Móveis com pallets: veja quatro ideias para fazer em casa

Caixas de feira e pallets estão entre os materiais mais amados pelos que adoram uma decoração despojada. Embora algumas empresas comercializem modelos novos, o bacana mesmo são os reutilizados, mantendo até os defeitinhos e valorizando o desgaste da madeira.

Quase sempre as peças viram nichos ou base para mesinhas e sofás com futons. Mas geram algumas dúvidas como a preparação das madeiras – móvel com felpa definitivamente não é uma boa ideia – e até mesmo como fixá-los uns aos outros ou nas paredes.

Leia mais:
Escadas na decoração! Veja dicas de como usar dentro de casa ou no jardim
Inspiração! 6 perfis de decoração para seguir no Instagram

Alguns vídeos no YouTube mostram como podem ser usados com estilos de cores e ambientes bem diferentes. Selecionamos quatro ideias fáceis de copiar e executar, mas o assunto é um sucesso tão grande que muitas dicas de “faça você mesmo” estão disponíveis em vídeos e redes sociais.

APARADOR

O canal DiyCore, apresentado por Karla Amadori, traz esse vídeo com mais de 1 milhão de visualizações. Nele, ela explica bem os materiais que devem ser usados – até especificações de pregos e pincéis – e como preparar a caixa com lixadeira e os produtos para impermeabilizar. E concordamos com ela: há modelos feitos em fábricas, mas o charme está nos de feira mesmo, com aquele desgaste. Depois de pronta a caixa, o vídeo tem uma parte 2, que ensina a aparafusar uma caixa na outra, na parte mais grossinha da madeira. Depois, repete-se com a parte de cima.

Parte 1

Parte 2

MESA DE CENTRO

O faça você mesmo de mesa de centro de Taciele Alcolea partiu de uma peça que ela achou em um depósito. A blogger gastou menos de R$ 100 para transformar o pallet. O visual ficou bem querido com os pés cromados. Antes de pintar com a cor escolhida, pode-se passar um fundo branco, mas para um visual mais rústico se dispensa esta etapa. Para ficar com uma medida mais harmônica, a peça foi cortada pela metade com serra tico tico.

SOFÁ-CAMA

Maísa Flora montou um quarto lindo e fofo com um sofá-cama com tablado de pallet. O processo com lixadeira e lixa de mão nº 60 para madeira deixa o pallet usado cheio de farpas bem lisinho. Tem dicas bacanas como reforço de pregos, retirada de grampos e disfarce de imperfeições com massa de artesanato. Ela usou tinta esmaltada à base de água. O mais bonitinho aqui é o uso de um colchão de solteiro, deixando espaço livre para a decoração.

JARDIM VERTICAL

Jardins de pallets sempre lembram soluções sustentáveis, e no canal Meu Móvel de Madeira não foi diferente: os vasinhos são de garrafas pets. A forma como é feito o corte do material para prender o parafuso é muito interessante. Após a garrafa pet ser cortada ao meio, faz-se um recorte tipo “aba” (veja na foto acima). No passo a passo, os vasinhos foram pintados, mas há a opção de deixar ao natural para a terra ficar aparente.

Leia também:
Cheirinho personalizado para casa! Aromatizadores perfumam e dão um up na decoração
Décor: adesivos e almofadas brincam com expressões típicas e paisagens de Porto Alegre

Leia mais
Comente

Hot no Donna