Copinho inteligente! Empresa cria coletor menstrual com sensor que permite monitorar ciclo pelo smartphone

Apesar de existir desde anos 1930, o coletor só caiu nas graças das mulheres nos últimos anos por ser uma alternativa aos absorventes tradicionais. As vantagens podem ser muitas (eles são reutilizáveis, econômicos e bons para o meio ambiente), mas tem uma empresa norte-americana que decidiu ir além. Eles criaram o Loon Cup, um copo menstrual com um sensor embutido, que monitora o ciclo mensal da mulher. E não é só isso.

:: 5 razões para testar o coletor menstrual, o novo absorvente
:: Andar descalça piora a cólica? 10 mitos e verdades sobre a menstruação

Através de um dispositivo fixado a ponta do coletor, ele consegue sincronizar via bluetooth ao smartphone, onde mede, analisa e acompanha o ciclo menstrual. Todas as estatísticas ficam registradas em um aplicativo no aparelho de telefone. Com isto, a mulher saberá quando o coletor precisa ser esvaziado porque o dispositivo controla o volume do fluido menstrual em relação ao “copinho”. Não bastasse isso, ele também monitora a cor do fluido, que pode revelar, por exemplo, se a mulher precisa dormir mais ou está muito estressada.

Atualmente, o Loon Cup está buscando financiamento coletivo (US$ 50 mil) e está perto de atingir a sua meta de doação, o que significa que provavelmente será lançado em janeiro de 2016.

NTUzYmZkY2M4OCMvR0VCN0YwelB4X0p4THpiaGVBR2VPeGlIbEJ3PS82MngxOjk2Mng1MzEvOTAweDUzMC9maWx0ZXJzOnF1YWxpdHkoNzApL2h0dHA6Ly9zMy5hbWF6b25hd3MuY29tL3BvbGljeW1pYy1pbWFnZXMvNGJldGpwaWRxNXZycnFzcGFtY2toNXI2aHlma2hpZnY4NW

Produzido em silicone flexível, hipoalergênico e antibacteriano, o copinho pode ser vendido em até quatro tamanhos diferentes. A maioria das empresas, entretanto, oferece duas opções: uma para mulheres com mais de 30 anos, ou que já têm filhos, e outra para quem ainda não atingiu o balzaquianismo e nunca passou por um parto. Ele se adapta fácil ao seu corpo, mas é preciso ter certeza de que o coletor está devidamente encaixado.

graph

Antes de colocar, higienize o coletor com água fervente. Depois, encontre uma posição confortável para inserir o copinho – há quem prefira ficar agachada, em pé, ou sentada no vaso sanitário. Dobre-o e, com os músculos bem relaxados, insira a aproximadamente 1cm da entrada da vagina, de forma que fique mais baixo do que o absorvente interno.

modo-de-usar

O coletor vem com um cabinho entre 7 e 9 cm, que te ajuda na remoção, mas o ideal é que você corte um pedacinho se ele te incomodar. Nas primeiras vezes, talvez você se sinta desconfortável ao colocar, mas as usuárias garantem que isso passa com o tempo – é quase como as primeiras vezes em que você usou o absorvente tradicional e se sentiu incomodada com aquele volume na roupa. Ah, não atrapalha também para urinar e você pode até dormir com ele.

Leia mais
Comente

Hot no Donna