Conheça seis lugares petfriendly em Porto Alegre para curtir com seu mascote

Foto: Anderson Fetter, Agência RBS
Foto: Anderson Fetter, Agência RBS

Donna fez um tour por lugares bacanas pet friendly. A maioria dos estabelecimentos conta uma história semelhante: como os donos eram apaixonados por bichos, decidiram que os amigos de quatro patas seriam igualmente bem-vindos. Nestas páginas, confira sete locais para curtir, fazer compras, alugar para eventos ou até para um passeio de fim de semana, tudo ao lado do seu mascote. Aproveitem, você e o seu pet inseparável.

Josephyna’s

Sim, a cafeteria na Rua João Telles é pet friendly. Além de potinho com água liberado, frequentadores caninos ganham de brinde os já famosos biscoitos de aveia em forma de ossinhos, receita própria. Mas tem uma atração à parte: a Josephyna, galgo branco que dá nome ao local. Simpatia em forma de pelo, ossos e orelhas, ela já dava nome aos brownies que João Martins e a sócia, Rochelle Kieling, vendiam pelos parques antes de inaugurarem o misto de cafeteria e bar no Bom Fim. Era tão atrelada à marca que, quando o Josephyna’s abriu as portas, a cadelinha teve de ser “escondida” por um tempo para a clientela não achar que o local era uma petshop.

A mascote Josephyna, na foto com João Martins e Arthur Reis, estampa camisetas | Foto: Anderson Fetter, Agência RBS

A mascote Josephyna, na foto com João Martins e Arthur Reis, estampa camisetas | Foto: Anderson Fetter, Agência RBS

Hoje, a mascote magricela está tão exibida que passou também a estampar camisetas vendidas no café.

– Há quem, antes de vir, nos manda mensagem por redes sociais para saber se ela está aqui – conta João, que divide a “guarda” da Josephyna com o marido e sócio, Arthur Reis.

  • Rua General João Telles,
    531, no bairro Bom Fim, fone (51) 9999-7002
  • Funcionamento de terça a sexta, das 9h à meia-noite. Sábados e domingos, das 16h à meia-noite
  • www.josephynas.com

20Barra9

Costumava haver uma pintura no muro da 20Barra9, na Hilário Ribeiro, dizendo “Lugar bom para cachorro”. Abaixo da inscrição, duas braçadeiras de metal acompanhadas de potinhos com água, para quem desejava amarrar as coleiras no local.

– As braçadeiras ainda estão ali. Mas, na boa, ninguém usa – conta Pedro Bergamaschi, um dos sócios da carniceria no bairro Moinhos de Vento e dono do basset Leopoldo.

Leopoldo recepciona os clientes do 20Barra9 | Foto: Anderson Fetter, Agência RBS

Leopoldo recepciona os clientes do 20Barra9 | Foto: Anderson Fetter, Agência RBS

Donos e pets preferem sentar lado a lado, pegando um solzinho nas bancadas da área externa. É bastante comum pedestres passarem por ali no horário de almoço e darem risada com a cena de um cachorro sentadinho à mesa feito gente, participando da refeição ao ar livre, salivando com os pratos carnívoros e, com sorte, faturando uns petiscos. A cena ocorre principalmente aos finais de semana, quando o local é ponto de referência para quem deseja um almoço prolongado em companhia dos mascotes.

  • Rua Hilário Ribeiro, 287,
    bairro Moinhos de Vento, fone (51) 3508-9167
  • Funcionamento de segunda a quinta, das 12h às 15h e das 18h às 23h. De sexta a domingo, das 12h às 23h30min
  • www.20barra9.com

Lola – Bar de Tapas

Dona de dois cãezinhos shih-tzu, Bianca De Lazzari sempre curtiu a ideia de um bar noturno em que os donos pudessem frequentar sem o remorso de deixar seus fiéis companheiros de quatro patas com saudades, em casa. Quando abriu o Lola – Bar de Tapas em uma casa no bairro Independência, o deck atrás da casa se tornou área de livre circulação de mascotes. Ajudou o lado “cachorreiro” de todos os funcionários da casa.

Pets são bem-vindos no Lola, mas recomenda-se fazer reserva | Foto: Carol Lescher, reprodução

Pets são bem-vindos no Lola, mas recomenda-se fazer reserva | Foto: Carol Lescher, reprodução

– Tem garçom que sabe o nome do bichinho, mas não lembra o das donas – brinca Bianca.

Mas ainda não são muitos os clientes que sabem que o bar é pet friendly. Costumava haver uma plaquinha na frente, mas ainda não foi recolocada depois da última reforma. Como apenas a área do deck é destinada os amigos peludos, a sócia recomenda que seja feita reserva.

  • De segunda a sábado, das 18h às 23h
  • Rua Castro Alves, 422, bairro Independência, fone (51) 3557-0004
  • www.lolabar.com.br

Ecoparque Nilo

Há os espaços para eventos que não aceitam animais, há os que os toleram e há os pensados para receber os pets tão bem quanto os demais convidados. Este último é o caso do Ecoparque Nilo, recanto com móveis e decoração de materiais reaproveitados do próprio espaço campestre, no bairro Petrópolis. Ana Paula Bassegio e Francisco Ramos Milanez, que gerenciam o espaço, destacam que o lugar também conta também com um cachorródromo para os cães correrem e se divertirem entre si. Quer dizer, não necessariamente cães.

Um espaço para eventos bom para cachorro e para outros pets | Foto: Instagram, reprodução

Um espaço para eventos bom para cachorro e para outros pets | Foto: Instagram, reprodução

– No último evento que fizemos, apareceu até um miniporquinho – conta Ana Paula.

O Ecoparque Nilo organiza eventos próprios divulgados nas redes sociais e aluga o espaço por valores a partir de R$ 700 acrescidos de taxas conforme os serviços solicitados.

Viva Open Mall e Paseo Zona Sul

Pet combina com parques, com ruas, mas e com fazer compras no shopping? Se for um shopping a céu aberto, por que não? Tanto o Viva Open Mall, na Zona Norte, quanto o Paseo Zona Sul ressaltam seu diferencial pet friendly. Os dois empreendimentos contam com dispensers de sacolinhas para catar cocô e autorizam a circulação dos pets com coleira nas praças de alimentação e na maior parte das lojas – exceto dentro de restaurantes e espaços de saúde. No Viva, uma pet shop oferece um “hidrante” para o xixi e potinhos com água gelada. No Paseo, está para ser inaugurado um novo espaço pet, para confraternização e hidratação dos mascotes.

E programe-se: em 2 de setembro, haverá mais uma edição do Pet Friendly Day no Paseo, com palestras, distribuição de brindes e outras promoções.

Pets e compras combinam em shoppings a céu aberto | Foto: Josias Oliveira, divulgação

Pets e compras combinam em shoppings a céu aberto | Foto: Josias Oliveira, divulgação

 Viva Open Mall

  • Av. Dr. Nilo Peçanha, 3.228, bairro Chácara das Pedras, fone (51) 3073-7130
  • Funcionamento de segunda a sábado, das 10h às 22h. Domingo, das 11h às 22h

Paseo Zona Sul

  • Av. Wenceslau Escobar, 1.823, bairro Cristal, fone (51) 3029-8050
  • Das 10h às 22h. Domingos, lojas com abertura opcional das 14h às 20h

E fora de Porto Alegre?

Espaço Tibet

Se a ideia é colocar o pet no carro e dar uma escapada da Capital, uma boa opção é o Espaço Tibet, de Três Coroas. O local foi inaugurado em 2013, quando o tibetano Ogyen Shak decidiu transformar seu restaurante em um espaço que, além da culinária, oferecesse uma amostra da paz de espírito da sua cultura. Como seria um pecado um local com tanta natureza e ar puro não poder receber bichos de estimação, eles nunca foram vetados. Na varanda do Espaço Tibet, um dos pontos mais cobiçados, pela vista, há uma mesa pet friendly com seis lugares, para que o animalzinho possa ficar ao lado dos seus humanos durante as refeições. Quando há mais de um pet, uma segunda mesa é organizada. Segundo Adriana Shak, também administradora do espaço, está em estudo ampliar a área reservada ao público com mascotes. Até lá, ela aconselha ligar antes para reservar as mesas adequadas aos bichinhos. Vale lembrar: a circulação dos mascotes é liberada na varanda e no jardim, sempre com a guia.

Pé na estrada: paz de espírito em companhia dos mascotes no Espaço Tibet, em Três Coroas | Foto: Juan Pablo Cavalheiro, divulgação

Pé na estrada: paz de espírito em companhia dos mascotes no Espaço Tibet, em Três Coroas | Foto: Juan Pablo Cavalheiro, divulgação

  • Rua Alagoas, 361, em  Três Coroas, fones
    (51) 3546-5763 e 99678-3184
  • De quarta a sexta, das 12h às 15h. Sábados, das 12h às 16h e das 20h às 23h. Domingos e feriados, das 12h às 16h.
  • www.espacotibet.com.br

Leia mais
:: Cães peludos em casa? Ácaros e fungos podem prejudicar os ouvidos dos pets
:: Novidades do universo pet: app de descontos, RG virtual e camas e coleiras descoladas
:: Vai viajar com seu pet? Fique atento aos documentos necessários e às normas sanitárias

Leia mais
Comente

Hot no Donna