Paternidade na real: conheça cinco papais que compartilham suas experiências na internet

Foto: Papai Comédia, reprodução
Foto: Papai Comédia, reprodução

Talvez seja exagero dizer que todos querem ser Piangers. Mais correto seria dizer que nós, leitores e leitoras, gostaríamos de conhecer mais pais interessantes como o colunista de Donna. Selecionamos cinco perfis de homens que transformaram a experiência da paternidade em livros, sites e vídeos que podem inspirar outros pais.

Fernando Strombeck

00c77985

Foto: Papai Comédia, reprodução

Engenheiro, humorista e diretor, Fernando Strombeck mantém diferentes projetos de humor, como um canal de pegadinhas no YouTube e um show de stand up comedy. O de maior sucesso, porém, é o Papai Comédia, que começou como uma brincadeira com as crônicas bem-humoradas sobre a gravidez da mulher, Flávia. Hoje, a filha Luísa já tem um ano, e o pai, 1,1 milhão de fãs no Facebook. Uma primeira leva das crônicas, que Fernando publica em seu site, foram compiladas em livro neste ano: Papai Comédia – Da Descoberta ao Parto Humanizado saiu pela mesma editora Belas Letras e tem prefácio de Marcos Piangers.

papaicomedia.com.br

fb.com/PapaiComedia

Rafael Infante

Foto: Youtube, reprodução

Foto: Youtube, reprodução

Você provavelmente já conhece o ator e humorista Rafael Infante do canal Porta dos Fundos. Se ouviu por aí o bordão “Errou feio, errou rude”, vem dele. Pois bem, Rafa é casado com a Tatiana Infante, e, juntos, eles tiveram, há um ano e meio, a fofíssima Lara. E Rafa + Tati = Lara formam a Família Infante, como diz o vídeo de apresentação do canal no YouTube, inaugurado há dois meses e com atualizações semanais. Especialidade do ator, os vídeos são em forma de esquetes de humor, encenando as próprias presepadas em família, como o súbito vício em farmácias e até a dificuldade do casal em transar depois da chegada do bebê.

♦ youtube.com/familiainfante

Thiago Queiroz, Thiago Berto e Victor Ourives

Foto: Tricô dos Pais, reprodução

Foto: Tricô dos Pais, reprodução

Thiago Queiroz já era um papai de certa fama na internet graças ao portal Paizinho Vírgula, em que dividia textos e vídeos sobre paternidade baseado em uma filosofia que chama de “disciplina positiva”. Porém, ficava frustrado em perceber que a esmagadora maioria de sua audiência não era formada por outros pais, mas por mães. Então, para estimular o diálogo entre homens, convocou dois amigos – Thiago Berto e Victor Ourives – e montou o Tricô de Pais, um programa quinzenal com bate-papos bem-humorados sobre paternidade disponível no site e por podcast para celular – formato bacana e infelizmente ainda pouco popular no Brasil. Deu tão certo que as respectivas mães fizeram um podcast nos mesmos moldes, o Sinuca de Bicos. Vale seguir ambos.

♦ paizinhovirgula.com/tricodepais
♦ paizinhovirgula.com/sinucadebicos
♦ Podcasts disponíveis para Android e iOS

Jorge Narvaez

Foto: Youtube, reprodução

Foto: Youtube, reprodução

A vida da família Narvaez, americanos de origem hispânica, mudou em 31 de dezembro de 2010, quando o vídeo de Jorge cantando a música Home com a filha mais velha, Alexa, viralizou e ultrapassou a barreira dos 30 milhões de views no YouTube. De lá pra cá, Jorge e Alexa (que tem ainda dois irmãozinhos, Eliana e Zoe) participaram de reality shows musicais, se tornaram habitués de programas com o de Ellen Degeneres e passaram a alimentar o canal do YouTube Reality Changers, que três vezes por semana é atualizado com vídeos com o cotidiano da família e performances da dupla de pai e filha. Se você não entende muito bem inglês, vale a pena seguir pelas palhinhas. Jorge e Alexa, agora uma pré-adolescente, seguem arrasando.

♦ youtube.com/realitychangers

Pedrinho Fonseca

Foto: Pedrofonseca.com, reprodução

Foto: Pedrofonseca.com, reprodução

Pedro (ou Pedrinho, como é mais conhecido) Fonseca é um artista da foto e da escrita de múltiplos projetos, sempre com olhar curioso para a beleza das pequenas coisas. Ele também é pai de quatro crianças: João, Irene, Teresa e Joaquim, o que rendeu uma de suas mais belas iniciativas. Desde 2013, ele alimenta uma seção em seu site chamada Do Seu Pai: um diário com cartas aos seus filhos, ora para um, ora para outro, ora para todos, sempre com fotos igualmente belas. Ficou tão bacana que, no ano passado, as cartas se tornaram um livro de mesmo nome (Editora Zouk, 2016), bancado por financiamento coletivo.

♦ pedrinhofonseca.com

@pedrinhofonseca

medium.com/@pedrinhofonseca

Paternidade na TV

Foto: GNT, divulgação

Foto: GNT, divulgação

A semana do Dia dos Pais marca também a estreia de um novo programa no canal a cabo GNT sobre paternidade. Papel de Pai, que vai ao ar às sextas-feiras, às 21h30min, é dividido em duas partes. Na primeira, conta diferentes histórias de homens que administram a criação de seus filhos – alguns deles, sem a presença da mãe. Na segunda parte, o programa revisita pais que haviam participado da nona temporada de Boas Vindas, série que acompanhava casais ao longo da gestação e chegada do bebê e que, naquela temporada, teve como foco principal os pais.

Leia mais
:: Donna Indica: confira 10 sugestões de presente para o Dia dos Pais
:: “Foi um choque: faltava pouco para ele se tornar padre”, conta leitora sobre quando se apaixonou pelo atual marido
:: Conheça o slow parenting: a proposta dos “pais sem pressa”

Leia mais
Comente

Hot no Donna