Natal sem surto: coaches dão dicas para encarar com tranquilidade a correria do final de ano

Dê-se por privilegiada se você está calmamente lendo este texto a tão poucos dias do Natal. Fim de ano não é só a época em que mais corremos, mas também aquela em que mais enlouquecemos não apenas devido à sangria desatada voltada ao consumo (compras, compras e mais compras), mas, especialmente, à pressão que colocamos sobre nós mesmas para sermos as anfitriãs perfeitas, as cozinheiras perfeitas, estarmos sempre arrumadas e dispostas. Mas, afinal, por que o fim de ano mexe tanto com a gente?

– O mês de dezembro é um período que recolhe a energia de todos os demais meses do ano: tudo o que deixou de ser feito nos 11 meses anteriores fica intensificado no 12º mês, e isso mexe bastante com as pessoas que já estão naturalmente sobrecarregadas, seja no trabalho ou na vida pessoal – afirma a coach de vida e especialista em Feng Shui Marilda Romero.

:: Isabella Fiorentino te ajuda a escolher o look para o Natal

Segundo Marilda, as mulheres sofrem mais com a síndrome da perfeição neste período porque o nível de exigência feminino costuma ser alto. Mas ela garante: ao substituir uma lista imensa de afazeres por apenas seis itens de cada vez, já há uma melhora natural de desempenho. E, mesmo em dias tão corridos, é importante reservar algum momento para realizar pausa e descanso.

Confira a seguir algumas dicas de Marilda e do coach de saúde e palestrante Rodrigo Silveira para não surtar de vez na reta final de 2014

Como lidar com o trânsito caótico?

Não adianta sair apressado: é preciso tempo. Reservar um bom intervalo para se deslocar é essencial para chegar com calma, estacionar com tranquilidade e poder participar de seu compromisso.

Como encarar o shopping lotado?

Planeje suas ações. Relacione os itens que deseja comprar e evite a dispersão. Planeje inclusive os melhores horários para se alimentar e manter-se hidratada(o) durante a busca pelos itens de sua lista.

394148

Como ter pique para diversas festas no mesmo dia?

Priorizar e escolher são as melhores ferramentas para tornar suas experiências de celebração de final de ano mais auspiciosas. Há uma sobrecarga de atividades diversas no final de ano. A tendência é acumular excesso de atividades na semana que antecede a virada do ano. Assim, é favorável distribuir as ações, avaliando a semana toda, não apenas o dia. Se você teve muitas atividades em um único dia, faça uma pausa e escolha atividades mais leves no dia seguinte.

Como gerenciar os diversos grupos de amigos e família nos amigos-secretos?

Planeje antecipadamente qual será a sua função e a sua participação em cada um destes grupos. Depois, organize-se para poder cumprir com tempo cada uma das tarefas e funções assumidas junto aos mesmos. Mas sempre lembre-se de só se comprometer com aquilo que você efetivamente tem condições e vai conseguir realizar.

presentes-de-natal

Como evitar o consumo excessivo de álcool e calorias?

Tenha muita atenção com o consumo de álcool caso precise se deslocar entre um evento e outro. Em uma situação assim, melhor optar por táxi. A estação já é quente, e o álcool contribui para a desidratação. Lembre-se de, mesmo nas festas, consumir água entre um drinque e outro. Se for beber, não dirija. Durante o final de ano, não é fácil contar calorias, mas prefira alimentos que sejam de fácil digestão, frescos e naturais.

:: 5 receitas de sobremesas fáceis e saudáveis para a ceia
:: Sem jaca! 6 receitas saudáveis e light para a ceia de Natal

giphy

Como não gastar demais em presentes, especialmente nos das crianças?

A melhor forma de manter as finanças em alta é estabelecer um valor para cada presente que esteja de acordo com seu orçamento. Em vez de começar escolhendo “o que”, comece escolhendo “o quanto”. A partir desta definição, faça escolhas que se ajustem ao valor determinado.

:: #DonnaIndica: 150 sugestões de presentes para 15 perfis neste fim de ano

 

donna brands

00a4f56e

Presentes inesquecíveis de Natal

Os presentes de Natal  são mais do que um simples agrado. Eles demonstram afeto, cuidado, amor e tudo que a data representa. Por isso, capriche na escolha dos presentes com bom gosto e carinho, já que eles ficarão para sempre na memória de quem você ama.

www.safira.com.br

Leia mais
Comente

Hot no Donna