Natal mágico! Roberta Dalsenter dá dicas e receitas para arrasar na ceia

Por Roberta Dalsenter, especial

Época de encontros familiares, luzes brilhantes e clima de paz e amor no ar. Minha decoração natalina foi inspirada nos veados, cervos e alces, um trio de animais de poder, cuja simbologia possui as características da gentileza e do amor incondicional às pessoas e à família. Simbolicamente, esses animais trazem a compreensão do que é necessário para a sobrevivência – o amor, a saúde e a vontade de viver. Boas Festas!

IMG_7916

IMG_7861

#crie

Printables de Natal

Dê identidade aos seus presentes. O Pinterest é fantástico neste sentido. É só salvar as imagens dos respectivos sites, imprimir, recortar e voilá, terá uma embalagem pra chamar de sua. Gosto de usar o papel pardo, acho super versátil, fica lindo com uma fita de gorgorão preta ou com barbantes rústicos que permitem brincar com outros elementos como os galhos frescos.

craft

IMG_7808

#RDMenu

Salmão frio

Este prato é de simples preparo e perfeito para fazer na véspera da ceia. Escolha uma peça de salmão fresco e prepare uma marinada com vodca ou vinho branco, dill, sal, louro, pimentas e ervas frescas. Descarte toda a marinada e leve para assar em fogo médio por aproximadamente 40 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. Sirva frio ou em baixa temperatura. Acompanha vinagrete de pimentões, cream cheese e cestas de pães e torradas.

IMG_7883

IMG_7853

FullSizeRender

Ponche

Ingredientes
• 3 xícaras de de suco de mirtilo ou cranberry
• 1 dose de Cointreau (licor de laranja)
• 1 ou 2 garrafas de espumante doce

Enfeites: Fatias de laranja, fatias de grapefruit, paus de canela, hortelã fresca e sementes de romã. Experimente também fatias de maçã e carambola.

Direções: Coloque o suco, a espumante e o Cointreau em uma tigela de ponche. Em seguida adicione as fatias cítricas, paus de canela, hortelã e muito gelo.

Dica: Faça o gelo com o próprio suco. Em uma forma circular que encaixa na vasilha de ponche acomode as frutas e os condimentos, cubra com o suco e leve para o freezer na véspera do preparo.

christmas party reso

#imagine

Turtle Tart

Massa
• 2 xícaras de bolacha tipo cream cracker processadas
• 1/2 xícara de manteiga em temperatura ambiente
• 1 pitada de canela
• 1/4 xícara de açúcar
• 1/4 xícara de cacau em pó
• 1/4 xícara de farinha

Direções: Em uma vasilha, triture o biscoito, adicione os outros ingredientes e bata tudo até formar uma massa homogênea. Unte uma forma e coloque a massa no fundo e nas laterais para formar a casquinha da torta. Leve ao forno pré-aquecido por 10 minutos. Retire e deixe esfriar.

Doce de leite
• 1 lata de leite condensado

Direções: Remova o rótulo do leite condensado e coloque a lata de lado em uma panela de água fervente. Durante todo o tempo do cozimento a lata deverá estar coberta por água. Você terá que ir completando durante o processo. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por aproximadamente 2h30min. Depois que a lata estiver completamente fria, abra e derrame sobre a massa.

Topo de chocolate
• 2 xícaras de chocolate meio amargo
• 1/2 xícara de creme de leite
• Flocos de sal do mar e pedações de nozes para polvilhar

Direções: Aqueça o creme de leite no fogão ou no micro-ondas, não deixe ferver, mas que fique bem quente. Depois retire do fogo e acrescente o chocolate ralado ou cortado bem pequeno. Misture bem, até dissolver todo o chocolate. Deixe esfriar e derrame sobre o doce de leite, finalize com as nozes e o sal. Deixe resfriar por 2 horas antes de servir.

salted caramel

Fotos: Roberta Dalsenter/Especial

Leia mais
Comente

Hot no Donna