Guia de viagem: o Rio de Janeiro de Cynthia Howlett

Carioca profissional, conforme enfatiza Joaquim Ferreira dos Santos no prefácio, Cynthia Howlett produziu um guia afetivo do seu Rio de Janeiro em Alma do Rio. Esportista e fã de paisagens naturais, Cynthia dedica espaço considerável aos interessados em investir em trilhas, conhecer praias escondidas ou curtir uma das muitas cachoeiras da cidade, mas não deixa de fora boas dicas gastronômicas, além de indicar locais para compras e outros passeios.

Profunda conhecedora da maioria dos locais que indica, Cynthia nomeia figuras típicas da cidade, como os tradicionais garçons dos bares da zona sul. E não se restringe à tríade Leblon-Ipanema-Arpoador, incluindo dicas de bairros menos óbvios, como São Cristóvão e Madureira. A publicação bilíngue tem ilustrações de Juliana Yue e fotografias de Sergio Pagano e Pedro Garrido. Ideal pra levar na bolsa durante o passeio ou ler em casa, planejando a próxima viagem (alerta: a síndrome de abstinência da cidade maravilhosa vai bater). Confira alguns trechos do livro:


“A Gávea é um lugar pequeno, aconchegante, as pessoas andam pela vizinhança, encontram-se nas praças e comem nas padarias. À noite, a onda é outra, e as ruas recebem a juventude carioca. Uma mistura de tribos e idade se reúne no Baixo Gávea, seja para beliscar um frango a passarinho no Galeto da Gávea, seja para comer uma picanha ou uma linguicinha no Braseiro, servidas pelo Chico ou pelo Marcelo. Na Praça Santos Dumont, em frente ao Baixo Gávea, é organizada uma feira aos sábados. Como toda feira que se preza, tem pastel com caldo de cana – programa gostoso para relembrar a infância e também para levar algum amigo gringo que queira provar uma gostosura bem brasileira!”

00a3fb56
“No Jardim Botânico, outro lugar para oxigenar as ideias e encontrar um pouco de paz é o Parque Lage. Dentro do parque, há uma maravilhosa casa que abriga a Escola de Artes Visuais, com suas exposições e cursos de pintura e arte. Ali fica o D.R.I Cafe, excelente dica para um café da manhã a céu aberto. Charmosa e aconchegante, a casa disponibiliza suas mesas nos corredores que cercam a famosa piscina.”

00a3ed88

 

Alma do Rio – The soul of Rio – Cynthia Holewtt, Editora Réptil, 280 páginas, R$ 50 (preço médio).

Leia mais
Comente

Hot no Donna