O que saber antes de viajar para a Austrália

Foto: pexels
Foto: pexels

Já falamos aqui dicas básicas e super importantes antes de viajar para os Estados Unidos  e Ásia. Agora é a vez de falarmos sobre a Austrália, país muito querido, adorado pelos brasileiros.

Austrália é a maior ilha do mundo, com área de 7,96 milhões de km² – banhada pelos três oceanos – e também o sexto maior país do mundo. Muita gente  não sabe, mas o país é uma monarquia constitucional. A Rainha Elizabeth II, do Reino Unido, é a chefe de estado, e ela nomeia o “governador geral” do país.

A maioria das pessoas pensa que Sydney é a capital da Austrália, mas  na verdade a capital nacional e o cento do governo é a cidade de Canberra, que fica na região chamada “Território da Capital Australiana”.

1.BUROCRACIA

Visto
 O visto de turista é obrigatório para brasileiros que queiram ingressar na Austrália. Antes de visitar o país, você deve solicitar o documento, chamado de “Visitor Visa 600” via internet, neste link.  Os documentos podem ser solicitados para permanência de três, seis ou 12 meses como turista no país. Mais informações no site da Embaixada da Austrália.

Vacinação contra a febre amarelaO
O país também exige que turistas do Brasil só entrem com certificação internacional de vacina contra a febre amarela. Todos os detalhes a respeito da vacina estão aqui.

Medicamentos
Medicamentos de uso pessoal estão sujeitos a controles e será necessário que você os declare antes de entrar no país. Isso ocorre porque há alguns remédios de uso proibido na Austrália. Medicamentos de uso controlado precisam ser apresentados junto de um atestado médico – de preferência em inglês – que explique a sua situação de saúde e a necessidade de usar o remédio. Mais detalhes sobre medicamentos estão aqui.

2.IDIOMA

O inglês é a língua oficial, mas não ache que será simples entender. O sotaque dos australianos é bem peculiar, e é normal que você não entenda rapidamente o que eles estão falando. Você vai levar alguns dias para se adaptar.

3.DICAS DE SOBREVIVÊNCIA

Fusos horários
A Austrália possui três diferentes fusos horários – a Hora Padrão Leste, Central e Oeste. Os fusos variam entre 11 e 13 horas em relação ao Brasil. Prepare-se para o jet lag e para a adaptação, que deve levar pelo menos uns cinco dias.

Clima
Geralmente, associamos a imagem de Austrália à praia, calor, verão. Mas isso nem sempre é verdade! O país tem clima temperado na maior parte do ano. Os estados da região norte geralmente têm clima quente na maior parte do ano, enquanto que os estados mais ao sul têm invernos um pouco mais frios – semelhante ao que ocorre no Brasil. As quatro estações do ano acontecem no mesmo tempo nos dois países, por ficarem localizados abaixo da Linha do Equador.

Fique atento também porque, em alguns lugares, você pode vivenciar as quatro estações do ano em um só dia! O clima da Austrália é muito seco – é um dos países mais secos do mundo. O nível de precipitação anual médio é de 600 mm.

Natureza
A fauna (e a flora) da Austrália são muito ricas, e, conforme o site oficial do país, estima-se que cerca de 80% das espécies são exclusivas – ou seja, não se encontram em nenhum outro lugar. Os cangurus são um dos exemplos e é verdade que o território do país é permeado por esses animais. A Austrália conta com 55 diferentes espécies nativas de cangurus e estima-se que a população de cangurus varie entre 30 e 60 milhões.

Quer saber mais? Acesse o canal do youtube e assista ao vídeo com todas as informações!

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna