Músicas melancólicas ajudam a melhorar o humor de quem está triste + playlist para curar a fossa

Depois de um pé na bunda daqueles – dado ou recebido -, é quase instantâneo: antes de abraçar o pote 2 litros de sorvete de chocolate e reinvindicar a posse eterna do controle da TV para buscar a cura no Netflix, a gente chega em casa e coloca para tocar a playlist mais chororô do iPod.  Mas se engana quem pensa que ouvir as churumelas das canções pode deixar o novo solteiro ainda mais para baixo.

Lá vem os pesquisadores novamente chancelar os nossos hábitos, mas, dessa vez, a gente jura que o resultado do estudo vai mostrar que nosso comportamento musical autodestrutivo faz sentido. Cientistas revelaram à publicação especializada Plos One que músicas que tratam da angústia humana ajudam a aliviar a dor de quem acabou de colocar o ponto final em um namoro, por exemplo. Exatamente isso: se o romance desandou, é mais eficaz ouvir Someone Like You, da Adele, do que Happy, do Pharrell Williams.

fones2

Depois de mapear os hábitos musicais e traços de personalidade de um grupo de 772 pessoas, pesquisadores da Freie Universität, da Alemanha, descobriram que as melodias tristes inspiram a nostalgia auxiliam os ouvintes a meditarem sobre os relacionamentos passados, mas também fazem (re)despertar outros sentimentos como alegria, paz e “emoções sublimes”.

Isso mesmo: ao contrário do que parece, ouvir a playlist mais deprê do Spotify ajuda a regular suas emoções e desabafar com a música – afinal, a dor de amor, lá no fundo, é bem parecida para todo mundo, não é? Os pesquisadores também mostraram que as pessoas acabam simpatizando com o cantor e se sentem menos sozinhos ao fim do dia.

fones1

Segue duvidando? Se você está feliz, ouvir uma música animada certamente contribuirá com o seu humor; porém, nada se compara aos benefícios que ouvir uma boa balada dor de cotovelo traz a quem está de coração partido, dizem os cientistas.

Torcemos para que os namoros, rolos, affairs e casamentos dos nossos leitores estejam de vento em popa. Mas, se o status de relacionamento mudar, eis uma seleção variada – de sertanejo a rock and roll – para acabar com a fossa! 

 

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna