezes e outras curiosidades da revista

Leia mais
Comente

Hot no Donna