#donnaindica: quatro lugares no Interior do RS para escapar durante o feriadão de Carnaval

Cambará/RS - Foto: Maurício Capellari, divulgação
Cambará/RS - Foto: Maurício Capellari, divulgação

Nem todo mundo quer ouvir marchinhas durante o Carnaval. Tem a turma que curte dar uma fugidinha da cidade para aproveitar os dias de folga e conhecer novos lugares. Se você é como eu, mas quer uma viagem curtinha e quase de última hora, aqui estão quatro sugestões de passeios pelo Interior do RS que rendem momentos de relax ou aventura. De bônus, lindas imagens como recordação.

Cambará - Foto: Maurício Capellari, divulgação

Cambará – Foto: Maurício Capellari, divulgação

CAMBARÁ
A cidade é sinônimo de cânions: o Fortaleza e o Itaimbezinho recompensam as caminhadas. O visual é de tirar o fôlego (vou torcer para sua visita ter tempo bom). Não esqueça de ir de tênis para encarar os quilômetros até os mirantes de cada cânion. As paradas no caminho são providenciais e perfeitas para um registro das paisagens, como a cascata Andorinhas, na Trilha do Vértice, no Itaimbezinho. Já o Fortaleza, com trilha mais irregular no chão batido, requer cuidado ao alto, junto ao desfiladeiro.

Foto: Divulgação

Parque da Cachoeira – Foto: Divulgação

PARQUE DA CACHOEIRA
Na estrada entre Canela e Bom Jesus, perto de São Francisco de Paula, existe um paraíso. A reserva ecológica é uma baita opção para desconectar (desapegue do sinal de celular). O banho na cachoeira do Rio Cará é programa confirmado, bem como um piquenique sem hora para acabar. Para os mais aventureiros, há trilhas pelo local e até tirolesa, pêndulo ou rapel, sem falar no camping no meio da floresta – mas há pousada com cabanas cheias de sossego e conforto, próximas às piscinas naturais e à cascata do Parque.

Viaduto 13 | Foto: Eduardo Alex Soares, divulgação

Viaduto 13 | Foto: Eduardo Alex Soares, divulgação

VESPASIANO CORRÊA/MUÇUM
O famoso Viaduto 13 é o principal, mas não único, atrativo desta localidade a 175 quilômetros de Porto Alegre. Também conhecido como Viaduto do Exercito, é um viaduto ferroviário existente na Ferrovia do Trigo, a EF-491, que liga Roca Sales a Guaporé. Com 590 metros de extensão e 143 metros de altura, é o terceiro mais alto do mundo. O local é point de corajosos que praticam rapel. Já na Garganta do Diabo, uma cascata subterrânea, junto à linha férrea no sentido Vespasiano-Dois Lajeados, aventureiros praticam o “cascading”.

Minas do Camaquã - Foto: Divulgação

Minas do Camaquã – Foto: Divulgação

MINAS DO CAMAQUÃ
Onde havia antigamente mineração de cobre, há hoje diversas atrações. A mina a céu aberto foi inundada e se tornou um local de visual incrível. Já a mina subterrânea tem 500 metros de profundidade e também pode ser visitada. O Morro da Cruz é perfeito para escalada ou trekking, com vista panorâmica da localidade, que fica a 73 quilômetros de Caçapava.

Leia também
:: #donnaindica: três lugares em Porto Alegre que têm o sabor e o clima do Uruguai
:: Guia Uruguai! Destino popular entre os brasileiros tem praia, balada, moda e natureza

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna