Mães blogueiras do RS indicam 9 destinos para viajar com a família

Qual o melhor destino para viajar de mala, cuia e com as crianças a tiracolo? O site Viagens com Filhos tem as respostas. Lá, você encontra roteiros, dicas, fotos e vídeos sobre mais de 50 países e 50 destinos no Brasil, todos voltados para quem viaja em família. Tudo isso preparados por 50 blogueiros do país que, juntos, somam mais de 1 milhão de seguidores nas redes sociais. A convite de Donna, três participantes dão dicas de viagens no Rio Grande do Sul, no Brasil e no Exterior.

Dicas de Josiane Weschenfelder Rotta

A jornalista de Lajeado, de 35 anos, é autora do blog Tem Criança na Viagem, em parceria com o marido, Emilio Rotta, 41. Lá eles compartilham relatos e dicas de viagem com a filha, Sara, seis anos.

NO RIO GRANDE DO SUL

Gramado

Gramado é uma delícia o ano todo e um destino muito tranquilo para ser feito com crianças de qualquer faixa etária. No ano passado, a Sara estava com quatro anos, então já tinha idade para curtir alguns programas que não podia aproveitar tanto quando ainda era bebê. Foi desta vez que incluímos o Mini Mundo no roteiro. E o bacana é que, mesmo para quem já foi outras vezes, essa atração surpreende com alguma miniatura nova.

00caf034

 

Outra dica é se hospedar em algum hotel que empreste bicicletas. Ficamos em um hotel próximo ao Lago Negro, que oferecia as bikes, inclusive com cadeirinhas. No final da tarde, saíamos os três para passear na volta do lago, que tem calçamento e boa iluminação. Mas lembre-se de levar repelente para não estragar a programação.

No ano passado, pela primeira vez levamos a Sara em um restaurante com sequência de fondue. Ela quis provar de todos, com queijo, carnes e frutas. Ainda hoje a gente dá risada quando lembra do comentário dela naquela noite: “Foi a melhor coisa que eu comi na vida!”.

NO EXTERIOR

Xangai

Neste ano, em um período sabático-familiar, viajamos durante três meses por seis países da Ásia. Foi quando visitamos a China. Organizando o roteiro, descobrimos o mais novo parque da Disney no mundo, que havia sido inaugurado em junho de 2016, em Xangai. Com fácil acesso de metrô e ingressos bem convidativos, lá fomos nós!

00caf030

Não espere muita adrenalina na Shanghai Disney. É voltada a crianças menores, com até uns sete anos. O único brinquedo mais radical é o Tron – montanha-russa com motos. Entretanto, é um parque megatecnológico. Adoramos dois brinquedos em especial: o Pirates of the Caribbean: Battle for the Sunken Treasure e o Soarin Over the Horizon. No primeiro, você entra num carrinho que flutua sobre a água, como se estivesse no próprio filme Piratas do Caribe. Efeitos complexos de som e imagem, às vezes rompendo a escuridão, parecem te colocar em alto-mar. No outro, você senta em bancos com os pés suspensos e é guindado para a frente de uma grande tela em 3D, num passeio pelas asas de uma águia. É a simulação de um voo por lugares incríveis em diferentes partes do mundo.

Quanto ao idioma, não se desespere: todas as instruções de segurança são passadas em inglês. Pena que, na maioria das atrações, os textos são em mandarim. Mas deu tudo certo, com a linguagem universal da diversão!

Dicas de Francine Drebes Agnoletto

No blog Viagens que Sonhamos, a arquiteta de Estrela de 38 anos conta suas andanças mundo afora com o marido, Ariel Agnoletto, 41, e o filho, Álvaro, o Dodô, sete.

NO RIO GRANDE DO SUL

Bento Gonçalves e Garibaldi

00caf029

A região de Bento e Garibaldi é o nosso destino preferido para escapadas de final de semana. Especialmente para crianças, a região oferece muitos passeios bacanas, como participar do passeio de trem mais animado do Brasil, no trajeto entre as cidades de Bento Gonçalves e Carlos Barbosa com parada em Garibaldi para degustação; conhecer os parreirais de uma maneira diferente em um passeio de 4×4 na Cave Geisse, em Pinto Bandeira; dar mamadeira para as pequenas ovelhas no Parque das Ovelhas, no Caminhos de Pedra, em Bento. E, para quem gosta de adrenalina, há ainda os parques Gasper e Caminhos da Aventura também em Bento.

00caf028

São muitos passeios diferentes, para todos os gostos e estilos de família, mas, se eu tivesse que dar uma dica imperdível, seria um piquenique nos parreirais. Com a proximidade do verão, os brotos de uva já estão florindo nos parreirais, tornando a experiência ainda mais bonita. Recentemente, conhecemos a Rota das Cantinas Históricas, onde fica a Vinhos Cristófoli que oferece a experiência Edredom nos parreirais: perfeita e inesquecível para casais e também para famílias. Que criança não gosta de um piquenique? A equipe da Vinhos Cristófoli prepara todos os itens da bandeja com muito carinho, assim como o local do piquenique, com direito a muitas almofadas, edredom, músicas, muito espaço em meio aos lindos parreirais da vinícola. E, claro, tudo regado a vinho e suco de uva.

00caf027

NO BRASIL

Pantanal

Nas férias de julho, fomos conhecer o Mato Grosso do Sul. Escolhemos ficar hospedados em uma típica fazenda pantaneira, em Aquidauana, cidade de entrada do pantanal sul-matogrossense. Fizemos safári fotográfico, focagem noturna de animais, cavalgada e pesca de piranha. Vimos muitos animais, inclusive uma rara jaguatirica, aprendemos sobre seus hábitos, sobre a vida pantaneira e nos arrependemos de não ter conhecido o pantanal brasileiro antes.

00caf02b

Os passeios são sempre no início da manhã e no final da tarde, horários em que os animais estão mais ativos, tornando mais fácil avistá-los. Às 7h30min, já iniciava o primeiro passeio do dia, e, quando voltávamos à fazenda por volta das 10h, era hora de curtir a piscina, brincar de procurar tatu, ver tucanos. Foi bonito de ver como o tablet, a TV e os brinquedos tradicionais não fizeram falta.

00caf02c

NO EXTERIOR

Tailândia

A Tailândia é um país incrível, repleto de belezas naturais que emocionam, como a linda Maya Bay com suas formações rochosas, o mar que varia de tonalidade de verde para azul e sua riquíssima cultura, seus templos e sua religiosidade. Nosso roteiro incluiu 12 dias no país e poderiam ter sido mais. Nos surpreendemos demais com a região do Mar de Andaman, como as lindas Railay Beach e Koh Phi Phi, e também adoramos a Tailândia cultural, os lindos templos de Bangkok, a experiência nos mercados flutuantes e a beleza e riqueza de Ayutthaya, Patrimônio Mundial da Humanidade.

00caf02e

Não há dificuldade em visitar o país com crianças, ao contrário. Os tailandeses adoram os pequenos turistas e são muito receptivos. A alimentação era um fator que me preocupava, pois nosso pequeno viajante não tem um paladar muito aberto a novos sabores. Mas não tivemos dificuldade: a maioria dos restaurantes oferecia cardápio ocidental e, se fosse preciso, preparavam algo ao gosto dele.

00caf02f

Dicas de Claudia Pegoraro

Aos oito anos, Felipe já passeou e viajou bastante com os pais a ponto de dar nome ao blog que narra as andanças da família: Felipe, o Pequeno Viajante (). Lá você acompanha os relatos e as dicas da promotora de Justiça de Jaguarão Claudia Pegoraro, 41 anos, e de Marlon Pegoraro, policial rodoviário federal, 41 anos

NO RIO GRANDE DO SUL

Cambará do Sul

Já estivemos em Cambará do Sul quatro vezes, e posso garantir que a terra dos cânions nos Campos de Cima da Serra não cansa nunca – é, definitivamente, o tipo de lugar que todo brasileiro deveria ter a oportunidade de visitar um dia. Cambará é uma cidade bem pequena e acolhedora, com menos de 7 mil habitantes, a 980 metros de altitude. Existem inúmeras atrações nos arredores de Cambará, a maioria envolvendo cachoeiras, belezas naturais, atividades radicais e trilhas. Mas as principais e também mais acessíveis para famílias com crianças, que não dependem de longas trilhas, são os famosos parques nacionais Aparados da Serra, onde está o Cânion Itaimbezinho, e Serra Geral, onde se localiza o maravilhoso Cânion Fortaleza, mais alto e maior do que o Itaimbezinho.

00caefee

Todos os outros cânions da região, como o Malacara e o Churriado, só podem ser visitados com o acompanhamento de um guia credenciado. Sugestões de hospedagem em Cambará, para todos os bolsos: Parador Casa da Montanha, a mais top, um sonho de lugar que vai te deixar babando por mais; Estalagem da Colina, padrão médio, com preço bom e luxos como hidromassagem e banheira; e Pousada Bela Vista, mais em conta, com uma excelente relação custo-benefício, avaliada como “fabulosa” por quem já se hospedou lá.

NO BRASIL

Fernando de Noronha

00caefef

Fernando de Noronha é muito especial para a nossa família: além de ser um dos lugares mais bonitos e bem preservados do Brasil, foi lá que passamos a nossa lua de mel. Quando o Lipe tinha um ano e meio e decidimos levá-lo para a praia, Noronha surgiu como a opção mais óbvia. Honestamente, os inconvenientes de lá, como alguns passeios não muito apropriados para crianças e pouca infraestrutura nas praias, não foram empecilhos. Tiramos de letra todas as dificuldades e, com a parceria do pequeno Lipinho, até a descida no buraco da Praia do Sancho, uma das mais bonitas do mundo, virou uma grande aventura! Consideramos Noronha um destino maravilhoso para férias em família. É um verdadeiro aquário em mar aberto! Nadamos lado a lado com imensas tartarugas marinhas na Baía do Sueste, tomamos banho de mar na Praia do Leão, visitamos o Projeto Tamar, fizemos a trilha até a Praia da Atalaia, fomos à Baía dos Porcos, fizemos um passeio de barco e vimos dezenas de golfinhos e tomamos um banho de mar maravilhoso na Baía do Sancho, em meio a milhares de peixinhos coloridos e até moreias, arraias e tubarões.

NO EXTERIOR

Europa de motorhome

00caeff3

As viagens de motorhome são as preferidas da nossa família. Rodamos, ao todo, 27.621 quilômetros por 23 países, espalhados em três continentes, num total de mais de cinco meses viajando em oito diferentes motorhomes. Não queremos viajar de outro jeito! São inúmeras as vantagens quando se tem crianças:

1) Os pequenos adoram o motorhome! Para o Felipe, é a nossa “casinha com rodas”.
2) Campings são sempre espaços divertidos para os pequenos viajantes, onde podem conviver com outras crianças e assar marshmallows na beira da fogueira.
3) A praticidade é imbatível: você tem ao alcance tudo do que poderá precisar. Precisa trocar uma fralda? Você terá sempre uma cama, fraldas, lencinhos umedecidos e um banheiro à disposição.
4) Flexibilidade é vital quando se viaja com crianças, e, em um motorhome você pode parar no momento em que quiser, até para os pequenos brincarem em um parquinho. Quando cansar, é só parar num posto por exemplo, e pernoitar ali mesmo. Você está sempre “em casa”.

00caeff2

Leia mais:
:: 5 dicas básicas de segurança para a sua próxima viagem
:: Vídeo: 5 dicas para montar um roteiro de viagem

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna