Hits dos anos 90 podem ser usados novamente na decoração, agora repaginados e mais clean

A tendência vintage está firme para mostrar que movimentos cíclicos de tempo não são exclusividade da moda de passarela. Na hora de pensar a decoração da casa, voltar no tempo também é comum entre lançamentos e conceitos. Os anos 1990 são lembrados pela exuberância: cortinas volumosas, gesso do teto bem demarcado, entre outros.

Mas nada com uma nostalgia boa para perceber que muitos hits de 20 ou mais anos atrás seguem no dia a dia – grande parte deles repaginados para se adequar ao estilo clean contemporâneo, é verdade. Mas não com menos personalidade.

Uma versão light da antiga moda de estampas com a bandeira da Inglaterra, o quarto projetado por Letícia Sá também remete ao estilo navy, que esteve presente na moda verão há dois anos.

00ab9675

A pintura esponjada que tanto foi usada nas paredes dos anos 1990 hoje dá espaço a texturas atualizadas, como a que imita cimento queimado ou a que remete ao solo lunar (foto abaixo, com produto da Suvinil).

00c9ab7c

Um recurso bastante usado nos anos 1990, contornar a cama com armários é uma opção atual para os imóveis com metragens pequenas. No projeto do escritório Ambientta dá para perceber como pode ser cool e leve mesmo com bastante marcenaria.

00c8952c

00ce912d

Artesanato não é moda, é sentimento puro. E entre os que voltaram com tudo estão os pompons (usados na cortina, como estes abaixo de Lu Gastal), os bastidores bordados (da Sweet Craft acima) e as flores de feltro (na flâmula da Casa de la Madre abaixo).

00bb5e19

00ce912a

Alerta saudade: o apê da personagem Mônica (Courteney Cox) no seriado “Friends” tem muito a nos ensinar até hoje: cozinha integrada, tijolinhos à vista (mesmo fakes) e paredes cheias de quadros e enfeites no melhor estilo galeria. Até o purple já integrava portas e paredes.

00ce912b
A cultura kitsch teve como ícone o pinguim de geladeira e a jarra de abacaxi. Nos últimos anos, a fruta virou hit novamente, como em estampas como esta, da Carolina Lima Home Decor.

00ce9129

Leia mais:
:: Tapetes, tecidos, luminárias e mais: veja as tendências do Salão do Móvel de Milão
:: Inspire-se no estilo de um apartamento com peças práticas e multiuso
:: Dicas para personalizar a parede da casa com estampas

Leia mais
Comente

Hot no Donna