Wait Watchers: fotógrafa registra série que denuncia preconceito com pessoas acima do peso

Uma visita a Times Square merece uma selfie e, em 2010, foi isso o que fez Haley Morris-Cafiero. Ela não sabia, porém, que, ao revelar aquela foto, estaria dando o primeiro passo para sua série Wait Watchers.

A ideia surgiu quando a fotógrafa de Memphis, cidade do estado americano do Tennessee, percebeu que um homem, logo atrás, zombava de sua postura e seu peso. Desde aquele dia em Nova York, ela posiciona sua câmera em lugares públicos movimentados enquanto posa para uma simples foto.

A foto que deu origem ao projeto Wait Watchers, tirada na escadaria da Times Square | Divulgação

A foto que deu origem ao projeto Wait Watchers, tirada na escadaria da Times Square | Divulgação

Eu sempre tive dificuldades em controlar meu peso. Minha imagem exterior determinou meu lugar na sociedade e normalmente sou deixada de lado ou considerada estranha”, desabafa a profissional.

Capturar pessoas espantadas, surpresas e com olhares carregados de preconceito pelo seu corpo estar acima do peso considerado ideal  o objetivo, mas tornou-se recorrente. São homens, mulheres, crianças, e até profissionais em horário de trabalho, como os policiais.

cop

A falta de controle sobre o próprio corpo é refletido na série através da exclusão da figura de Haley. Algumas das fotos podem ser vistas no blog da profissional, o HaleyMorrisCafiero.com. O próximo objetivo é reunir todos os registros em um livro, que terá financiamento popular através do site de crowdfunding Kickstarter.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna