Para comer bem na Capital: novo polo gastronômico traz 9 (em breve 11) restaurantes para todos os gostos

Sushi, pizza, à la minuta, cafés, parrilla, pães, massas, hambúrguer. Três ruas na divisa dos bairros Três Figueiras e Chácara das Pedras concentram opções de gastronomia para todos os gostos. Em um raio de 500 metros, é possível ir a pé de um local a outro. No total, são nove – e até o fim do ano serão 11 (uma casa de xis e uma panineria italiana). Os empreendedores do local já o chamam de “minivilla gastronômica”.

Estamos falando da Avenida Teixeira Mendes e arredores, com restaurantes localizados em duas transversais (veja mapa na página abaixo), inseridos em um dos 20 bairros mais ricos do Brasil, segundo dados da revista Exame, o Três Figueiras.

__teixeira mendes

O pioneiro a vislumbrar o potencial da pequena área foi o paulista Cleber Vital, 16 anos atrás, quando alugou um imóvel para morar na Rua Desembargador Esperidião de Lima Medeiros, número 317. Jogador de futevôlei e surfista, havia aprendido a arte de fazer sushis 10 anos antes no litoral paulistano. Aqui, na casa nova, em um bairro exclusivamente residencial, abriu mesmo sem permissão o Sushi By Cleber em 2001, inicialmente só para telentrega. Poucos meses depois, o bem-vindo alvará liberou a casa para fins comerciais.

– Vim para morar e intuí que iria bombar. Era muito perto da Nilo Peçanha. Eu já tinha o desejo de montar um negócio. Não tinha nada assim por perto. Foi uma questão de acreditar mesmo – conta o sushiman.

Depois dele, muitos outros acreditaram, mesmo que tenha demorado quase uma década para Cleber ganhar mais vizinhos. Entre os anos de 2010 e 2014, surgiram outros sete points de gastronomia ao redor, começando pela Excalibur, do empresário Paulo Merola, que idealizou uma pizzaria temática na mesma rua.

– Naquela época, chegava a ser um bairro até mesmo um pouco bucólico. Agora, o que se vê é uma nova alternativa em Porto Alegre, com muita diversidade, em um bairro que continua tranquilo e com praticidade de acesso – diz o sócio-proprietário.

– O mais legal é que tem gente que vem para cá e decide na hora se o jantar será japonês, italiano, argentino… – diz Rafael Tessmann Caldas, à frente do Hadouken Sushi Bar.

Foto: Omar Freitas

Foto: Omar Freitas

O mais recente empreendedor a se instalar naquela quadra não parou no primeiro restaurante e já está com tudo engatilhado para o terceiro. O sommelier Junior Maroso, junto à esposa Juliana, inaugurou o Haus Burguer Bar em 2014 na rua paralela à Desembargador Esperidião de Lima Medeiros, a Nestor Silva Soares. No ano passado, criou também o Ovo Gastronomia, cujo logotipo antecipa o que se encontra por lá – spoiler: o protagonista do menu tem sempre a gema mole. E até o fim do ano, vem por aí, na Avenida Teixeira Mendes, a Plano B Xiseria, casa especializada em xis.

– Adoramos esse modelo de vida, bem europeu. Lá, o consumo ocorre nos bairros onde as pessoas moram, para não saírem de carro. E, se no começo os vizinhos não gostavam da função, por causa de barulho e muito carro estacionando na rua, agora são eles mesmos que circulam a pé por aqui, todos se conhecem e se dão bem – conta Maroso.

Moradores da área desde 1994, o casal Leonardo D’Alo e Margareth Cunha D’Alo testemunhou a mudança desde a fase em que não havia sequer uma única padaria perto até o momento atual em que fazem muitas coisas a pé. Não há semana em que não almocem ou jantem por ali – e o pão quentinho vem da Divina Padoca quase todos os dias.

– Era uma fazendola aqui e outra lá, com cavalos, patos e porcos transitando. Não tinha nenhuma gastronomia perto. Sempre amamos o bairro, muito arborizado. Agora estamos autônomos porque temos tudo aqui – diz Margareth, 52 anos.

OVO GASTRONOMIA
À la minuta e microchurrascaria
• Rua Desembargador Esperidião de Lima Medeiros, 389
• Sgunda a sábado, das 11h30min às 14h30min e das 18h30min às 23h30min, domingo das 11h30min às 15h

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Aberto em 2016, o mais novo restaurante da área tem nome simpático e dupla identidade. Ao meio-dia, aquele almoço unanimidade: bufê de à la minuta, com batatinha e ovo – já citamos que é com gema mole? A qualidade é garantida pelo número de refeições servidas. Bateu 250, acabou o serviço. À noite, o cheirinho de churrasco toma conta com os espetinhos (entrecôte, picanha, xixo…). Além do espaço interno, o Ovo tem um deque na rua, disputado em dias de clima bom. O sucesso é tamanho que os proprietários, também donos do Haus Burger, vão abrir a Plano B Xiseria em breve.

SUSHI BY CLEBER
Japonês
• Desembargador Esperidião de Lima Medeiros, 317
• Segunda a domingo, das 19h30 às 23h

Sushi by Cleber - Foto: Omar Freitas

Sushi by Cleber – Foto: Omar Freitas

Os moradores da rua já se acostumaram com a movimentação nas noites de sexta, sábado e domingo. É quando ocorre a maior procura pelo Sushi by Cleber, um dos mais pops da cidade. E olha que, nos últimos tempos, o empresário conta que enfrentou dois grandes desafios: as duas crises, a do Brasil e a do salmão, quando o preço de custo quase duplicou. Nem isso diminui o procura dos porto-alegrenses por um colorido combinado de sushis e sashimis.
– O movimento aumentou uns 20% no meio da crise – conta Cleber, lembrando de como vivia no Três Figueiras antes da virada dos anos 2000. – Não tinha nada aqui perto, só residências. Depois, muita gente viu o meu lugar acontecendo, sempre com movimento, e acabaram migrando pra cá.
Na dúvida do que experimentar além das peças clássicas? Não perca os ceviches servidos no menu degustação, os sashimis de atum e polvo e o shimeji (cogumelo na chapa).

EXCALIBUR
Pizzaria e Forneria
• Rua Desembargador Esperidião de Lima Medeiros, 238
• De segunda a sexta, das 11h30min às 14h30min (bufê executivo). De segunda a quinta, das 19h às 23h, e sextas e sábados, das 19h às 23h30min (pizzaria)

Excalibur Forneria - Foto: Adriana Franciosi

Excalibur Forneria – Foto: Adriana Franciosi

Uma casa temática que explora a lenda do rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda: esta é a Excalibur, conhecida na cidade desde 2010.
– Muitos vizinhos vêm a pé, num passeio com a família, e outras pessoas vêm de longe também – conta o fundador e sócio-proprietário, Paulo Merola.
Vão em busca de pizzas com nomes criativos: Catedral (frango e catupiry), Monarquia (estrogonofe de filé), Camelot (calabresa) e Constantinopla (azeitona, presunto, cebola, ovos, pimentão e catupiry), cardápio feito pela esposa, a nutricionista Denise Merola. Tudo isso em um ambiente decorado com pedras nas paredes e cadeiras com espaldar alto e muitas referências à Idade Média.

GUSTO DI BACIO
Cucina Italiana
• Av. Teixeira Mendes, 1176
• De terça a sexta, das 11h45min às 14h30min e das 17h à meia-noite. Sábado e domingo, das 11h45min às 15h e das 17h às 23h

Gusto di Bacio

Gusto di Bacio

Ao buscar um local para instalar o Gusto di Bacio, em 2010, o casal Mauricio Saweryn e Carla Madalena Biesek conheceram a Avenida Teixeira Mendes, encontraram a residência de dois andares e bateram o martelo.
– Foi amor à primeira vista – conta Maurício.
Naquela época, a rua ainda tinha outros dois pontos de gastronomia, a Carina Barlett Boulangerie e o Boteco Tirol. De 2012 para cá, o restaurante inaugurou para operação à noite e, desde 2013 abre para almoço: o bufê tem saladas, pratos quentes, sobremesas e o gelato italiano artesanal de produção própria. Quem trabalha no local tem o hábito de almoçar por lá. E a telentrega tem mais de 20 mil clientes cadastrados.
Mesmo lamentando que 2016 e 2017 tenham sido menos intensos em movimento, Maurício e Carla, chef de cozinha, investem mais na região: em setembro, inauguram uma panineria italiana na rua. Sanduíches italianos, tábuas de frios e queijos, com itens que não são encontrados com tanta facilidade no mercado.

BIER GARTEN CHEFS
Grelhados e filés
• Av. Teixeira Mendes, 1.156
• Segunda a sábado, das 11h até 14h15min e das 19h às 23h (sexta e sábado até 23h30min). Domingo, das 11h às 15h

Biergarten - Foto: divulgação

Biergarten – Foto: André Feltes

Ao meio-dia, o bufê com grelhados atrai vizinhos, estudantes e pessoas que trabalham na região. À noite, o tradicional à la carte de filés é apreciado por um público fiel há mais de 30 anos. Isso porque o Bier Garten Chefs se fixou há dois anos na Teixeira Mendes depois de ter outros endereços: nos anos 1980, na Carlos Gomes, depois no bairro Auxiliadora.
– Um do motivos para a mudança foi acreditar no crescimento deste polo gastronômico – conta o proprietário Gilberto Paulo Bonfanti.
Se puder, agende a visita à área externa do local. Depois, decida qual filés é o mais top: os que levam molho vermelho, muçarela de búfala e spätzle ou a opção com brie.

DIVINA PADOCA
Padaria, confeitaria e cafeteria
• Av. Teixeira Mendes, 1.140
• Segunda a sexta, das 7h às 20h30min. Sábado, das 8h às 20h30min. Domingo, das 15h às 20h30min

Isadora - Foto: Lauro Alves

Isadora, proprietária da Divina Padoca – Foto: Lauro Alves

O pão nosso de cada dia tem a companhia de doces, tortas, cafés e delícias diversas no balcão. Com clientes que chegam a ir duas a três vezes por dia, para consumir desde o café da manhã até o jantar, a Divina Padoca tem conquistado também no boca a boca pessoas que trabalham e estudam ali. Quando decidiu empreender, a engenheira de alimentos Isadora Palmeiro Marcantonio buscou imóveis nos arredores de sua casa e ficou encantada com o local. De 2014 para cá, viu aumentar a circulação de público – não raro, até clientes vêm da Zona Sul buscar sanduíches naturais, pãezinhos para hambúrguer e kits para fondue.

HAUS BURGER BAR HAMBURGUERIA
• Prudente de Moraes, 555
• De segunda a sábado, das 11h45min às 14h30min. De segunda a sábado, das 18h às 23h

Junior e Juliana - Foto: Lauro Alves

Junior e Juliana – Foto: Lauro Alves

Inaugurado em dezembro de 2014, o Haus (“casa” em alemão) veio de carona na febre das hamburguerias gourmet da cidade e não perde o timing. A cozinha preza por manter o cardápio atualizado com ingredientes sazonais e um menu assinado por nomes conhecidos da gastronomia de POA. Um dos mais recentes foi criação da blogger Magra de Ruim, em tarde de lançamento que levou dezenas de clientes novos e habituées para o point na Prudente de Moraes: o “Sem Culpa” é feito com hambúrguer de costela, queijos cheddar e colonial, rúcula, cebola caramelizada na mostarda e mel, bacon, chips de alho-poró e maionese. Cervejas especiais, espumantes e vinhos, com carta assinada pelo proprietário, o sommelier Junior Maroso, são as sugestões de harmonizações.
– Vem muita galera de 18 a 35 anos, um público jovem, embora o hambúrguer hoje em dia faça sucesso desde crianças a idosos. E a palavra “bar” do nome já convida para um happy hour descolado – explica Maroso.

Foto: Omar Freitas

Foto: Omar Freitas

HADOUKEN
Sushi bar
• Av. Teixeira Mendes, 1.161
• De segunda a sábado, a partir das 19h

Hadouken

Hadouken

Muito além da culinária japonesa clássica, o Hadouken é aquele lugar onde se vai para conhecer novidades. É ali que, a cada temporada, mais sabores são incorporados ao cardápio. A sequência de sushis para duas pessoas não tem fim: só encerra quando a mesa decide (e ainda vem com temakis e yakisobas). Tem para todos os gostos… e bolsos.
– Vejo um público diversificado tanto na faixa etária quanto na condição financeira. Quem pode mais vem três vezes por semana e tem quem só venha em ocasiões especiais – relata Rafael Tessmann Caldas, à frente do Hadouken, inaugurado em 2011.
Enguias, moluscos e ouriços já foram ingredientes ousados em pratos por lá. Mas, entre tantas criações fora da curva, o que mais tem feito sucesso atualmente são os sushis especiais com ovas, molhos e geleias, além de selados e flambados.

Hadouken

Hadouken

VILLA CRESPO
Parrilla porteña
• Av. Teixeira Mendes, 1.151
• Segunda a domingo, das 11h30min às 15h (sábado e domingo até as 16h) e das 18h às 23h30min (sexta e sábado, até meia-noite)

Villa Crespo

Villa Crespo

Cortes de carnes diferenciados, em um ambiente que remete às parrillas argentinas, desde o som ambiental até a decoração. Não à toa, a Villa Crespo é bastante frequentada à noite por jogadores “hermanos” que atuam na dupla Gre-Nal. Ao meio-dia, o movimento é de quem estuda ou trabalha na região. E a expectativa é aumentar ainda mais com a recente inauguração da Unisinos, na Nilo Peçanha, que trouxe mais fluxo de pessoas para o bairro, opina Antonio Abreu Junior, proprietário da Villa Crespo.
De segunda a sexta, o almoço tem parrilla livre. Não deixe de experimentar como entrada o queijo parrillero, a linguiça (salsicha parrillera) e as “papas” rústicas. Entre os pratos principais, são bem pedidos o entrecôte, assados de tiras e o matambre recheado.

pica+¦a

Leia também
:: Como a Rua Silva Jardim se tornou um polo de bem-estar em Porto Alegre
:: Comandadas por mulheres, feiras de rua se popularizam nas praças de Porto Alegre

Leia mais
Comente

Hot no Donna