O melhor daqui: de gastronomia a moda, um passeio por lugares imperdíveis em Gramado e Canela

Foto: Cibele Selbach
Foto: Cibele Selbach

Queremos convidar você a fazer um roteiro diferente por Gramado e Canela. Em mais um capítulo da série O Melhor Daqui, dedicada a mostrar o que há de mais bacana em moda, cultura e lifestyle em diferentes cidades do Estado, reunimos atrações além do óbvio.

Confira as dicas e redescubra esses dois destinos badalados para curtir o inverno que acaba de começar no Brasil.

PARA VESTIR

Benta Ateliê

Nathalia Tondo e a mãe, Marisa, sentiam falta de uma moda que refletisse de verdade a mulher do Sul. Queriam coleções que se adequassem às variações climáticas que temos somente por aqui – como as estações do ano bem definidas. Foi assim que nasceu a Benta Ateliê, primeiro em Bento Gonçalves e hoje localizada em Gramado. No e-commerce e na loja física, perto da Rua Torta, o que se encontra é uma moda elegante, atemporal e versátil. E que agrada clientes para além das nossas fronteiras.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

– É bacana porque vemos nossa roupa atendendo mulheres do mundo todo, mas com peças que são a nossa cara – explica Nathalia. – Nossa inspiração é a serra gaúcha, somos apaixonadas pela região.

Avenida Borges de Medeiros, 2275, em Gramado
(54) 3286-1568
@eubenta

Black Bull

Para quem curte roupas em couro, a Black Bull é parada obrigatória na Serra. Com mais de 30 anos de etiqueta, a grife de Gramado investe na reinterpretação de peças clássicas com o material, sempre com uma pitada das tendências da vez. E vai bem além da tradicional jaqueta perfecto: há modelos de terninhos em couro caramelo, casacos com pegada esportiva, saia lápis e muito mais.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com olhar atemporal, a Black Bull carrega o conceito slow fashion no DNA, justamente por investir em peças que seguem no armário por décadas – e que você pode conhecer nas duas filiais em Gramado ou na loja-conceito em Canela.

Rua Paul Harris, 55, em Canela
(54) 3278-1206
Avenida Borges de Medeiros, 2900, em Gramado
 Avenida das Hortênsias, 4983, em Gramado
@blackbullstore

Leia também:
::

Drumm Tricot

A gaúcha sabe bem: além de passeios incríveis para curtir o melhor do inverno, a Serra também é o destino perfeito para garantir malhas quentinhas. Melhor ainda quando, além de aquecer, os tricôs ainda carregam informação de moda ao look, não é? Uma das malharias mais tradicionais de Gramado, a Drumm conta com três lojas ao longo da avenida principal e uma na Snowland.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Por lá, você encontra desde casacos pesados com recortes que renovam o ar clássico da peça até opções de tricôs com as tendências da vez, como a aplicação de pérolas. No nosso editorial, nas páginas a seguir, você conhece um pouquinho do inverno da Drumm.

Avenida Borges de Medeiros, nos números 2433, 2808 e 2820, em Gramado
RS235, 9009, lojas 8 e 9, em Gramado
(54) 3036-0091
@drumm–tricot

PARA CONHECER

Containner Bistrot

É no charmoso galpão Mãos do Mundo, pertinho da Catedral de Pedra, que você encontra uma das paradas gastronômicas mais bacanas de Canela. Inaugurado no final de 2015, o Containner Bistrot chama a atenção já na chegada: mistura o clima industrial, como o próprio nome já diz, com o aconchego e o ar rústico que são a cara da Serra.

Foto: Cibele Selbach

Foto: Cibele Selbach

O ambiente conversa perfeitamente com a tradicional loja de decoração – os móveis, por exemplo, vêm do acervo da Mãos do Mundo, garimpados em países como Tailândia e Indonésia. O cardápio segue na mesma pegada, e mistura pratos de diversas partes do mundo. Entre os mais pedidos estão o filé ao vinho do Porto, servido com risoto de alho poró, e o risoto de parma, brie e rúcula, entrega a proprietária Graziela Franzen.

Avenida Borges de Medeiros, 580, em Canela
(54) 3282-7772
containnerbistrot.com.br

Le Jardin – Parque de Lavanda

Logo na entrada de Gramado fica um dos parques mais bonitos da Serra. É o Le Jardin, um verdadeiro paraíso para quem gosta de curtir o dia em meio à natureza. Com um diferencial: por lá, você encontra exóticas e inéditas espécies de lavanda. O mais bacana? O Le Jardin é propriedade do casal Jorge e Patrícia, que faz questão de compartilhar com a beleza do local em que vivem.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Além dos encantos naturais, o visitante pode conhecer as estufas onde são mantidas as mudas de flores e a loja temática, que vende produtos como cosméticos e presentes feitos a partir do óleo essencial da lavanda. Dica: não deixe de passar também pelo café do Le Jardin e provar o apfelstrudel da casa.

Rodovia RS-115, nº 37700, Gramado
(54) 3286-4280
lavandas.com.br

Magnólia Cine – Gastrô Bar

Pense em um lugar que une o melhor de dois mundos: ambiente com apelo vintage, fofo que só, com um menu que reúne algumas das delícias contemporâneas. Quer mais? Ainda reserva espaço para um cineminha onde ficam em cartaz aqueles filmes clássicos que sempre queremos rever. É o que você encontra no Magnólia, restaurante inaugurado em 2014 que pertence aos donos do conhecido Empório Canela – e, talvez por isso mesmo, mantenha esse ar cult.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

– Como a casa é dos anos 1950, pensamos uma ambientação que remete às décadas de 1950, 60 e 70. Recriamos ambientes que lembrem essa época. Quando o cliente entra, identifica esses objetos que fizeram parte da história deles – conta Alan Togni Erthal, um dos proprietários da casa.

Para além da décor incrível – que rende ótimos cliques, aliás -, não deixe de provar algumas das opções de risotos e massas do cardápio. Um dos mais pedidos é o filé Magnólia alto com farofa de castanhas, acompanhado de um risoto de maçã verde com gorgonzola.

Rua Dona Carlinda, 255, em Canela
(54) 3278-0102
magnoliacanela.com.br

Josephina Café

Saudade, nostalgia. Tempos que não voltam nunca mais. Guiados por uma vontade incontrolável de viajar em um utópico túnel do tempo que quatro irmãos criaram o Josephina Café. O clima começa pelo local escolhido: a casa que era do bisavô.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

– Mexemos o mínimo possível na arquitetura – conta Carolina Klauck Moraes, uma das proprietárias da casa. – Trouxemos objetos de família, itens garimpados em feiras e brechós, como quadros e lustres.

A carinha de vovó dá um charme todo especial, que ganha sabor com o menu repleto de delícias. Para o almoço, a dica é provar um dos oito sabores de risoto – como o de frango com curry e maçã ou o Josephina, ao creme de morango com charque crocante. Vale também levar para a casa uma das geleias caseiras vendidas na mercearia, de sabores como morango e amora.

Rua Pedro Benetti, 22, em Gramado
(54) 3286-9778
josephinacafe.com.br

DICAS DA EMBAIXADORA

Foto: Mari Devogeski

Foto: Mari Devogeski

Basta espiar o feed do Instagram de Mariana Devogeski (@maridevogeski) para entender: a guria é realmente apaixonada por Gramado e Canela. Por lá, não faltam cliques incríveis em cenários que remetem instantaneamente ao clima europeu tão característico das cidades serranas. Mas a estudante de Jornalismo faz questão de mostrar também novidades e lugares que só os moradores conhecem – como as dicas que ela compartilha com a gente

Voga Fashion Code

“Peças exclusivas, cheias de informação de moda, com boa qualidade e acabamento. O mais legal? É tudo desenhado e costurado pela estudante de moda Natália Negri, que criou a grife, e pela sócia, Ana Katiucia de Souza, com apoio de costureiras locais. As entregas para Gramado e Canela podem ser feitas pessoalmente, sem a necessidade de embalagens – o que colabora com o meio ambiente. Mas as encomendas, via Instagram ou e-mail, também podem ser enviadas pelo Correios. No clique ao lado, estou usando peças da Voga!”

A embaixadora veste Voga. Foto: Mari Devogeski

A embaixadora veste Voga. Foto: Mari Devogeski

vogafashioncode@hotmail.com
@vogafashioncode

Studio Marilac

“Estou sempre mudando o visual e experimentando cores diferentes no cabelo, e o Studio Marilac é o responsável pelos meus fios há quase dois anos. É um salão que cuida da saúde do cabelo acima de tudo. Trabalham com produtos de qualidade, que não são testados em animais (o que eu prezo muito!). Qualquer tratamento que faço por lá se torna uma experiência ótima, unindo bom atendimento, cafezinho e até uma cadeira de massagem para lavar os cabelos. Ah! O salão está inaugurando um novo espaço na mesma rua, que fica pronto nas próximas semanas – o endereço ao lado já é o novo!”

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Rua Euzébio Balzaretti, 574, na sala B, em Gramado
(54) 3286-9342
@studiomarilac

Espaço 273

“É um complexo que une gastronomia e arte. O local é bem rústico e alternativo e abriga eventos, brechós e até bate-papo para exercitar o inglês. O melhor? Também oferece comida vegetariana, vegana e orgânica.”

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Rua Tenente Manoel Corrêa, 273, em Canela
@espaco273

Hamburgueria Me Gusta

“Conhecida dos porto-alegrenses, a Me Gusta também conta com filiais em Gramado e Canela (minha preferida!), além de Caxias do Sul. Você encontra hambúrgueres diferentes, com opções vegetarianas realmente saborosas, e ainda dá para montar do seu jeito. Um bom lugar para jantar e tomar uma cerveja, e o atendimento é ótimo.”

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Avenida Júlio de Castilhos, 668, em Canela
Rua Leopoldo Rosenfeld, 1054, em Gramado
(54) 3282-0658
@hmegusta

Café com Leite

“É um café antigo em Gramado, bem aconchegante e tranquilo, onde eu costumo me encontrar com os amigos no final da tarde. Sou apaixonada por café, e fica melhor ainda com as tortas servidas lá. São oferecidos pratos desde o café da manhã, almoço, lanches e jantar, sempre com preço justo.”

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Rua Garibaldi, 580, em Gramado
(54) 3286-5329
@cafecomleitegastronomia

Casa do Colono

“A Casa do Colono fica na famosa Praça das Etnias, um lugar totalmente dedicado à cultura da cidade, de ascendência italiana, alemã e portuguesa. Por lá, são vendidos produtos locais, como artesanato, geleias e bolachas. As cucas são minha parte favorita, sempre assadas em fornos instalados ali mesmo – e saem quentinhas!”

Foto: Cleiton Thiele

Foto: Cleiton Thiele

Avenida Borges de Medeiros, s/nº, em Gramado
(54) 3036-0389

Livraria Café Conceito

A livraria fica no fundo de uma galeria, como se fosse um lugar mágico escondido. O atendimento é incrível, as atendentes realmente entendem dos livros para indicar. O ambiente é aconchegante, sempre me sinto em casa! Para os Potterheads, vale conferir uma versão da famosa Plataforma 9 ¾ logo na entrada – fica a dica!

Foto: Mari Devogeski

Foto: Mari Devogeski

Praça Major Nicoletti, Galeria Parada, 33, salas 4 e 5, em Gramado
(54) 3286-4692
livrariacafeconceito.com

Marco Antônio Moda Masculina

“Inauguramos a loja do meu namorado, Marco Antônio, há seis meses em Gramado, no Largo da Borges. O ambiente é bem moderno, decorado em estilo industrial, com discos de vinil e whisky para esquentar as compras. As peças são bem estilosas e divertidas – e sempre acabo levando algumas para mim!”

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Avenida Borges de Medeiros, 2727, em Gramado
(54) 3295-2195
@lojamaroantonio

Leia mais:
:: O Melhor Daqui: De moda a gastronomia, um passeio por lugares imperdíveis de Caxias do Sul
:: O Melhor Daqui: De moda a gastronomia, um passeio por lugares imperdíveis de Pelotas

Leia mais
Comente

Hot no Donna